sexta-feira, 19 de agosto de 2011


Doutor é Doutor em Qualquer Lugar?

J. Norinaldo.

A Folha publicou o resultado do Ranking das 500 melhores universidades do planeta, feito pela Universidade de Jiao Tong de Xangai China. A melhor colocada do Brasil, é universidade de São Paulo 101-150.

Tive a curiosidade de verificar que quase todas as universidades bem colocadas têm prédios antigos e austeros, nenhuma novidade sabendo que são antigas casas de ensino, disse quase todas, por que a Universidade Federal do Rio de Janeiro tem o porte dessas citadas antes, deve ter sido construídas por ingleses, o prédio. Colocação: 301-400.

U que me pergunto é o seguinte: alguém que se forma numa faculdade brasileira, por exemplo, que sequer aparece nessa lista, tendo oportunidade de se encontrar com um recém formando de Harvard, Oxford ou Stanford, deverá chamá-lo de doutor, ou simplesmente considerá-lo colega de igual para igual.

Não tenho diploma universitário e alguém que me conheça pode pensar ser esse o motivo da minha pergunta, caso fosse formado por qualquer faculdade do interior me calaria, ledo engano, sempre tive essa preocupação em ter essa resposta. Claro que citei os prédios austeros e históricos ingleses e americanos, colocados nos dez primeiros lugares, por simples curiosidade, sei que não é prédio que faz a Universidade, mas sim, bons professores e resultados, não mereço nenhum prêmio Nobel por esta teoria.

Uma vez, conversava com um jovem, filho de um amigo, recém formado em odontologia, falávamos sobre um acidente em que o embaixador da Geórgia atropelara alguém, se não me falha a memória um (a) brasileiro e estava sendo processado. Quando esse jovem disse: Que milagre, americanos querendo processar outro americano por atropelar um brasileiro. Tomei um susto. Americano? Contestei dizendo que o embaixador não era americano e sim da Geórgia, que era outro país. O rapaz alterou a voz dizendo: Tio, será que só o senhor sabe de tudo, sou um doutor, a Geórgia é um estado americano.

Tentei explicar que sabia do estado americano, mas que se tratasse desse, o mesmo não teria um embaixador em seu próprio país, terminamos apostando um churrasco. Durante a comilança, o doutor me procurou dizendo: Realmente o senhor estava certo, mas tenho que entender mesmo é da minha profissão e nisso sei que sou bom.

Concordo filho, respondi. Agora se estiver um dia ante sala de um dentista, e ouvi-lo afirmar o que discutiu comigo, posso te garantir que vou cuidar dos dentes noutro lugar.

Outro dia, estava num cassino na Argentina, e conheci um médico brasileiro, e este falava de suas visitas profissionais aos Estados Unidos, surgiu então o papo de que os americanos deram a opção aos porto-riquenhos de escolherem, ficarem como estão, ou passarem a ser o 31º estado americano. Pensei comigo: O que será que o doutor fez com 20 estados americanos? Trocou-os por Porto Rico?

quarta-feira, 17 de agosto de 2011


O Baile dos Milhões.

J. Norinaldo.

Enquanto se fala em bilhões e mais bilhões para as obras que culminarão com o evento da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, neste mesmo Brasil de tantos brasis, se vê seres humanos amontoados em corredores de hospitais públicos morrendo a míngua sem a mínima dignidade. Enquanto o Corinthians oferece um salário de 1,5 mi ao jogador ganso, além de pagar a multa rescisória de mais de 25 mi de euros. Muitos desses hoje amontoados nos corredores dos hospitais, que ali se encontram ali por falta de dinheiro para pagar um plano de saúde decente, muitas vezes não o fazem por que tem que pagar ingressos caros e muitas vezes até viajar por longos períodos para ver o Timão jogar.

De quem é a culpa? Dos governos? Não, a culpa é do povo que se deixa levar pela propaganda, pela lavagem cerebral, que leva pessoas ditas inteligentes a agredir ou mesmo a matar seu semelhante em nome do seu time.

Vejo em comunidades do Orkut pessoas perguntando i que está acontecendo no mundo atual, revolta por todos os lados, governos atirando contra a população, irmãos matando irmãos. São países onde tardiamente a população cansou de ser massa de manobra, porém agora é tarde demais, pois quem manobra está muito bem equipado e armado para dizimar essa mesma população que por vontade própria foi enganada, e que pagou para que estes tenham hoje tal preparo. A multidão é uma força cega, e uma força cega por mais poderosa que seja é fácil conduzi-la ao abismo.

O que será que leva uma emissora de Televisão a pagar 100 mi a penas um clube de futebol por ano? Quantos clubes recebem dessa mesma emissora? E quem paga esse dinheiro todo? O dono da emissora? Não, somos nós com nossa audiência, que por não termos conhecimento do nosso verdadeiro poder, somos desrespeitados tendo que assistir a lixo e ainda aplaudirmos.

Contei aqui mesmo nesse espaço do amigo a quem fui ajudar num mutirão para erguer seu barraco, de repente ele grita: Gente, por hoje chega daqui a 10 minutos o time do coração entra em campo. Ele poderá construir até um castelo, mas jamais com minha ajuda.

Torço pelo Fluminense desde que me entendo por gente, Tive amigos que jogaram no meu time do coração, lembro-me que seus pais tinham que mandar dinheiro todo final de mês para o Rio de Janeiro, pois o que o clube pagava não cobria suas despesas. Hoje, me ofereçam o salário oferecido ao Ganso e mais a multa rescisória para que eu lhes diga sem pesquisa quais são os jogadores desse time, e continuarei a na penúria atual. Se vale apenas dois, ai vão: Conca e Fred.

Acredito que enquanto não for criada a Bolsa de Ações, não dessas Ações de empresas que se compra e se vende, que sobe e desce, que se ganha e que se perde; mas ações nossas de cada dia, o mundo vai continuar sua caminhada para o abismo, que cada vez está mais próximo. Enquanto a maioria dos seres humanos não valorizarem as suas ações, jamais serão valorizados.

Ah! Porém em tudo isto há uma compensação. Logo após a derrota e desclassificação do Brasil na Copa América, um vizinho me disse tido empolgado: Nunca acreditei nessa besta, agora se confirma minha desconfiança. Perguntei-lhe: tens idéia de quanto ganha essa besta? Não tinha, e nem estava preocupado com a miséria que ganha. Nem eu.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011


O Crime Não Compensa.

J. Norinaldo.

Eu já ouvi em algum lugar, que a maioria dos traficantes entra nessa vida pelo poder e o sexo, hoje vejo aqui na telinha do meu computador mulheres lindíssimas, misses, ex misses e candidatas até a miss mundo com histórias de envolvimento com traficantes; notícias essas que nada acrescentam, a não ser em minha opinião uma tremenda propaganda, mesmo que subliminar do tráfico.

Outro dia passava de carro por uma rua da minha cidade, acompanhado de um senhor que conhecera há pouco, quando nos deparamos com um grupo de jovens em uma esquina, além da aparência e das vestes dos rapazes, mais parecendo gangsteres, roupas negras, com alegorias de correntes, as meninas no entanto muito bonitas, quanto as roupas não reclamo, pois estavam dentro do padrão mínimo aceitável.

Este senhor comentou: Veja, meu amigo, tenho um filho que sai de casa para o trabalho ainda escuro, caia gelo ou faça o maior calor, não tem chuva não tem nada que o faça perder a hora, chega em casa de noite, pega minha caminhonete e vai fazer frete para que eu possa descansar um pouco, vai completar 24 anos e não consegue uma namorada, não me diz nada, mas sinto sua tristeza. Pois as meninas, como essas que o senhor está vendo ali, não querem saber desses predicados, mas sim de quantas vezes alguém passou pelas delegacias, ou até se já matou alguém.

Agora imaginemos um rapaz nessa situação e com um caráter fraco que venha a ler essa notícia das beldades misses ou coelhinhas do Playboy, nem todo traficante é um Apolo, sabemos bem disso, agora quando são presos ou perseguidos, mostradas suas amantes e companheiras, essas sim são verdadeiras divas da beleza, a história das misses está ai para não me deixar mentir, sozinho talvez.

Será que chegaremos ao ponto, ou já chegamos que um jovem para conseguir uma namorada bonita terá que apresentar antes sua ficha policial, e quanto mais extensa for, mais chance de agarrar alguém com bagagem para entrar numa disputa de Miss mundo?

Existe um ditado popular que diz: “Quem trabalha não tem tempo para ganhar dinheiro” Será que quem se encontra no primeiro item, tem chances mínimas ou nenhuma de conseguir uma garota bonita e moderna?

Sinceramente não vi nada de construtivo nessa notícia citada acima, a não ser i endeusamento dos traficantes, entre 8 beldades apresentadas, 50% por cento já esteve ou está envolvida com alguém do tráfico.

Na mesma página mostra as mansões de políticos e ex políticos brasileiros, parece até que querem sacanear o inventor da frase: “O Crime não Compensa”. Será?

quinta-feira, 11 de agosto de 2011


Se Continuar
Assim...

J. Norinaldo.

Se o agora deputado Romário usou palavrões para criticar o ataque da Seleção Brasileira, tem os seus motivos, ainda bem que o ex goleador não assistiu a partida. No começo pensei ver o Ibis vestindo a camisa da Seleção, 79 por cento de posse de bola para a Alemanha é dose para elefante. Romário pode falar o que bem quer, por que gols perdidos por esta agora chamada Seleção brasileira ele não perderia nunca, aliás, nunca vi um jogador ter tanta intimidade com a área adversária como este em questão.

Depois de 20 minutos do primeiro tempo a seleção melhorou, claro, pois se isto não tivesse acontecido e a Alemanha cismasse de chutar para o gol, principal objetivo numa partida de futebol, ai, sim se confirmaria o Ibis Canarinho.

Bem, temos problemas, realmente não deve ser fácil, sair de um campo cheio de areia pintada de verde, se fosse pelo menos de verde e amarelo, para um verdadeiro tapete como o do último jogo. E é claro que tal areia só prejudicou nosso time. Temos o Neymar com febre, que tem nos mandado alguns recados; após o fiasco da Copa América, na primeira partida do Santos FC, o jovem jogador mostrou que joga quando quer e contra quem quer claro que jogar contra jogadores que terminam suas carreiras por aqui, não é o mesmo que enfrentar estrelas européias, também temos que ser justos, jogou para caramba e o Santos perdeu a partida, sinal que firula não ganha jogo.

E na defesa? Estamos bem? Também temos alguns problemas, mas nem tantos, tanto que o único gol do Brasil contra a Alemanha foi causado por um penalty num jogador da defesa, vejam, por exemplo, no Penalty contra nós foi diferente, os atacantes adversário não tem medo da área. Se o Lúcio tiver condições e acredito que terá, será o Coronel da nossa Seleção em 2014, se não ganharmos a Copa teremos pelo menos o que comemorar o jogador que mais jogou Copas do Mundo, junto com o nosso último General agora na reserva Cafú.

A Igreja Católica já está construindo seu Hotel para os turistas da Copa, já que o estado é laico, não sei se o Time que o representa também o é, temo que outras religiões pleiteiem junto ao BNDS também a sua cota, pois nem todo turista é católico. Já ouvi alguém dizendo que pedirá dinheiro para um novo terreiro, afinal os turistas merecem, e que novos atabaques poderão e muito mudar a sorte e até os nomes dos jogadores da Seleção, alguns é claro, afinal o que queremos é uma Seleção e não uma granja.

Assim como o Técnico primeiramente escolhido preferiu ficar no Fluminense, Deus queira que em 2014 não tenha jogador perdendo o vôo ou pegando o vôo para a Indonésia. Que esse evento no Brasil, ia dar o que falar eu não tinha nenhuma dúvida, agora dizer que sabia o que ia falar não fazia a menor idéia, ou tinha, mas nunca me arriscaria a dizê-lo antes.

Falar agora é tão fácil, depois de ver o que vi, e não sei se foi o mesmo que você viu. Tomara que tudo isto não passe de simples estratégia, cada jogo é um jogo e Copa do Mundo é outra coisa, e afinal depois desse tempo todo, será apenas a segunda no Brasil, e que esse Time de agora, faça com que os brasileiros esqueçam de uma vez por todas a primeira, duas vezes não há brasileiro que agüente.

Romário não assistiu à partida, mas o Ronaldinho Gaúcho terá assistido?

segunda-feira, 8 de agosto de 2011



A Novela do Dia a Dia.

J. Norinaldo.

A moda em nosso país atualmente são os programas de Televisão mostrando crimes ao vivo, o apresentador que inventa mais bordões e fala com mais sagacidade de que lugar desses bandidos é na cadeia ou mesmo no inferno, eleva seus milionários salários as nuvens, só se fala em milhões, além da audiência que vai as nuvens. São disputados como verdadeiros troféus pelas emissoras. Assisto às vezes apenas para ter uma idéia do que o povo que assiste TV aberta curte neste país, programas que não levam a nada, ou se levam é ao pânico de uma população já totalmente aterrorizada.

O programa que assistiria assiduamente seria um em que as autoridades mostrassem resultados contra esses crimes, e também membros da sociedade, sociedade essa que não fosse totalmente tutelada a essas autoridades, mostrando providencias como: prometo daqui pra frente pelo menos tentar educar meus filhos, não deixando essa missão a total responsabilidade do governo, e com isto não is transformando na escória que assola essa nação.

Tive um amigo que não perdia por nada esse tipo de programa hoje tão em voga, uma tarde, bem acomodado em sua sala, viu numa reportagem ao vivo, o resgate de um seqüestro, onde dois bandidos eram mortos e os outros presos, para sua total surpresa um dos mortos era seu filho mais novo, pegou um carro e saiu desesperado, entrou numa preferencial e deu de frente com uma carreta, vegetou por algum tempo antes de morrer, sem sequer tomar conhecimento do desfecho do caso.

Uma sociedade que depende em tudo do governo como deveria ser chamada, pois até a educação dos filhos depende do governo, o comportamento dos filhos a culpa é do Palácio e da roubalheira dos parlamentares. Quando é que nosso país vai aprender que para termos uma nação que se preocupe conosco é preciso que tenhamos amor por ela; que não aumentemos a sua população somente para aumentarmos o número de bolsas esmolas cedidas pelo governo?

O que faz um bom jornalista? Sente prazer em anunciar em primeira mão uma catástrofe? Eu já ouvi isto e fiquei deveras apavorado: Com certeza nossa emissora é a primeira a mostrar ao vivo, o que já pode ser considerado o maior desastre aéreo da história do Brasil. Que mórbido! Quando o politicamente correto seria, na minha humilde opinião: “Lamentavelmente, somos a primeira emissora a mostra ao vivo...’’

O que mais se ouve são pedidos de leis mais severas contra essa corja, pedidos de leis que faça com que se contenha o aumento da população sem nenhuma perspectiva, a não ser o caminho do crime, nada. Pessoas que não tem condições de manterem o próprio vício, mas que tem 5 ou seis filhos, por que sabem que não tem nenhuma responsabilidade em educá-los, já que o governo paternalista o fará de qualquer modo com o dinheiro de quem é obrigado a arcar com a maior carga tributária do planeta. Cria-se grande parte dos filhos dessa nação, como Deus criou batata.

A tarde são os programas mostrando os crimes ao vivo e a cores, à noite as novelas mostrando como se destrói os pilares que sustentam uma nação, na madrugada os mercadores de Deus vendendo lotes Céu, e eu, ainda bem que tenho esse cantinho onde agora me encontro, sozinho e sem ninguém para me ouvir, a não ser o próprio silencio.

domingo, 7 de agosto de 2011


O Email e o Tomate.

J. Norinaldo.

A capacidade de criação de certas pessoas, ou mesmo fatos acontecidos podem nos ensinar muito, se quisermos aprender, é claro. Alguém me mandou um email que achei super interessante. Mais ou menos isto: Um homem prestou concurso para trabalhar como faxineiro da Micro Solft, aprovado compareceu ao local onde iria trabalhar; uma moça começou a preencher um formulário, e após algumas perguntas de praxe disparou: seu E-mail por favor. O homem franziu a testa um tanto perplexo e responde: eu não tenho E-mail. A moça então, largando a caneta, olhou para o referido senhor e anunciou: Então amigo, lamento, mas não poderá trabalhar aqui. Isto é a Micro Solft, e o senhor me diz calmamente que não possui um E-mail.

O homem um tanto desiludido, porém sem alternativas, saiu dali cabisbaixo, verificou que tinha no bolso apenas US$ 25,00, (Vinte e cinco Dólares) entrou em um mercado e comprou tudo de tomates, arranjou uma caixa de papelão, colocou cabeça e saiu a vender de casa em casa, horas depois verificava que além de vender todo seu produto, tinha agora US$ 52,00 (cinqüenta e dois Dólares). Tomou gosto pelo mercado e assim fez durante dias, semanas; tempos depois era visto com uma perua cheia de produtos hortifrutigranjeiros, e já conhecido pelos clientes. Dez anos depois era um milionário da distribuição de tais produtos nos Estados Unidos. No final da história estava escrito o seguinte: Você que acaba de ler este texto, é por que possui um email, estão está bem mais propenso a ser faxineiro da Micro Solft, que a tornar-se um milionário. Dá para tirar alguma lição de tudo isto?

Lembro-me dessa história com freqüência, outro dia sai de casa numa tarde muito fria de sábado para tentar começar a realizar um sonho antigo, em fim encontrara alguém que tinha uma voz linda e se prontificara a gravar uma música minha, uma pessoa que passei a admirar pelo empenho e esforço em fazer sucesso na música. Mas, que de repente me trouxe a mente o caso do E-mail. Estávamos tentando fazer com que assimilasse a melodia, o que não é tarefa fácil, quando de repente ela diz: Gente! Vamos parar por aqui, daqui a 10 minutos começa o jogo do Grêmio e não posso perder isto por nada.

Quanto será que ganha cada jogador do Grêmio? E como seria a recepção a minha pessoa se por acaso venha a encontrar algum deles para expor a minha admiração?

Por falar nisto, surpreso encontrei mo meu Orkut um amigo, ex ponteiro do Grêmio e da Seleção brasileira, não vou citar nome, mas tinha uma potencia na canhota inesquecível, aproveitei e lhe mandei um E-mail dizendo o quanto a admirava, faz um bom tempo, ainda estou esperando a resposta, afinal tempo é o que não me falta, e nem e-mails.

terça-feira, 2 de agosto de 2011


Drogas Consumismo e Pedofilia.

J. Norinaldo.

Antigamente havia pedofilia, até mesmo antes de inventarem esse nome, o que não havia era meio para divulgação, e mesmo em muitos casos que ocorriam em família eram encobertos para proteger o criminoso. Nos dias atuais, mesmo com leis que punem severamente tal crime, até parece que isto traz certa adrenalina aos criminosos que não se intimidam.

Quase todo o dia abrimos nossos jornais e lá estão as noticias principalmente de pessoas idosas, em muitos casos figuras de deboches quanto ao sexo, abusando de crianças e adolescentes, está virando moda. Há poucos dias li uma noticia que numa cidade nordestina, um grupo de idosos, homens com até 90 anos, presos pela prática de tal crime.

Se começarmos a pensar um pouco mais atrás, como se diz antigamente, existiam os bordéis, onde mulheres cujo único bem tinha a vender era o próprio corpo como meio de sobrevivência, satisfaziam homens solitários e velhos, feios e desprezados, que não tinham, ou achava, que não tinham mais condições de conquistar ninguém com papo e aparência, e na calada da noite procuravam tais antros.

Tais estabelecimentos também foram desaparecendo, conheci cidades do interior onde existiam 20 ou mais deles, hoje só resta a saudade, e a lembranças de alguma cafetina simpática pela profissão.

Por que desapareceram os cabarés? Por que o mundo ficou mais educado e as mulheres já não precisam mais vender o corpo como meio de sobrevivência? Ledo engano para quem pensar assim. Acabaram exatamente pela falta de lucros, você ia a um cabaré, a primeira coisa que ouvia era: Paga uma Cuba pra mim amor. Não era tão barato essa espécie de amor. Hoje existem meninas lindas e bem nascidas oferecendo serviços bem superiores a preços módicos, dependendo do valor de uma dose de cocaína, crack ou outras porcarias tão em voga no mercado.

Conheci não somente uma, mas várias mulheres com diplomas universitários, se gabando de te-lo pago com 3 ou 4 programas numa noite, por que o dinheiro que o pai mandava, não dava para cobrir as despesas com festinhas.

Não. Nada justifica o abuso com quem quer que seja principalmente crianças frágeis e sem condições de defesa.

Antigamente uma moça que era deflorada antes do casamento, era excluída da sociedade, hoje uma menina com 15 anos ainda virgem, é o mesmo que fosse portadora de uma doença grave e contagiosa, é excluída pela tribo da sua idade, portanto não tem nenhum valor. Uma verdadeira inversão de valores.

E os velhos, sem conhecimento, antigos predadores, hoje sem garras e dentes, mas cultivando ainda a idéia de predadores naturais, buscam mostrar que ainda estão vivos, buscando presas mais fáceis, se antes caçavam aguais e tigresas, agora só conseguem pequenas e inofensivas pombas, que por se acharem seguras justamente pela fragilidade e inocência, terminam como repastos de gengivas consideradas inúteis, mas que ainda conseguem fazer estragos.

Dizer que cabe aos pais cuidarem dos seus filhos, até posso; apenas como retórica, pois sabemos que existem em nosso país, pais fazendo filhos apenas para receber uma bolsa qualquer, para com o dinheiro tomar cachaça ou cheirar porcaria, as crianças que crie quem paga seus impostos em dia e seja o que Deus quiser. Não estou generalizando, mas também não estou inventando. Ou estou?