quinta-feira, 30 de junho de 2011


Cá Entre Nós 2

J. Norinaldo.

Só mesmo num país como o nosso, um presidente assina documentos sem ler. Quem sabe leu sim, mas como sabe que nada tem contra ele, que sempre ter dito ter sido perseguido pela ditadura, para se eleger, melhor seria manter o segredo eterno, principalmente para quem pregou tê-los sem ter. Sempre soube que este cidadão realmente saiu do Brasil no regime militar, mas munido de passaporte. Portanto seria ridículo, aparecerem documentos agora, mostrando que tem muita gente mentindo e se gabando que foi isso e aquilo. Sem ter sido nada.

Há dados que podem por em risco a segurança do país, diz Peluso. Que segurança, fala sério, pode por em risco a segurança de Brasília. Quem sabe FHC assinou também sem ler os país da venda da Vale do Rio Doce. Parece-me, e eu digo me parece por não acreditar mais em nada neste país, que vamos ter revelações bombásticas com a abertura dos documentos que forem convenientes abrir todos duvido muito. Quem tem telhado de vidro, não atira pedras na casa do vizinho.

Por mim, podem abrir e colocar no GOOGLE, estou me lixando, vai ser até muito bom, terei com que me divertir e divertir meus quatro leitores. Aguardem.

Outra coisa importantíssima nesses documentos é quem podem aparecer muitos agentes duplos, que trabalhavam de um lado e do outro, já pensou? Estou na galera só esperando a abertura. Vamos ver quem é que realmente botou o peito n’água, e quem somente garganteia. Deve ter gente por ai se borrando todo.

Na verdade nem foi aberto nada, e já tem gente dizendo que a maioria dos documentos sumiu, e o que vai sumir daqui pra frente não está no Gibi.

Já pensaram descobrirem documentos enviados ao governo militar por alguém que sempre disse ter lutado contra o mesmo. Bom! Agora está fácil, é só dizer: Pô meu! Assinei esta coisa sem ler. Só o cara é que pode? E também quando é que se imaginava que isto ia sair nos jornais. Eu Heim!

Tenho um amigo que viajou aos Estados Unidos, e foi de Nova York a Miami de carro, em certo trecho da rodovia, sua filha acabou de comer um pacote de biscoitos, e jogo o papel pela janela; no próximo posto policial, meu amigo desembolsou quase mil Dólares. Depois conversando com o amigo que fora visitar, não entendendo como a polícia havia descoberto o que a menina fizera. Seu amigo disse-lhe: Com certeza alguém que vinha atrás, viu e comunicou as autoridades, aqui não é o Brasil, o povo gosta do seu país.

Aqui, acabo de ler que uma mulher, tinha mais de 2 toneladas de lixo em casa, vê se pode. A prefeitura da cidade fez o favor de recolher e levar até um aterro sanitário podia pelos menos pagar alguma coisa a coitada, afinal limpou as ruas. Coisa que muita prefeitura não faz. Ou estou inventando?


Custo Brasil + O Jeitinho Brasileiro= A Roubo.

J. Norinaldo.

Leio aqui no portal UOL, Wolkswagen Gol-Motion, fabricado no Brasil, Hatch automatizado custa RS 46,000 por aqui; no Chile o preço é RS 29.000. Já o Wolkswagen Jetta, importado do México, Sedan, é vendido no Brasil com preço inicial de 65.700, na origem o custo é de RS 32.500.

Portanto, além da maior carga tributária do planeta, temos a gasolina mais cara, os automóveis ditos populares mais caros, e das piores distribuições de renda do mundo, além de sermos os maiores cara de paus, de inventarmos o “Jeitinho Brasileiro” quando na verdade é Roubo mesmo.

Não é de admirar a quantidade de empresas internacionais se instalando no Brasil, onde conseguiriam lucros iguais? Certa vez, quando surgiram aqueles aparelhos de som sofisticados, eu sonhava com um há tempos, fui ao Rio de Janeiro e encontrei exatamente o que queria, mas fiquei querendo; quando a moça me disse o preço, vi que teria que continuar ouvindo meu velho rádio. RS 1640.00 a vista. Dois meses depois, fui a Bolívia e comprei o mesmo aparelho, por RS 475,00.

O que leva o Brasil a ser assim? Tenho ouvido falar muito em Custo Brasil, mão de obra cara, então os trabalhadores são os culpados por este despautério, por esta hecatombe, vivem mentindo que ganham pouco, reivindicando melhores salários e melhores condições no trabalho, na verdade ganham os tubos. Seria isto?

Outro dia, telefonei a um amigo que mora numa cidade distante, para a qual eu viajaria, como ficaria em sua casa, ou pelo menos assim que chegasse o visitaria, avisei que iria e antes que dissesse qualquer outra coisa ele adiantou: Antes de sair daí, me manda o horário do ônibus que te apanharei na Rodoviária. Não amigo, como a viagem é muito longa e tenho problemas de circulação, e até mesmo por que as passagens aéreas diminuíram muito de preço, vou de avião, te informarei a companhia e o horário. Tive que dar algumas explicações para que meu amigo não pensasse que o estava esnobando. Afinal, só de algum tempo para cá, pobres conheceram o interior de um avião.

Outra vez, conversando com um turista suíço, que visitava o Pantanal, ele me dizia, que havia pagado quase o mesmo valor pela passagem aérea do Paraná para Corumbá pelo que tinha pagado de Zurique para o Brasil. Disse-me ainda: Poderia levar minha mulher e meu filho a África, além de ser muito bela, gastaria muito menos, mas o Brasil vale a pena. É isto ai, o Brasil vale a pena, o que realmente é uma pena, são as nossas raízes, e esse jeitinho que é só nosso: O Jeitinho brasileiro.na

quarta-feira, 29 de junho de 2011


Cá Entre Nós.

J. Norinaldo.

Quando foi anunciado na Suíça que o Brasil sediaria a Copa do Mundo de 2014, não me lembro de ter visto nenhuma manchete em jornais brasileiros alertando para os custos de tal investimento inútil para a maior parte do povo deste país. Lembro sim, de carreatas, bandeiraços e bebedeira, muita euforia.

O Mesmo ocorreu com a África do Sul, um país devastado pela fome e pela segregação racial, que gastou bilhões de Dólares na construção de Estádios monumentais, aeroportos que ficaram lotados durante o evento; e depois? Quais são os grandes times de futebol daquele país para fazerem uso dos monumentais estádios, nunca mais vi engarrafamento em aeroportos sul africano.

Sabe o que vi? Os pobres saindo dos guetos, munidos de Vuvuzelas, fazendo a maior zoada do planeta. Os fabricantes de tais cornetas, estes sim, devem ter ficado milionários. No início, até se achava graça de tal barulho, depois os comentários eram subliminarmente pejorativos. Como: Fazer o que, é o jeito deles. Pessoas com protetores de ouvidos nos estádios, quem sabe se não chamasse tanto a atenção com máscaras, como fez o astro Pop americano no Brasil.

Tenho certeza, que por aqui não será diferente, Além do valor pago pelo Brasil, que já ultrapassa o que foi gasto nas três últimas Copas, com certeza fabricantes de bandeiras, cornetas, papel verde amarelo, não darão vencimento à demanda.

É deveras lamentável que tudo isto esteja acontecendo num governo eleito com a promessa de austeridade e combate a corrupção e a festa da gastança com o dinheiro público, no qual eu votei não me arrependo, por que sei bem que nada mudaria caso fosse o outro candidato presidente. Imaginem o que aconteceria se a Presidenta Dilma, vetasse a Copa do Mundo no Brasil, não quero nem pensar.

Enquanto existem no país, tele jornais mostrando o caos nos hospitais públicos, ser humano que ainda vive amontoados em corredores e até banheiros, noutro bloco mostra pessoas do mesmo país brigando em aeroportos de luxo, agredindo funcionários que avisam que o vôo, para o estrangeiro não sairá por que as cinzas do vulcão ameaçam a vida de todos, que querem ver seu time jogar.

Lembro-me que em uma das edições da Copa, um pequeno país fez bonito, não chegou a final, mas foi muito mais longe que se previa. Um jornalista da Globo, entrevistou alguém daquele país, e em certo momento pergunto: Amanhã deve ser feriado em sua pátria, não é mesmo? A resposta nunca vou esquecer: Não, respondeu o outro. Meu país é pobre, um feriado causa prejuízo, pois deixamos de produzir mais, nosso povo sabe disso. Será que o nosso povo, trabalhará também durante os jogos da Seleção aqui no Brasil? Apesar de não sermos um país pobre, a ostentação dos investimentos nesse evento mostra exatamente o contrário. Muitos choram de fome, caídos em cima do ouro. Isto é verdade.

Então reclamamos de que? Temos tudo que precisamos. Boa terra, o que nos falta é mais japoneses para plantar. Boa cerveja, o melhor carnaval do planeta, mulheres bonitas, quase tudo maior do mundo. O melhor futebol, as mulheres mais lindas, a maior carga tributária, liberdade.

Cada povo tem o governo que merece, e o país que merece. Conheci um velho português que quando lhe perguntavam: Como estás Pimenta? Ele respondia: “Não tão bem quanto queria, mas bem melhor do que mereço”.

Acredito que temos o que merecemos. Cá entre nós.

terça-feira, 28 de junho de 2011


"Por que não começam a procurar Eliza viva?", diz Bruno durante depoimento em Minas Gerais

Mais Uma, Não Agüentamos Mais.

J. Norinaldo.


Meu Deus! Não torço para que encontrem essa moça morta, que a encontrem viva como pressupõe o ex- goleiro do Flamengo preso em Minas Gerais, que caso isto aconteça, responda por seus atos. Seria um final feliz.

Só que nesse caso, quem vai pagar o pato ou a conta somos eu e você, que nunca tivemos nada com essa moça, bonita e famosa, não como modelo, mas pelos filmes que fazia, e que filmes. Até agora não foi apresentado nenhum corpo, só evidencias, e se a polícia estiver enganada, seguindo um esquema antes preparado, por quem não me perguntem, não sou da polícia e nem adivinho.

Partindo da premissa dessa moça estar viva, vivendo noutro pais numa boa, caso venha a ser descoberta, vamos divagar um pouco: digamos que no Paraguai, será induzida, se já não pensou nisso, dará um jeito de ir viver na Itália, se descoberta, o Brasil fará o ridículo papel de pedir sua extradição depois do caso Batisti? Que moleza não? Agora fico imaginando quanto pedirão de indenização para esse moço preso até agora, e para seus supostos comparsas. E de onde sairá esse dinheiro? Do pagamento de quem o acusou até agora, ou dos nossos impostos, que apesar de não serem tantos como se prega, já são os maiores do planeta?

Há muito anos me contaram uma história: Um cidadão vai a uma revendedora de automóveis, numa sexta feira à tardinha, bancos já fechados, escolhe um carro de luxo, naquela época um Cadilac, nossa! Cadilac. Paga com um vultoso cheque, naquela época do Cadilac não havia a maquininha para saber se o cheque era frio, porém o homem era um grande e conhecido empresário, de modo que saiu da loja dirigindo sua preciosidade. Menos de uma hora depois, a loja foi informada que o referido cliente estava tentando vender o carro por menos da metade do que havia escrito no tal cheque. A polícia foi acionada, e o empresário preso na hora. Seus advogados alegaram que ele tinha a urgente necessidade de vender o carro, pois necessitava de dinheiro vivo, para poder pegar um avião e ir à Argentina, liberar um grande carregamento de maçãs que estava enrolado, caso não fizesse isto até o outro dia, corria o risco de perder toda mercadoria, e o prejuízo seria enorme. Não convenceram ninguém, eo homem teve que ficar detido até a segunda feira quando os Bancos reabririam. Quando isto aconteceu, apresentaram o tal cheque, o funcionário, foi até um fichário, mais uma do tempo do Cadilac, dedos ágeis, mexeu por alguns segundos, chamou alguém que apareceu no balcão com um grande saco de dinheiro, e começou a contar. Terminada a tarefa, empurrou a montanha de dinheiro, naquela época eram milhões, senão bilhões.

Bem, disseram os advogados: agora vamos ver a situação das maçãs do meu cliente. Ligaram para a Argentina, e deram a triste notícia, para a loja. Todas estragadas. Conta-se que esta empresa quase quebrou com a indenização que teve que pagar do carregamento e mais danos morais, acho que já tinha isto naquele tempo.

Depois vieram a descobrir que as maçãs já estavam deterioradas na sexta feira. E ai? Como provar?

Verdade? Não sei, não vi, não participei, só ouvi falar. Agora, se esta moça for encontrada viva, na Itália ou nos meios dos protestos lá na Síria, de uma coisa tenho certeza, participarei na vaquinha da indenização, isto é tão certo, como se ela for encontrada na Itália, por lá ficará, e bem empregada. Talento ela tem, ou tinha. Sei lá.

segunda-feira, 27 de junho de 2011


Corta o Coração, mas não foge da Razão.

J. Norinaldo.


Contaram-me certa vez uma história, não se verdadeira que uma velhinha passava várias vezes pela fronteira do Brasil com a Argentina através da Ponte Internacional, tendo como transporte uma lambreta, e que sempre levava um saco cheio de areia, na época os agentes encarregados da revista eram os Fuzileiros Navais. Que a primeira vez, revistaram minuciosamente o tal saco, encontrando apenas areia; o que não passou despercebido, aquilo foi relatado em relatório, e como foi detectado a passagem assídua da velhinha, ficou a impressão que os mesmos se cansariam de verificar que ela levava apenas areia e um belo dia passaria algo ilícito. Nunca deixaram de revistar sua estranha bagagem. Passado muito tempo, vieram a descobrir que a tal inocente velhinha, já passara mais de 50 lambretas de contrabando para o país vizinho. Faz tempo isto, ora nem se fala mais em lambreta.

Lembrei-me dessa história ao ler que: Uma idosa de 95 anos foi revistada minuciosamente por funcionários da agência americana de Segurança nos Transportes (TSA, na sigla em inglês) e foi obrigada a retirar a fralda geriátrica que vestia, em um aeroporto da Flórida, nos Estados Unidos”. E que a TSA em nota justificou a atitude de sua funcionária como sendo justa e profissional. A velhinha está muito doente, inclusive estando com fralda suja no momento da triste revista. O mais triste ainda, é que não senti nenhum repúdio contra essa funcionária, a que ponto chegou a humanidade, ter que tomar uma atitude que com certeza não lhe trouxe nenhum prazer, para tentar evitar uma possível passagem de drogas impunemente. Errou, não encontrou nada, mas poderia muito bem ter encontrado, e não seria a primeira vez. Lembro-me de uma reportagem em que tentaram passar pelo aeroporto, ou outro meio de transporte, drogas no corpo de uma criança morta.

Quando fui servir como fuzileiro Naval em Mato Grosso do Sul, no Pantanal, a primeira vez que viajei para aquele estado, que faz fronteira seca com a Bolívia, lembro-me que a polícia entrou no ônibus eu que viajava para efetuar uma revista, eu levava um revólver 38 numa sacola, no bagageiro de mão; ao ser encontrado, o policial perguntou-me se me pertencia, respondi afirmativamente, pediu-me a identidade e liberou a minha arma. Tempos depois, e depois de terem sido presos vários militares transportando drogas, éramos revistados como outro qualquer, o que sempre achei direito.

Tenho tanto pavor a drogas, que certa vez num aeroporto estrangeiro, fiquei por algumas horas esperando meu vôo, quando estava na fila de embarque, fui chamado a uma cabine e me fizeram uma revista rigorosa, depois fui levado a uma sala, e um agente perguntou-me por que cuidava com certo exagero de uma pequena sacola que levava, que além de uma muda de roupa continha alguns livros, o sistema de segurança havia notado um exagerado cuidado com tal bagagem. Respondi que sentia verdadeiro pânico em pensar que alguém poderia colocar na minha bagagem drogas.

Em aeroportos sou um eterno suspeito. Lamento o constrangimento dessa senhora, mas não condeno a funcionária que espero não queria se promover, e sim evitar que o mal que assola a humanidade passasse despercebido e causasse mais mal a essa mesma humanidade.

O que pensa quem faz esse tipo de tráfico ao ler algo assim? Será que passa pela sua cabeça que poderia ser sua mão ou avó? Acredito que não, pessoas que fazem isto, Pessoas que fazem isto há muito aboliram o coração, agem por instinto e por ganância.

domingo, 26 de junho de 2011


Meu Brasil Maravilhoso.

J. Norinaldo.

Dizia certa personalidade brasileira que os Estados Unidos são maravilhosos, mas para nós vivermos lá é uma merda, e que o Brasil é uma merda, mas viver aqui é maravilhoso. Não é difícil entender o trocadilho, realmente num país quase a beira da anarquia, onde a impunidade impera absoluta e a corrupção tem sua era de glória, onde temos presídios super lotados cuja maior população é de ladrões de galinha, enquanto os verdadeiros ladrões nós somos obrigados a chamar de Excelências.

Não sei se é totalmente culpa da carga tributária, uma das maiores do planeta, impostos cobrados da população para serem desviados para paraísos fiscais, ou para manter milionárias contas aqui mesmo, com castelos, fazendas e coberturas de luxo a beira mar; a verdade e que quando alguém tem a oportunidade de sair do país para ir não muito longe, nota que tudo nosso dever ser muito melhor que os outros países, pelo menos o que pagamos por eles.

Outro dia, vendo uma entrevista com cientistas, estes diziam que a população mundial, hoje carrega no bolso 10 vezes mais tecnologia do que a que foi usada para levar o homem a lua, referia-se ao telefone celular. Imagino que um Notebook então, é bem superior nesta escala.

Resolvi escrever este texto, ao ver aqui na Internet os preços de dois artigos; Notebook de vários modelos, preço: RS$ 581,00 em até 12 vezes sem juros, ao lado, uma cadeira normal, para se sentar a frente do mesmo, sem nenhum designer lunático, preço RS$ 552,00 a vista, a diferença de preço deve-se talvez a tecnologia.

Agora, com o frio por que passa o Sul do Brasil, fui obrigado a encarar a compra de mais alguns cobertores, uma moça chegou a minha casa com algumas dessas jóias, enormes, pesando entre 14 e 16 kg, lindos e realmente quentes, trazidos do Paraguai, preço: RS 150,00 em três parcelas, brasileiro que sou, achei super barato e fiquei com dois. Dias depois, um amigo foi aquele país, que fica distante de onde vivo menos de 200 km, e me disse que lá comprou os mesmos artigos por RS 55,00.

Esses cobertores não são fabricação daquele país, portanto existe uma grande cadeia por trás desse tipo de comércio, todo mundo ganhando o seu. Ai me pergunto: por quanto será que chega ao Paraguai um cobertor desses? No Brasil, com certeza, não se levaria para casa, para espantar o frio gelado das madrugadas sulinas, por menos de 450, 00 ou mais.

Como queremos combater o contrabando desse jeito? Só tem um jeito: lavagem cerebral, fazer entrar na cabeça do povo brasileiro, que devemos ser roubados aqui, por que isto é para o bem da nação, jamais deixar que saibam que existem aqui mesmo duas nações diferentes, uma de trabalhadores e outra de ladrões, esta segunda pode até ser bem menor, mas faz um estrago terrível.

É por essas e outras tantas, que pesquisas mostram que em Nova York como exemplo, perdemos em matéria de gastos apenas para o Japão, se não estou enganado, mas como essa população que pode gastar em Manhattan também é bem menor que a que aqui fica, pois com a maioria dos salários pagos por aqui, não dá para ir sequer a Argentina; continuamos a ser explorados e roubados descaradamente, e dizendo: Meu país é maravilhoso.

Certa vez ouvi um padre dizer num filme americano: ”As pessoas que não moram em Nova York, só podem estar brincando.” Amo o meu país, de coração, mas também confesso que sou um eterno brincalhão.

Somos um povo que sorri sempre. Por que somos felizes ou perdemos a vergonha de mostras as cáries dentárias? E não somente por relaxamento, e sim por falta de meios para arrumá-los.

sexta-feira, 24 de junho de 2011



Hilário se não fosse verdade. Será?

J. Norinaldo.

Há poucos dias, li uma reportagem do New York Times e aqui mesmo comentei, sobre o Kit Suicídio de Sharlot Hydorn, um aparato simples, mas que devia funcionar. A polícia americana apreendeu vários deles para pronta entrega em vários países. Como seria a propaganda de tal negócio? “Caso esteja passando por grande dificuldade, e queira mandá-la a merda, adquira um Kit Sharlot e obtenha rápida solução; pagamento a vista, é claro”.

Um tanto mórbido fazer piada com tal empreendimento, mas o ser humano é realmente difícil de ser levado a sério. Agora leio que aqui no Brasil, uma advogada paulista encomendou a própria morte a bandidos profissionais, que também devem ter suas maneiras de agir. Imaginemos a conversa entre o contratante e o contratado para o macabro mister: _Bem, o preço é RS 20.000,00, a senhora escolhe o local, e o modo como deseja o serviço, pagamento adiantado. A verdade é que nunca morri antes e não tenho nenhuma experiência, quem sabe o senhor pode me dar algumas sugestões. Pelo jeito, mesmo assim, levaram um calote, receberam apenas 10 por cento do acordado. Não entendi, se não receberam todo o dinheiro combinado, por que cumpriram o trato a risca ateando fogo ao carro da vitima, talvez por medo de serem considerados ladrões. Complicado não?

O que leva uma pessoa que quer se matar, a envolver outros, que na verdade apesar de criminosos, talvez nunca tivessem matado ninguém, ou quiçá, tão ignorantes a ponto de pensar que se a pessoa realmente quer morrer, não há nenhum crime em satisfazer o seu desejo? Pode ser que esta pessoa sendo uma advogada, que talvez não tenha conseguido nenhuma fama, sabia que se suicidando seria falada ou divulgada em algum cantinho de jornal e logo seria esquecida, assim não, sairia em todos os jornais, já que não é normal ninguém pagar para ser morto a tiros. No Brasil, muito inocentes que dariam tudo que tem e até o que não tem para continuar vivendo, são assassinados rotineiramente por bandidos pelos motivos mais banais, já virou rotina e gratuitamente. Aliás, essa senhora sendo paulista, poderia simplesmente dar umas voltas de carro pela Crakolandia a noite, sem dinheiro.

O mundo deve se ligar mais a pessoas depressivas, esta advogada preferiu encomendar a própria morte, mas na verdade e algumas pessoas portadoras de tal patologia, podem se tornar verdadeiras bombas, como foi o caso do atirador do Colégio de Realengo no Rio de Janeiro, vai, mas antes leva bastante não depressivo com eles. Afinal o que sabemos do que se passa na cabeça de um depressivo?

Sei que estou escrevendo mais uma bobagem, por aqui depressão é doença ou frescura de ricos, pobres não tem direito nem tempo para chiliques, e dinheiro para aparelhar bem a nossa saúde pública também não temos, agora para implodir estádios de futebol e fazer novos, isto sim, brota da terra.



Meu Brasil Brasileiro, Um País de Todos, menos Nosso.

J. Norinaldo.

O Brasil tem dinheiro para bancar uma Copa do Mundo e uma Olimpíada, bilhões e bilhões, que mudarão a paisagem de Aeroportos, rodovias, Hotéis das grandes metrópoles onde se realizarão os jogos, alguns desse bilhões ficarão pelo caminho e serão enviados a paraísos fiscais em contas de corruptos. O Brasil tem dinheiro para pagar a dívida e emprestar ao FMI. O Brasil proverá segurança total aqueles que aqui vierem assistir ao jogos, O Brasil está mostrando ao povo brasileiro que tem mais que o suficiente para dar dignidade ao seu povo, não o faz por que não quer, ou por que não merecemos.

Normalmente, se é que essa palavra pode se empregada por aqui, não temos segurança, saúde, educação, os professores recebem um salário miserável, nossa polícia tem duas bandas, e uma não é larga, é podre mesmo. Conta-se uma piada que Evo Morales apresentou a Presidenta seu Ministro da Marinha e que essa sorriu e perguntou: “Mas que marinha? E Evo lhe respondeu: “Não esqueça que no Brasil, fui apresentado ao seu Ministro da Justiça” e caiu na risada.

Nossos hospitais públicos, às vezes mostrados pela imprensa, são verdadeiros depósitos de mortos vivos, alguns chegam vivos com esperança de assim continuar, morrem pelas tais infecções hospitalares criadas pela sujeira e a falta de respeito com seres humanos.

Já que a FIFA sabe que cada país laureado com uma Copa do Mundo, este evento traz tantas melhora, por que a próxima não será na Mauritânia?

O ex presidente FHC, certa vez disse lá fora que o brasileiro é caipira, engano, somos babacas, ouvi no Tele Jornal, que vamos ter que mudar todas nossas tomadas, agora vamos ter que usar uma com 3 pinos, por segurança, imaginem o que vai ganhar o fabricante desse acessório, e que pagou para ter essa regalia. Você já pensou quantas camisinhas eram vendidas antes do HIV?

O Brasil melhorou de dez anos para cá, isto não posso negar, até por que como militar da reserva, há anos sem um reajuste salarial, tenho acesso a Internet e liberdade para expressar o que penso, isto já tem mais tempo. Agora imaginem se não tivesse melhorado.

Agora vem outra pergunta crucial: Num país onde a saúde pública é um verdadeiro caos, por que médicos recebem por plantões e cirurgias que nunca deram ou fizeram, profissionais. recebendo por plantões em vários hospitais e no mesmo horário?

Não sei por que nenhum inteligente ainda sugeriu um rato como mascote da Copa. Bem, a sugestão está ai, e é grátis, por enquanto.

quinta-feira, 23 de junho de 2011


Bruno Clima

publicado há 1 hora

“É inadimissível poupar estupradores, mas hoje precisamos ir com calma. Aqui em Fortaleza uma moça com raiva denunciou o namorado por estupro. A polícia o prendeu e desde já o tratou como culpado. Para azar do rapaz um grupo de criminosos invadiu a delegacia onde ele estava preso para resgatar um traficante. Resultado: o rapaz foi assassinado pelos bandidos durante o ato do resgate. A namorada depois confessou que ela havia inventado toda a história do estupro porque estava com raiva do namorado.”

Depoimento colhido come comentário num artigo relaicionado a crime de abuso sexual. Fonte Uol.

Cautela e Canja de Galinha, não fazem mal a ninguém.

J. Norinaldo.

Com o atual surto de denuncias por abusos sexuais, concordo que é preciso ir com muita calma. Como deve ter ficado a consciência dessa moça que por raiva e falta de caráter, denunciou seu ex namorado por estupro, ao sabe-lo morto na prisão inocentemente? Quantos casos assim pode ter ocorrido? Quantos ainda ocorrerão?

È bem melhor deixar um criminoso solto, a prender um inocente. O desejo de muitas meninas de aparecerem na mídia, pode muito bem levar a acusações infundadas, onde valerá a palavra com provas prostitutas que ofuscam a verdade.Não devemos jamais ser omissos nos casos verdadeiros, mas devemos ficar atentos a fantasias e birras de meninas mimadas e mal formadas, mal intencionadas e sem consciência.

Quanto a violências contra as mulheres, principalmente por maridos, companheiros e até namorados, que ainda existem, outro crime execrável, é preciso se ouvir os dois lados. Certa vez, me encontrava no bar com um grupo de amigos, quando de repente adentro o recinto a esposa de um deles, gritando a plenos pulmões, o que fazia o marido junto com vagabundos e pilantras, éramos todos sargentos da mesma corporação, e por fim atirou uma galinha viva que trazia no rosto do marido, causando além de embaraço uma tremenda algazarra. Quem teria sido agredido de forma bizarra? Além de ganhar a alcunha de Zé Galinha, nosso amigo perdeu também seus amigos ali presentes.

Muitos pais criam filhos, sem nunca dar-lhes uma palmada, agora então é crime, com todo carinho, quando querem de alguma maneira interferirem no seu destino, o que ouvem é: Deixa que eu quebre a cara, mas faça o que tenho vontade. E quando alguém que conhece em alguma balada, lhe quebra literalmente a cara, correm aos pais pedindo justiça.

Quando o sexo era a novidade em um casamento, com certeza prendia um casal por mais tempo, hoje uma moça casa aos 20 anos, já tendo um currículo sexual de oito anos, onde está a novidade? Portanto tem que se preencher essa lacuna com outra coisa, muitas vezes, com sexo grupal, em público, por que o tradicional já não tem mais tempero.

A mãe que veste sua filha de maneira lasciva, tentando ver nela o que foi outrora, colabora com a gula no olhar do lobo, às vezes oculto na pelo do cordeiro. Não acredite em tudo que uma criança diz, mesmo nos dias de hoje ainda há fantasia, e crianças enxergam o que o adulto não vê, mas já viu e faz tempos. Se procura esquecer é por conveniências.

quarta-feira, 22 de junho de 2011


Pacto de Honra Entre Bandidos. Tão Ficção quanto Lie To Me.

J. Norinaldo.

Sempre que posso assisto a Série Lie To Me na TV Globo, a equipe do Dr. Cal Lightman sempre descobrindo com sucesso quem mente e quem fala a verdade, gosto do humor do seriado, do relaxamento do Cal, já o trato com certa intimidade como vêem.

No último episódio, uma garota de 16 anos, faz um pacto com algumas colegas para terem relações sexuais com universitários antes de entrarem para a faculdade, como a menina em questão era suspeita de amarelar, as outras lhe emprestaram uma câmara para que filmasse tudo como prova de honra do pacto. Falsificavam identidade entre outras coisas. Bem após o rala e rola com um ator negro, a menina entra em pânico segundo as colegas de pacto, e esquece a câmera no local, que é encontrada por outro universitário que colo Ca vídeo na Internet, moda por sinal, na vida real.

O jovem de 22 anos é preso, mas o meu amigo Cal descobre que falava a verdade e o rapaz é liberado, o que causa grande furor ao pai da menina. O que me chamou a atenção, foi na primeira entrevista do cientista da mentira com o jovem, esse aparece com o olho inchado e vermelho, quando a advogada, que por sinal é ex-esposa do Cal, pergunta o que houve com seu cliente o guarda responde: _Os detentos não gostam de estupradores, principalmente de menores.

Então esta bobagem é universal, pois por aqui conhecemos muito bem essa balela, quando algum pedófilo ou estuprador cai na prisão, todos já sabem o resultado por que bandidos também tem filhas crianças e adolescentes e não admitem esse tipo de crime. Isto seria, apesar de errado, um erro louvável se não se tratasse apenas de dogma. Há algum tempo, uma menina de 15 anos foi colocada numa cela com se não me engano mais de 20 meliantes, que durante sua estadia ali foi repasto sexual sem exceção, ou com apenas uma exceção, de alguém que denunciou o caso. Onde foi para o pacto de honra que marginais mesmo detidos não admitem estupro principalmente de menores.

Interessante, na época a noticia foi muito propagada, mas não li nada que lembrasse o tal pacto. Preferimos ver os estupradores sendo estuprado nas cadeias por conta de um pacto para boi dormir.

AH! No filme, o Promotor avisa ao pai da jovem que estava retirando a acusação do tal jovem, este em nenhum momento questionou a participação ativa da filha no episódio, pois foi ela quem tudo provocou, e termina matando o promotor. Tem pai que é cego, e o pior cego é aquele que não quer ver.

Como já faz tempo que o cinema americano, passou a fazer filmes onde o mocinho as vezes também morre no final, tem tido a coragem de nos mostrar um pouco da sua realidade, que não é tão diferente da nossa, já que copiamos tanto aquele país.

Que fique bem claro que sou contra pedofilia e estupro, seja com quem for, agora é preciso buscar pelo menos parte da verdade, e ter coragem para engoli-la por mais indigesta que seja.

Certa vez, morava no Rio de Janeiro, sai do trabalho, e como sempre fazia, embarquei numa Kombi em que viajávamos de casa para o trabalho e vice versa, éramos 10 homens ao todo, todos com idade acima dos 30 anos, todos casados, alguns com filhos crianças e adolescentes. Passávamos por uma rua deserta, quando duas meninas que não deveriam ter idades superiores a 12 anos, a nossa passagem, abriram as blusas escolares, deixando a mostra pequenos seios, ainda em formação; passado o momento de choque, que durou alguns segundos, a primeira reação de alguns foi gritar ao motorista: Faz a volta, rápido cara, vamos voltar pela outra rua, não ouvi ninguém dizer: Espera um pouco cara, pensa bem, tenho filhas dessa idade. Não voltamos o motorista era um jovem religioso e se negou a voltar, só por isto não voltamos. Não estou aqui querendo ser melhor que ninguém, também fiquei quieto.

terça-feira, 21 de junho de 2011


Maradona chama Neymar e Pelé de mal-educados

j. Norinaldo.

Essa briga pelo estrelato vem de longe, geralmente ninguém gosta que pessoas que não pertencem a sua família fale mal dela, eu posso falar, pois sou da família, outras pessoas não admito. Se ele fala mal, é por que existe algo que não está certo. Assim somos com nosso país, sabemos das suas mazelas, por que vemos todos os dias, na nossa casa, na nossa rua, nossa cidade e por ai vai, mas se um argentino fala, está armado o barraco.

Já vi numa entrevista do Romário, este dizer com todas as letras, que Pelé calado era um Poeta. Para quem entende que um pingo é letra, isto diz muito. Vi grandes astros do futebol em plena atividade, no Brasil e fora dele, e na minha humilde opinião, existiram até agora dois jogadores, que foram sim, considerados os melhores do mundo pela FIFa, mas também pelo resto do mundo que curte este esporte: Pelé e Maradona.

O primeiro tornou-se o homem mais conhecido do planeta, Pelé, até hoje, depois de tanto tempo fora dos campos, aonde chega, todos os holofotes se voltam para ele, se me dessem um centavo por cada foto tirada do Pelé, não dava para pagar o que a corrupção leva dos cofres públicos durante décadas, mas com certeza ficaria devendo muito pouco.

O segundo, por questões comportamentais, não conseguiu o mesmo tratamento, talvez por causa disto, tente se manter nas primeiras páginas das manchetes com declarações bombásticas. Isto, no entanto, pode até ofuscar o brilho da sua estrela, para muitos, para mim não. Assisti várias partidas da Seleção argentina com Dieguito, e jamais vou esquecer.

Entre Neymar e Messi, ainda aposto no argentino para ser o melhor do mundo da FIFA , além de jogar muito, é mais conhecido. Quanto a comparar Neymar a Pelé, a distancia é muito grande mesmo.

Para não cometer uma injustiça, existiu outro jogador brasileiro que pode fazer muito bem um Trio com os dois já citados, na ordem: PELÉ, MARADONA E ROMÁRIO.

A propósito: Teria a foto do craque brasileiro sido escolhida de propósito? O gesto da mão no nariz é bem sugestivo. Acredito que não. Só coincidência. Será?

segunda-feira, 20 de junho de 2011


O Destino e a Felicidade.

J. Norinaldo

Max Melitzer, mendigo que catava material reciclável em Salt Lake City, USA, é claro, apesar de termos Nova York por aqui; quando de repente alguém bem vestido se aproxima e pergunta: Você é você mesmo? E ai, vem a bomba: você, se é você mesmo, acaba de herdar um monte de dinheiro do seu irmão falecido. Na reportagem que li, não se fala no montante da herança, diz apenas que o ex- mendigo poderá lavar uma vida confortável; e para quem vivia pelas ruas, mesmo sendo as ruas de Salt Lake City, dez mil Dólares é um monte de dinheiro, tomara que sejam muito mais.

Fico pensando aqui comigo, o que se passa na cabeça de uma pessoa no momento assim. Amigos, se tiver, são catadores de lixo como ele, aqueles que por ventura lhe dão uma roupa usada, um prato de comida ou um pão, não podem ser colocados nessa lista, pois se houver amizade é uma rua com apenas uma mão. Ah! Dou-lhe um prato de comida, umas calças que já não uso, mas em bom estado, pois ele não faz mal a ninguém, assim como um cão abandonado que conquista o carinho das pessoas.

Aqui no Brasil, também acontece dessas surpresas, que às vezes não trazem nenhuma felicidade. Há pouco tempo, um pedreiro ganhou a Mega Sena, milhões de Reais, e segundo vi nas notícias foi morto logo a seguir, a mandado de alguém que não queria dividir nada. E ai, vem a minha pergunta: dinheiro traz felicidade?

Caso ao conferir seu cartão, tivesse a triste surpresa de faltar apenas um número para realizar o seu sonho, ou o seu pesadelo, continuaria sua vida de pedreiro, continuaria apostando e torcendo, tendo em casa a mulher velha que o acompanhava há décadas, lavando, passando, cozinhando, fazendo um chá quando não tinham dinheiro para os remédios; os filhos na escola pública, sonhando com uma faculdade, ou aprendendo a sua profissão. Mas, estaria vivo.

Há muitos anos eu comprei um automóvel, aliás o meu primeiro e inesquecível, uma Mercury 48, tinha alguém por quem tinha muita consideração, e vez por outra me pedia o carro emprestado, nunca neguei. Mudei-me de cidade, e tempos depois voltei, já não tinha mais o carro ou nenhum outro; meu amigo subira na vida e tinha na época um Fusca do ano; certa vez precisei levar a esposa no médico em outra cidade, fui a casa desse amigo na certeza que me emprestaria seu carro, e ai, veio a decepção. Não me negou o transporte, mas, ele foi dirigindo. Tempos depois, só para testar, lhe pedi novamente o favor, e ele literalmente negou. Quando o lembrei da velha Mércury, ele simplesmente disse: Olha a diferença, não e´amigo? Amigo? E qual a diferença? Para mim, aquele velho carro era o melhor do mundo.

Não conheço os Estados Unidos, apesar de ser o meu sonho prioritário, quando tiver condições; portanto seria leviano da minha parte dizer aqui, que aqueles que por ventura vieram a presntear Max com um par de calças velhas, ou com um prato de comida, venham a postular sua amizade e gratidão futura, dependendo do tamanho da herança. Por aqui, sem generalizar, quase não teria dúvidas.

E ai, como ter amigos e ser feliz?

domingo, 19 de junho de 2011


Dois Pesos e Oito Medidas.

J. Norinaldo.

Quem leu O Caçador de Pipas e Cidade do Sol do escritor afegão Khaled Hosseini, sucesso mundial que conta as histórias de dois meninos e uma menina daquele país, e nada conhecia da cultura daquele povo, em países como o Brasil onde a mulher tem total liberdade, inclusive para escolher o companheiro que a agride e as vezes mata por motivos banais, como ciúme, uso de drogas ou bebidas alcoólicas, ou simplesmente as vezes por puro machismo. Deve ter ficado deveras apavorado. No Caçador de Pipas, que conta a saga de dois meninos, nada é muito diferente de outros lugares, a história de uma amizade de um garoto bem nascido por outro pobre, porem rico em coragem.

Agora, em Cidade do Sol, a começar pela mãe da menina Marian, personagem pivô do romance, usada pelo patrão, grávida e abandonada, vivendo no meio do mato com sua filha bastarda, que amava a visitas do pai, rejeitada, tentou visitá-lo, ficando durante toda noite em frente a sua mansão, quando voltou para casa encontrou a mãe enforcada, pela tristeza de ter perdido a filha. Dada em casamento a um homem com idade de ser seu pai, passou a viver a vida da maioria das mulheres daquele país.

Ora! Quantos homens pelo mundo sonham em visitar a Holanda, país onde se vê propaganda na Internet que se pode livremente praticar sexo em público, ou em países como o Brasil, onde estamos cansados de ver nos jornais, pacotes turísticos incluindo prostitutas meninas? Visitar os Estados Unidos onde o grande se une a beleza e ao glamour? Nos filmes a propaganda corre solta. Agora, creio que poucos ou nenhuns, sonham fazer turismo em países como o Afeganistão.

Qualquer mudança brusca que corta privilégios, como do macho afegão, em que sua mulher ou mulheres, somente a ele mostram os cabelos, o corpo, o rosto, não tendo nenhum direito sobre sua individualidade ou personalidade, vivendo como verdadeiras fêmeas irracionais, se curvando ao sexo a hora que o macho quer, ou a qualquer sinal; esse tipo de mudança pode acarretar uma guerra sangrenta e sem fim, principalmente se a pressão é externa, de países que dão quase total liberdade a suas mulheres.

Enquanto em nosso país, criaram o Clube das mulheres, ou casas de Swing, conheço algumas, vejo pela Internet, mulheres punidas por terem colocado na mesma Internet, imagens delas dirigindo automóveis. Imaginem se de repente surgisse uma lei no Brasil por exemplo, de poder ser apedrejadas as mulheres que traem os maridos, com certeza teríamos que importar pedras, do Afeganistão talvez, e quem sabe faltassem cavernas para esconder terroristas. Por que está mais que provado, que por aqui, o homem fala mais e a mulher traem muito mais, só que fica calada, por que mesmo com tanta liberdade, o homem que garganteia que come todo mundo é garanhão, mas a mulher ainda é puta.

O povo afegão adora cinema, mas não o usa para fazer propaganda do seu país, nem convida subliminarmente ninguém a conhecê-lo, e quando este alguém resolve faze-lo, tem que provar numa entrevista, um num inquérito, que não vai se apaixonar por Nova York ou Las Vegas, querendo ficar por lá, mesmo tendo feito tudo para que isto acontecesse. Diferente de nós aqui aceitamos tudo, inclusive terroristas. Ou eu estou inventando?

Enquanto algumas culturas fecham suas entradas, outras lacram suas saídas. Complicado não?

sábado, 18 de junho de 2011


Americanos Operários no Brasil.

J. Norinaldo.

Tenho acompanhado pelos jornais, americanos aprendendo português pensando em vir trabalhar no Brasil, quem diria. A grande vantagem desse povo: enquanto a estátua da Liberdade está sempre de tocha acesa para não deixar trabalhadores latinos, que sonham com uma vida melhor entrarem naquele país, sem muito bem que temos uma das Maravilhas do Mundo de braços aberto na entrada do Rio de Janeiro para recebê-los com muita deferência. Enquanto existe no México os Coiotes, marginais especializados em enrolarem, matarem e as vezes atravessarem brasileiros clandestinos, que não conseguem um visto para trabalharem naquele país, por aqui quem sabe se crie os Anjos de Recepção, treinados para bajularem aqueles que nos expulsam diariamente, quando não prendem nossos patrícios pelo crime de invadirem seu país. A crítica aqui, não é aos Estados Unidos, pois se o meu país fosse organizado como é aquela nação, nossas fronteiras não eram abandonadas a quem quiser entrar e com o que quiser trazer para nosso país. Os estados Unidos estão cobertos de razão de escolher quem entra em sua casa, afinal foram eles que a construíram e tentam mantê-la dentro dos padrões desejados, nós estamos errados.

Conta-se uma piada, preconceituosa por sinal, que dois engenheiros se apresentaram para uma entrevista de emprego de um grande firma; um branco e o outro negro. O entrevistador, aproveitando que eram só dois, e fez uma só entrevista. Antes avisou que para que ninguém pensasse que haveria privilégios a qualquer parte, as perguntas seriam pertinentes ao mesmo assunto.

Virou-se para o engenheiro branco e perguntou: Onde foi jogada a primeira bomba atômica durante a segunda guerra mundial? O argüido respondeu: Hiroshima. Certo gritou o argüidor. Virou-se para o engenheiro negro e perguntou: Nome e endereço dos que morreram?

Assim imagino dois trabalhadores sendo entrevistado no Brasil. Um brasileiro e um americano.



Copa do Mundo no Brasil.

J. Norinaldo.

Assisti num Tele Jornal que a Força de Pacificação do Rio de Janeiro, ocupará em breve o morro da Mangueira de modo permanente, permanente visando garantir a segurança da área durante a Copa do Mundo de 2014. Na minha humilde opinião esse anuncio é uma vergonha, um tapa na cara da sociedade carioca e brasileira, quer dizer que quando querem oferecem segurança a população, como não podem dizer aos bandidos: Olha! Procurem assaltar apenas cariocas e brasileiros, por que caso contrário os turistas vão embora e não deixam aqui os dólares para vocês fazerem a festa depois. Portanto sejam bonzinhos, não é por muito tempo, afinal o evento leva no máximo 30 dias, depois o território é novamente de vocês. Só por isto a população brasileira residente nessa cidade terá um pouco de paz. Já vi isto em outras ocasiões, e até fiz parte da papagaiada, como Fuzileiro Naval que sou, hoje na reserva.

Ou por outro lado este tiro poderá sair pela culatra, pois como toda segurança estará focada nas cidades sedes do evento, e como nem todas capitais farão parte do bolo, podem muito bem os chefões, aqueles que a polícia não pode chegar nem na calçada das suas mansões, assistirem aos jogos em camarotes privilegiados, ou até aparecerem em palanques ao lado de grandes autoridades na abertura do evento, pois também são grande autoridades; propineiros vamos ver, isto não vão poder alterar; e mandam seus asseclas matarem, venderem drogas em outros estados.

Caso depois da Copa do Mundo, tudo volte ao que era antes, como na terra de rei Abrantes, fica provado que a violência nossa de cada dia é permitida simplesmente por vontade política, ou por conveniência a mesma.

Havia um grande jornal que me dava oportunidade de pelo menos duas vezes por semana escrever um artigo que era por ele publicado; Na Copa do Mundo da França, escrevi um artigo dizendo: “O Brasil será a vergonha da Copa, e Ronaldinho Gaucho a vergonha da Seleção Brasileira”. Publicaram? Negativo. Nunca mais escrevi nada naquele Jornal. Mesmo sendo um João Ninguém, e como escrevi bem antes do início do evento, a responsabilidade seria totalmente minha. Pergunto agora: Se tivessem publicado minha heresia, teriam se enganado? Felizmente agora tenho este espaço, lido por poucos, mas meu, onde posso expressar o que penso e ser responsabilizados por meus erros.

Durante A Copa do Mundo e as Olimpíadas no Brasil, vamos ter a certeza que a nossa violência é endêmica mais tem remédio, o que nos falta ou já não tem mais remédio, é a nossa classe política onde a maioria só pensa em ficar rico, a custa da miséria e do sofrimento dos brasileiros que trabalham e pagam impostos.

Enquanto Deputados legislam em causa própria aumentando seus já gordos salários em cem por cento, o Governo do Rio de Janeiro prende BOMBEIROS, por reivindicarem dois mil Reais de piso salarial, isto não pode nem ser chamado de absurdo.

Poderiam ter pelo menos o discernimento de em vez de colocarem o nome de ilustres cartolas como nome de Estádios de Futebol, como já existem, para que os brasileiros mesmo sem dentes dêem boas risadas, que tal: “O Propinão”? O nome atual está todos dias nos jornais relacionado a propina.

Ou estou inventado?

quarta-feira, 15 de junho de 2011


Fazer o que?

J. Norinaldo.

Mais uma vez permaneci acordado, tomando café e fumando, sem fazer barulho para não acordar minha mulher, e não ficar escutando seus resmungos por conta dos cigarros, para assistir a entrevista tão esperada por mim da iraniana Shirin Ebadi, ex juíza do Irã, hoje advogada defensora dos direitos humanos. Mesmo com intérprete fantástico, fiquei sabendo muito pouco, foram 5 ou 6 perguntas, eu não vi antes quem seriam os entrevistados da noite, sinceramente se tivesse tomado conhecimento que logo a seguir viria um jovem de olhos verdes, teria economizado café e cigarros. Mesmo assim fiquei sabendo que aquela senhora que se vestia como uma verdadeira monja, se assim desfilasse em Teerã, seria condenada a 80 chibatadas, por não cumprir as regras, seus cabelos estavam a mostra.

Fiquei pensando, reclamamos do nosso país pedindo mais liberdade, imaginem se algum Aiatolá, assistisse a próxima entrevista do mesmo programa, mas que fosse lá, na terra do Aiatolá. Creio que passaria das 80000 chibatadas, ou não, um país que trata tão mal as mulheres, poderia eu está totalmente de acordo. Pois com certeza o papo foi longo.

Outra coisa, Shirin Ebadi, se ficou até o fim do programa não entendeu nada dos vampiros e zumbis ali discutidos, mas seu intérprete sim, o que deve ter pensado aquele iraniano que vive em nosso país há bastante tempo? Que de vez em quando é bom ter um Aiatolá por perto?

Por que estava tão interessado na curta entrevista de Shirin Ebadi? Por que conhecendo outras culturas, passamos a valorizar mais nossa liberdade, ela falou dos protestos em seu país em que as pessoas perguntavam: que país é este? Por aqui também fazemos esta mesma pergunta. E olha que se chamava o Presidente de : Molusco, Sapo Barbudo, Analfabeto, mas nós queremos mais, muito mais, passar a mão na bunda não ia mal.

Com tudo isto, prefiro ficar por aqui, enquanto posso, lá na terra dos Aiatolás, um programa desses, as perguntas deve vir prontas do palácio, ora por aqui já existe isto, imaginem lá.

Por aqui, ainda tenho o direito de expressar minha opinião, para poucos, mas ai não há interferência de ninguém, é que ser feio e pobre por aqui ainda tem o seu preço, e afinal vampiros e zumbis também têm sua importância, principalmente vindo da boca que veio, e aqueles olhos verdes. Imaginem se fosse ele que tivesse sonhado com o apresentador. Com certeza teria que contar o conteúdo, a bela mulata acredito que ficou um pouco frustrada, não vendeu seu peixe. Pedir pra ela sonhar comigo, seria mais fácil o Papa me dar uma dica para um milhar para fazer uma fezinha amanhã. É ruim Heim.


http://tvuol.uol.com.br/permalink/?view/id=presidio-na-venezuela-parece-paraiso-com-dj-e-bilhar-0402CC1A3568E4B11326/mediaId=11694543/date=2011-06-14&&list/type=user/codProfile=1hjuf7gjt6ko/

Apologia ao Crime Organizado, num mundo totalmente desorganizado.

J. Norinaldo.


Enquanto lemos nos mesmos jornais que Paris Hilton foi presa e que lavava privadas num presídio comum nos Estados Unidos, o que não causa espécie a quem conhece as leis daquele país, onde o Diretor Gerente do FMI é preso e mostrado ao mundo como um simples promiscuo que abusa sexualmente de uma pobre camareira, se realmente abusou; Mike Tayson também uma estrela mundial vai para a cadeia como um qualquer, e assim é que deve ser, parabéns a este país; assistimos estarrecidos a vergonha de um presídio na Venezuela do todo poderoso Hugo Chaves, que faz inveja a muitos cidadãos do mundo, que trabalha a vida toda e não tem 2 por cento das regalia oferecidas a traficantes de drogas, o verdadeiro câncer da humanidade.

Paris Hilton, a poderosa herdeira da rede de Hotéis Hilton, se não me falha a memória foi presa por dirigir embriagada, se o luxo nos presídios da Venezuela são mantidos pelo dinheiro dos traficantes, Paris poderia muito bem construir seu próprio presido, assim como Taison ou Dominic Strauss Khan.

Esta reportagem vista aqui no Brasil, assim como em outros países do mundo, vai fazer com que muitos traficantes migrem rapidamente para o país vizinho, ou até mesmo quem nunca pensou cometer crime nenhum, mas que trabalha feito um escravo e nunca teve tais regalias. Uma verdadeira apologia ao crime.

Mas como existe um ditado popular muito sábio: “Cada povo tem o governo que merece” e como cada país é soberano, alguns usam essa soberania para descalabros como o que acabo de ver. Há pouco tempo, o governo boliviano de Evo Morales, criou uma lei para legalizar os carros ilegais no país mediante o pagamento de dois mil dólares americanos. Morei na fronteira do Brasil com a Bolívia, fronteira seca, se antes a Cabriteira como é chamada a estada por onde entram ilegalmente os carros brasileiros naquele país já era bem movimentada, agora com certeza haverá grandes engarrafamentos. Carros que vão, Coca que vem, e assim o mundo a cada dia apodrece mais.

Viva a liberdade e a Democracia, a Corrupção e a Demagogia. Este vídeo deveria ser mostrado nos presídios brasileiros, quem sabe assim, quando em breve nossos traficantes soltos, consigam um visto para a Venezuela, por que por aqui podem até existir presídios assim, agora, deixar filmar e mostrar ao mundo, é outra história.

Vi na Internet algo que me chamou a atenção, muito criativa por sinal: Enquanto os Estados Unidos colocou na entrada da baia de Nova York uma grande estátua com uma tocha acesa para não deixar entrar naquele país os malandros que dos outros fogem, o Brasil não ficou para trás, colocou também sua estatua do Cristo Redentor de braços abertos acolhendo quem quer que seja, referiam-se ao caso do terrorista italiano Batisti. Quem sabe no futuro, Hugo Chavez coloque a estátua de Baco na entrada de Caracas, Caracas, vai ser o máximo.

terça-feira, 14 de junho de 2011


Consciência Criminosa.

J. Norinaldo.

O ser humano é realmente muito complexo, como tal fico imaginando até onde vai o sentimento de consciência de cada um. Assistindo ao programa Profissão Repórter da Rede Globo sobre os presídios brasileiros, chocou-me uma cena: uma senhora já de certa idade que teve que cortar partes do seu sutiã, pois naquela entidade nada metálico pode entrar com os visitantes; pois bem essa senhora, costurando diante das câmaras sua peça íntima, caso fosse uma jovem bonita, a cena talvez não chocasse, porém tratando de uma senhora daquela idade, com as mãos tremulas, mostrando algo que ninguém talvez quisesse ver. Estou falando do sutiã, mas sabemos o tipo de revista por que passam essas pessoas que são obrigadas a visitarem, filhos, maridos e outros parentes em cadeias do nosso país, aqui nenhuma crítica as tais revistas, que são necessárias, nesse mesmo programa foram encontradas várias irregularidades entre visitantes, mulheres que levavam chips e até celulares no interior da vagina.

O que na verdade me causa espécie, é que filhos maridos e outros parentes, que caem nas malhas da lei, muitas vezes por crimes hediondos e banais, não serem homens o suficiente para dispensarem suas mães, mulheres e filhas de tais humilhações anunciadas. Imagino uma mãe que encontra o seu filho que traficava drogas para ter poder e sexo fácil, chorando contar ao filho o que passou para poder lhe levar um pouco de carinho e um bolo, e ele simplesmente dizer: Não é só a senhora que passa por isto mamãe, são todas.

Não, Não são todas. Existem ainda algumas mães que tem nos filhos somente alegria, o quando sofrem uma grande tristeza ao perderem seus filhos numa tragédia, num assalto, justamente causadas pelos filhos daquelas mães a quem os filhos só causam tristeza e desgraça.

Nenhum ser humano está livre de um dia ir parar na prisão, muitos inocentes na história da humanidade já apodreceram no cárcere, agora vendo o que se passa num sistema carcerário falido como o nosso, que não socializa, só pune, o que pode levar alguém em pleno controle da consciência a se arriscar a cair num fosso imundo?

Tenho um velho amigo que me dizia que a consciência funciona como uma roseta de esporas dentro do coração; você pratica um ato que está contra ela, ela dar um giro e fere, e machuca, se o dono do coração resiste aquela dor, pratica outros e a roseta vai girando, e o sujeito agüentando, por fim gastas as pontas e serve como ventilador. Será?

Nunca mais quero ver uma mãe naquela idade costurando seu sutiã para poder visitar quem quer que seja, que seja mãe de quem for. Imagine a minha. Deus me livre e guarde, prefiro a morte.

quarta-feira, 8 de junho de 2011


Faz até chover, quanto mais Sol.

J. Norinaldo.

Eu ainda não sei o que sou, digo em matéria de escrever, escrevi um romance que não me rendeu quase nada, a não serem elogios do tipo: “Você tem certeza que essa história não é real? Olha! Li o teu livro e tenho quase certeza que conheci alguns dos teus personagens, os lugares então...”Bem, aqui mesmo neste blog, tenho algumas poesias, se é que realmente são poesias, algumas crônicas com a mesma dúvida, contos ou histórias curtas. Por que digo que ainda não sei o que sou, como poeta ou escritor? Além de gratuitas, tenho o trabalho de ficar pedindo para as pessoas procurarem o meu espaço, lerem o que escrevo deixarem suas opiniões, não sei se é pedir muito; tive já mais de 35000 visitas em dois anos, mais de 85 países visitaram este mesmo espaço; devo ter 60 opiniões.

Fiquei acordado numa noite gelada aqui no Rio Grande do Sul, para assistir a uma entrevista de uma moça, que além de bonita, deve ser rica, e como compositor que penso que sou, me senti muito mais perdido ainda, já que esta mesma moça, citou entre seus contatos de amizade, Chico Buarque, João Gilberto e mais alguém.

Esta moça dizia que sua família não a apoiava nem a entendia, na verdade nem eu, por que sou obrigado a entender sua família. Uma pessoa que estudou na Suíça, faz parte da alta sociedade carioca, virar compositora e cantora de Funk. Espera, nada tenho contra o Funk, aliás, se preciso for, e alguém me der uma orientação comporei alguns, e ai é uma questão de sobrevivência, pois estudei no agreste de Pernambuco.

Tenho uma composição com o seguinte trecho, registrado, hei!. Quando debruça o seu corpo na janela/A lua linda vem ficar de sentinela/E até chuva que cai naquele momento/Pede o auxilio do vento, pra tocar o rosto dela.

Coloquei aqui este trecho, que ninguém gravou até hoje, numa comparação com o Funk escolhido pelo apresentador ou entrevistador para nos mostrar. Trecho:” Có, Có, Có, Có, Có, Ricó, Te dou Mole e dou sem dó”. Creio ser assim.

E ai, tremendo de frio, pensei: como compositor eu estou é F...

segunda-feira, 6 de junho de 2011


Ele Palocci e eu Palhaço.

J. Norinaldo.

Quando é que este país vai começar a ser sério? Quando é que um escândalo vai deixar de fazer esquecer o último, e quando vamos deixar se de ser apenas uma piada sem graça? PAC: “Palofi agora cai” quando o que deveria cair neste país era a falta de vergonha. Quanto custa aos cofres públicos cada CPI instalada pelo congresso? Os cofres públicos que vivem abarrotados de dinheiro da maior carga tributária do planeta, se houvesse carga tributária no universo não duvido que não mudasse em nada esse Rank.

A oposição, talvez com medo de que José Dirceu fosse o substituto do Lula, criaram uma história de mensalão e derrubaram o cara, ou a pose, esqueceram de Dilma Rusef e esta levou a faixa, agora, com toda certeza acreditando ser o Palocci postulante ao trono, estão fazendo de tudo para novamente tira-lo do caminho. Qual seria o temor maior? Se Palocci com sua empresa de consultoria faturou dez milhões em dois meses, o medo seria que no governo viesse a faturar muito mais? Seria isto?

Eu escrevi lá em cima que inventaram essa história de mensalão, exatamente por que pelo que acompanhei na imprensa, o único punido, foi justamente quem denunciou a história. Quem mais foi cassado ou preso?

A única coisa que sei de verdade mesmo, é que o nariz de borracha que me colocaram com elástico, já não precisa mais dele, por mais que tente arrancá-lo ele não sai. Já faz parte da minha fachada.

Vamos tomar vergonha na cara e lutar por coisas sérias. Por exemplo: Usar a madeira do desmatamento ilegal, não deveria existir desmatamento legal, mas... para cercarmos esta nação com moirões, com o dinheiro desviados em CIPs comprarmos uma grande lona e assumirmos que somos realmente um grande circo; para alimentar os trabalhadores dessa tarefa, as pizzas resultantes das tais CPIs.

Ou quem sabe o próximo presidente ao invés de receber uma faixa, receba um nariz vermelho, pois só eu usando essa coisa está cansando.

Enquanto meu país homenageia Bacco com nosso dinheiro, eu e muitos outros perdemos o direito ao pão que o diabo amassou, pois como os políticos tentaram passar a perna até no tinhoso, este fechou a padaria e montou um cassino.

Mesmo assim, continuamos um dos países mais alegres e felizes, sorrindo a toa mesmo não tendo dentes, afinal pra que os queremos se não temos o que mastigar. KKKKKKKKKKKKKKK.