quarta-feira, 5 de outubro de 2011


O Disquete.

J. Norinaldo.

Quando eu era menino, isto já faz algum tempo, certa vez lá na minha vila, no agreste pernambucano, ouvindo a conversa dos mais velhos numa barbearia, por ai vocês já notam o tempo que faz, barbearia; pois bem, ouvi um senhor contando que durante a segunda guerra, um oficial americano ficou observando um homem que caminhava de um lado para o outro numa praça, fumando um charuto, como o dito cujo nunca tirava o charuto da boca, o oficial saiu correndo e deu-lhe um tremendo tapa jogando o charuto longe, aquilo era uma bomba, assim que o charuto queimasse todo, ela explodiria. Hoje eu sei que ele falava de um computador, lá na minha vila, no agreste nordestino.

Em 1988, 40 anos depois, eu comprava meu primeiro computador, um Pentiun 100 com 8 de memória e um HD de 1.6 e entrava pela primeira vez na Rede Mundial de Computadores, a Internet.

Por não ser comum onde morava, logo arranjei uma gata de 21 anos que passou a ser assídua freqüentadora da minha casa, e tinha algo importante: um disquete. Que tempos depois veio a me causar séria dor de cabeça. Eu conto:

A moça, bonita por sinal, onde ia levava seu disquete, eu não tinha disquete, ela estava sempre trazendo alguma novidade no seu disquete. A minha primeira conta telefônica quase me levou a falência. Certo dia sai de casa bem arrumado para uma reunião com escritores, voltei por volta das 04h00min da manhã, contando uma história que depois da reunião tínhamos nos reunido num barzinho e cerveja vai conversa vem, não notara que o tempo passara, não se a mulher acreditou muito, mas o certo é no outro dia bem cedo, encontrou o disque da Na... Quase digo o nome, pois é, o disquete havia caído no assoalho do meu carro. Fiquei dias e semanas dando explicações, a moça não foi mais navegar, e eu fiquei a ver navios mesmo sem navegação.

Hoje, tenho um micro com 6 Giga de memória, HD com Terabaites, acho que é assim que se diz, já não tem mais nem lugar para disquete, e eu deveria estar muito feliz, não é? Não estou.

Em primeiro lugar, hoje não consigo trazer nenhuma gatinha para navegar comigo na Net, nem uma onça, por que hoje todo mundo tem Internet, é no Not, no celular, no Ipod, Iphone qualquer dia tem Internet até no Ipim, lá na minha vila já sabem que é na macaxeira.

Com tanto avanço na tecnologia, é possível dizer que em nosso país ainda existem pessoas que nunca tiveram um rádio? É sim, eu conheço várias. Como há um ditado que diz que a felicidade está onde queremos que esteja, poderia algumas dessas pessoas serem mais felizes do que nós os Cibernéticos?

Uma pergunta: Se a civilização Maia não tivesse sido extinta, será que o Japão hoje seria o maior fabricante de computadores?



Mentir é Pecado ou Crime?

J. Norinaldo.

Quem é que pode atirar a primeira pedra afirmando que nunca mentiu? A mentira é inerente ao ser humano assim como a necessidade de respirar, então por que reclamamos tanto das mentiras dos nossos políticos? Por que existem mentiras, e mentiras; mentiras que podem salvar uma vida ou muitas, e podem. Agora as mentiras dos nossos políticos mentirosos nos dói por que meche no nosso bolso, seja quando dizem que lá chegando, lutarão contra os autos salários e pelo menos tentarão acabar com a corrupção, lá chegam, e muito ficam por toda vida, votam seus autos salários e não satisfeitos engrossam o bloco dos corruptos. Aqueles que se opõem, muitas vezes sequer terminam o primeiro mandato.

Agora, o que não nos policiamos, com policiamento da banda limpa, é que se algum candidato bater a nossa porta pedindo nosso voto, e falando somente a verdade, nós jamais votaremos nele? Tivemos presidentes em nosso país, que teve votação expressiva pela aparência, elegeu-se com o Slogan de Caçador de Marajás, e o que aconteceu? Para seu próprio bem, foi caçado, caso isto não acontecesse talvez ficasse paraplégico de tanto fazer força para a pose que tinha de Marajá.

Outro que pediu 8 anos de mandato prometendo fazer com que os brasileiros esquecessem o Presidente Getúlio Vargas, o povo que de Carl Lightman não tem nada, ou tem, mas gosta de ser enganado, deu-lhe o que pedia, terminado o prazo, saiu do Palácio da alvorada e 8 dias depois, ninguém mais lembrava dele.

E ai veio um Torneiro mecânico, que dizia o que o povão queria ouvir e entender, também ficou por 8 anos, saiu com uma aprovação de mais de 80 cento dos brasileiros, e ainda elegeu a sua sucessora. E se quiser, e quase certo que quer, voltará, por que o poder seduz.

Agora veja bem: hoje, com a globalização e a facilidade de comunicação que tem a humanidade, a liberdade de imprensa nas grandes nações, e em algumas pequenas também, podemos tomar conhecimento de quase tudo, se com toda essa gama de informação e facilidade os corruptos fazem o que fazem, imaginem no passado, quando os meios de comunicações eram restritos e censurados.

O que a Internet nos trouxe? Um muro liberado para escrevermos ou falarmos quase tudo que pensamos. Para quem? Para nós mesmos, por acaso você faz parte de alguma rede social onde tenha um Deputado, um Senador, um Vereador, um postulante a qualquer cargo político? E se fizer, acredita no que ele escreve?

Os governos estão inclusive facilitando e muito Banda Larga pra todo mundo, por que sabem muito bem que o povo gosta mesmo é de falar, não pensem que não somos monitorados e manipulados por ai também. Até eu que não sou político, dou uma olhada nas redes, e vejo quais os assuntos mais postados.

Exemplo: Orkut, Comunidade, “Odeio Acordar Cedo” 6.885,197 participantes. Será que esta mesma comunidade no Japão teria tantos seguidores? Ou não fazer parte dela é apenas uma pequena mentira?

terça-feira, 4 de outubro de 2011


Onde Está a Crise?

J. Norinaldo.


A palavra que mais se ouve atualmente nos tele jornais e se lê nos jornais escritos é: “Crise”. É medo de calote desse ou daquele país, reuniões de emergência uma verdadeira paranóia. Enquanto isso, no pais das maravilhas, também se fala muito em dólares, milhões, bilhões, mas não de divida a ser paga, e sim em gastos com estádios de futebol, aeroportos sendo modernizados, hotéis sendo construídos, inclusive para féis, e não são a torcida do Corinthians, mas sim adoradores de Nossa Senhora Aparecida. O Rock In Rio com ingressos que chegaram a RS 1.000,00 atraiu por volta de 600 mil fãs, nossos tribunais fazem serão para julgar políticos por roubo ou lavagem de dinheiro, e não se fala também em pouca coisa.

Também temos crise, mas pelo cenário visto não é de dinheiro, e sim de vergonha, de educação e de civismo. Não que os jovens ou os adeptos do Rock parem de curtir a sua barulheira, mas o que houve no Brasil, e tem havido freqüentemente, é uma demonstração de excessos, como uma nação que está botando dinheiro pelo ladrão, uma verdadeira esnobação, enquanto grande parte da população desse mesmo país morre a míngua amontoados em corredores e até banheiros de hospitais imundos e infectados, onde muitas vezes o pobre é internado com gripe e sai de lá num caixão vitima de infecção hospitalar, ou mesmo por erros médicos, com vaselina nas veias e outras barbaridades.

Na educação, o salário de um parlamentar corresponde a mais do que o de 440 professores, não bastasse isto, dar para contar nos dedos deputados e senadores deste país que não estão envolvidos em corrupção.

Não sou contra o Rock In Rio, principalmente por que divulga a música raiz do nosso país, que afinal são as estrelas principais, portanto, pagamos para ver o que é nosso. Desinformado eu? Por quê? Com certeza meia dúzia de gatos pingados compareceu ao evento para verem e vibrarem com estrangeiros.

Li num livro sobre auto-ajuda, que numa crise, a primeira coisa a ser feira com um pouco de criatividade manipular a própria palavra, e sem tirar nem por formar a palavra “CRIE-SE”. Portanto está mais do que na hora de criarmos vergonha.

O Próximo Rock In Rio é em Portugal se não me engano.

sábado, 1 de outubro de 2011


Criticar é tão fácil.

J. Norinaldo.

Duas pessoas me chamaram a atenção nos noticiários dessa semana: Gretchen como garçonete de um restaurante em Orlando, cidade muito visitada por brasileiros, e Sharon Stone, musa da beleza e da sensualidade em sua época. A Sharon, desculpem a intimidade, quando olhei rapidamente sua foto, pensei que fosse a Secretário de Estado Norte Americana, não que Hilary não tenha sido bela e ainda o é, e até parecida com a atriz, eu acho. Mas ao lembrar do cruzar de pernas de Sharon naquele famoso filme; hoje aos 53 anos de vida, apesar que bem vividos creio eu, teria coragem de repetir o gesto?

Gretchen, está descobrindo agora o que é o preconceito, não um preconceito de firulas, de alguém conservador, que a recriminava por ganhar a vida exibindo o bum bum, mas um preconceito pior, quem sabe de alguém que já babou por ela e o seu famoso bum bum, e agora a fotografa como garçonete e coloca na Internet por galhofa.

Outra coisa que também me chamou a atenção, Sharon com 53 e Gretchen com 52 anos, a segunda parece a mãe da primeira, nesse caso a primeira pode perfeitamente voltar a cruzar as pernas desprovida de calcinhas, enquanto a segunda deve no máximo escutar o melô do Bum Bum. É a vida, fazer o que...

Vou confessar uma coisa aqui: fazem mais de 25 anos que não assisto a nenhum filme da Julie Andrews, não sei que nome se dá a isto, mas prefiro ter em mente a sua imagem como A Noviça Rebelde, imagem pela qual me apaixonei perdidamente, e desde então qualquer mulher que tenha os olhos parecidos tem em mim um admirador.

O que na verdade mais me chamou a atenção sobre a Gretchen, é que a noticia tem uma conotação preconceituosa, como se a ex rainha do Bum Bum, como se a mesma tivesse feito sucesso na época, usando o Bum Bum da segunda atriz em questão. Apesar dos 15 milhões de discos, eu disse discos por que eram assim chamados na época do Bum Bum, não cabe a mim e nem a ninguém especular ou cobrar nada dessa senhora, que para mim deu uma grande demonstração de sensatez e coesão, não tendo nenhuma vergonha de trabalhar de garçonete, primeiro por que qualquer trabalho dignifica talvez muito mais que balançar a bunda para agradar tardos em cima de um palco.

Mas, fica um exemplo das duas para quem quiser guardar: Tudo na vida tem seu momento, mas também, tudo na vida passa. Nem sempre um Bum Bum terá o mesmo valor, assim como nenhuma mulher poderá cruzar as pernas desprovida de calcinhas, para bilhões de pessoas verem e se deliciarem, sem que um dia isto por ventura venha acontecer, e esses mesmos bilhões virarem os rostos imediatamente constrangidos.

A Gretchen foi e é digna de respeito, pois como li sua declaração de que se for preciso se prostituir, para dar comida aos seus filhos fará. Imaginem se a Gretchen resolver abrir um Bordel, quantas filhas de preconceituosos não a acompanharão, pela fama de que já gozou. E ai, ao invés de: Sai um Hambúrguer quentinho para o cliente; Gritar: Salta um Bum Bum novinho para o tarado. Fuiiiiiiiiiiii.