quarta-feira, 30 de novembro de 2011


Ser ou Não Ser, Eis a Confusão.

J. Norinaldo.

Eu estava no Rio de Janeiro, servindo em um quartel dos Fuzileiros Navais, e como deixara a família em Mato Grosso do Sul, morava praticamente no quartel, e após o expediente tinha todo tempo livre. Surgiu um curso de inglês para os oficiais e como eram poucos completaram com os sargentos que quisessem fazer o tal curso. Eu entrei, fiz um curso muito bom, com uma excelente professora e já me considerava falando fluentemente a língua. Fui para a reserva e não tive oportunidade de continuar praticando; hoje 15 anos depois não falo quase nada e nem entendo tampouco.

O que gostaria da saber na realidade é o seguinte: nunca houve em nosso país tanta facilidade para se entrar numa faculdade, nossa cidade, por exemplo, que há 4 anos ganhou uma faculdade Federal, portanto está formando a terceira turma de comunicação, temos nesta cidade dois jornais semanais, dos quais nem todos que escrevem são remunerados, aliás a maioria, alguns desses jornalistas saem daqui para fazer mestrado ou outros cursos em outras cidades, mas o certo é que a maioria fica mesmo aqui, fazendo o que?

Conheço pessoas formadas e que nunca exerceram a profissão, conheci médicas vendendo roupas ou coisas vindas do Paraguay, conheci psicólogas vendendo mel e jornalistas encarregadas da merenda em uma escola. Será que estamos pagando com nossos impostos, universidades que fornecem um diploma que só serve para colocar alguém uma cela especial caso venha a ser preso? Que queremos apenas estatísticas, mostrarmos que temos grande número de jovens nas universidades para nada?

Já fui muito bom com as palavras cruzadas, outro dia, uma amiga minha, bacharel em direito, se encontrava fazendo uma e faltavam poucas a serem fechadas, uma dessas, por incrível que pareça era: “habeas Corpus”, porém ela não completara por que escrevera “Abeas Corpos”. Por falta de intimidade ou por vergonha, apenas lhe disse: às vezes erram e ai, é impossível completarmos, mas a resposta vem no próximo número, e cai fora apavorado. Um advogado amigo meu, contou-me que uma colega numa reunião de doutores, disse: que absorvera seu primeiro cliente, o que de certa forma não prova a total ignorância da doutora se esta se referiu a ter engolido seu cliente, o que é plausível. Não pela garganta, ou também por ela.

Falando de Comunicação e Direito, até que dá para aturar certas coisas como acima citado, porém em Medicina a coisa fica mais crítica, imaginem que li numa Revista especializada dos Estados Unidos, um artigo de um médico onde dizia o seguinte: “A maior causa de morte no mundo, não é o câncer, a Aids, ou Enfarto, e sim os médicos”. Eu acredito que dar para entender.

Ah! Alguns erros encontrados neste texto peço sua indulgencia e absolvição, não tive oportunidade ou pertinácia suficiente de estudar, pelo menos para chegar a uma universidade. Bem que sonhei muito com isto.


terça-feira, 29 de novembro de 2011



Enquanto isto no país das maravilhas-Brasil.

J. Norinaldo.

Crescimento da economia do país cria 19 milionários por dia, diz "Forbes"

Enquanto os países ricos da Europa são manchetes nos jornais por causa de uma grande crise e falta de perspectivas de crescimento, a revista Forbes importante veiculo de comunicação econômica diz que crescimento cria 19 milionários no Brasil por dia. Afinal qual o significado desse fenômeno? Passamos a vida inteira até então, ouvindo de pessoas entendida, que a dívida externa do Brasil, não era externa, e sim eterna; números alarmantes da população abaixo da linha da miséria. Ai, surge um fato totalmente inusitado, um torneiro mecaninco é eleito presidente do pais, bem ai nem preciso dizer nada sobre os presságios, o capital estrangeiro vai se evadir do país no dia seguinte, a falta de competência e de uma faculdade vai levar o país direto ao abismo, agora estamos perdidos de vez.

Nada disso aconteceu, e melhor aconteceu justamente o contrário, o país passou a crescer economicamente, tem dinheiro a dar com um pau, apesar de não ter diminuído a corrupção, ou ter sido liberada sua divulgação, mas eis os fatos não apregoados pelo governo, e sim por esta revista estrangeira de tanto prestígio.

Copiamos tanto tudo que acontece na Europa e Estados Unidos por tanto tempo, será que não está na hora de sermos por eles copiados? Ou será que não existem torneiros mecânicos na Europa ou nos Estados Unidos? Conseguimos provar com fatos que diplomas Universitários não faltaram aos nossos governantes anteriores, alguns que não fariam vergonha governando países desenvolvidos na Europa, digo fazer vergonha na maneira de falar, de prometer, na maneira de agir fariam vergonha em qualquer lugar.

Ou será que para a Europa e os Estados Unidos, a crise ou uma total recessão é melhor que ter um presidente que poderá vir a dar gafe falando em público, mas que poderá salvar o país da gafe do calote de suas dívidas?

segunda-feira, 28 de novembro de 2011



O Boni No Jô e o BBB no BoBoBo.

J. Norinaldo.

Eu ouvi o anuncio na TV da entrevista do José Bonifácio, o Boni, no programa do Jô e não podia deixar de assistir, por que? Sinceramente não sei, e sei, mas talvez não valha a pena dizer, é isto. O certo é que assisti, o Boni seria para a Televisão brasileira, assim como Maluf para a corrupção, é isto, difícil falar de um sem lembrar do outro. Foi muito bom ter assistido essa entrevista, descobri algo que já sabia, mas que não adiantava nada saber, por que ninguém acredita em alguém que não tem o cartaz do Boni ou do Jô, isto nem precisava dizer. Mas, vamos lá ao que descobri já sabendo e que agora posso falar com autoridade: Em dado momento da entrevista, o Jô diz para o Boni: Mas, eu lembro que quando fazia tal programa, encontrei com você no corredor que me disse: O programa é moderno, mas não presta. E o Boni responde: é verdade, era realmente moderno, mas inteligente, e não podemos perder o contato com o público. Bingo, ai está minha grande descoberta, o povo gosta de merda. E outra grande descoberta correlata, o Boninho é o responsável pelo Big Brother, se o Boni deu este aviso tão importante a alguém tão inteligente como o Jô, não deixaria que o Boninho fosse ser responsável por um programa também inteligente. Morou? Alguém ai conhece algum programa inteligente na TV brasileira? O Jornal Nacional? Epa! Este não é programa, é espetáculo.

Ah! E ainda tem gente que confunde o Boni com o Boninho, na hora de pedir uma vaguinha no BBB, de burro esse povo não tem nada, gostar de merda é outra coisa, afinal acostuma né?

quarta-feira, 23 de novembro de 2011


Chamar estudante da USP de maconheiro é absurdo, diz Fernando Henrique Cardoso (fonte UOL)

Estudantes da USP propõem a criação de um maconhódromo

Por Fabio Flores Categoria Bizarro, Jornalismo Mentira, Ninguém Merece

22tweetsretweet

Como os chamaremos?

J. Norinaldo.

É claro Presidente, maconheiro é coisa para pobres, quem consegue chegar a USP não pode ter essa classificação, afinal é um universitário da USP, que apesar de no Rank das melhores faculdades do mundo em 500 ficou em 101º Lugar, Se aqui quem fuma maconha, mas é universitário da USP chama-lo de maconheiro é ridículo, imagine os fumantes das mesma erva mais que estudam em Harvard. Não sou contra a descriminalização das drogas, afinal usa quem quer, defendo mais, o baixo preço, para que ninguém precise me roubar nada para manter o seu vício. Porém sou contra pagar o tratamento depois através do SUS, quem ficar doente por causa do seu vício que arque os ônus. Outro dia, esperava minha mulher na frente de um hospital, fazia muito calor, e um guarda que cuida da entrada me dizia: Veja o senhor, eu, um trabalhador que não fumo, não bebo e nunca usei drogas, estou aqui nesse calor sem sequer um ventilador velho para amenizar este forno; enquanto isto, ai dentro, no local onde ficam os drogados, tem TV de não sei quantas polegadas em LCD, ar condicionado e outras mordomias. Pagos com recursos próprios, por mim podem colar até belas gêmeas para que se divirtam, champanhe e caviar a vontade, agora com os meus impostos também não. Talvez por defender publicamente atitudes como essa, nosso ex presidente, pediu e o povo lhe deu 8 anos de mandato prometendo que após estes o povo brasileiro esqueceria o presidente Getúlio Vargas, após cumpri-los, saiu e oito dias depois i povo já o havia esquecido. Não o Getúlio, mas FHC.

Maconheiro é Maconheiro, universitário ou farofeiro, a maconha pode ser até mais fina, o que não muda o Título.

domingo, 20 de novembro de 2011


Crise Ideológica.

J. Norinaldo.

Fala-se tanto em crise, na Europa, nos Estados Unidos enquanto no Brasil anuncia-se grandes shows, que são assistidos por milhões principalmente de jovens totalmente alheios ao que se passa lá fora. Tenho um amigo que vive nos Estados Unidos há mais de 20 anos, telefonou-me contando que tinha uma pequena empresa em Miami, e que antes da tal crise queria vende-la e pedia o justo preço de US$ 250.000; estourou a tal crise e a vendeu por US$ 50.000. O que na realidade mostra que a crise é pelo menos 4 vezes maior do que imaginamos nós de certa forma não diretamente envolvidos. Muitas vezes fui criticado por defender e gostar dos Estados Unidos e assim continuo. Descoberto quase na mesma época que nosso país, tornou-se a potencia do planeta, em riqueza, tecnologia e força. Enquanto nós, mudamos muito pouco em relação ao início, a não ser por sermos considerado um país alegre, termos o melhor futebol do mundo além das nas mesmas proporções o carnaval. Grita-se contra essa nação por dificultar a entrada de imigrantes, trata-los mal quando lá já estão, mas selecionamos aqueles que podem frequentar nossa casa. Por que ninguém tenta entrar clandestinamente no México, ou faz isto apenas com a intenção de arriscar a própria vida tentando atravessar a fronteira para os Estados Unidos? De quantos já ouvi dizer: este país só é a potencia que é hoje, por explorar os mais pobres, muitas vezes as mesmas pessoas que vão ao Paraguay, compram algo por R$ 50,00 e vendem no Brasil por R$ 200,00 sem nenhum remorso. Como citei lá em cima, grandes shows, grandes eventos direcionados quase que exclusivamente para a juventude, e esta como sabemos não detém o poder aquisitivo, por tanto os pais pagam tudo para eles, em troca do afeto, da amizade e do acompanhamento na vida, por isto é que não estão nem ai para crise. Não quero e nem pretendo nenhum tipo de privilégio o dia que resolver viajar para os Estados Unidos, meu sonho é visitar Nova York, entenderei os obstáculos que terei que enfrentar, até humilhações. Sabe por quê? Por faço parte de um país que tem uma das maiores taxas de invasões a esta nação, portanto, muitas vezes as críticas não são verdadeiras. Sou fã dos Estados Unidos, sem bajulação, assim como de qualquer nação organizada e bela, principalmente onde não impere a impunidade e a corrupção.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011



Quando o crime Compensa. Será?

J. Norinaldo.

Lendo no UOL a reportagem sobre a Xerifa da Rocinha, pude ver quanto espaço a mídia dispensa ao crime, com toda certeza essa mulher servirá de estereótipo a muitas meninas bonitas, bem nascidas ou não. Caso seja presa e nada a justiça tenha contra ela, a não ser a beleza corporal e a falta de neurônios, posará nua para alguma revista masculina e continuará não mais como Xerifa, mas sim como rainha; e isto não passa de maneira nenhuma despercebido por milhares de moças bonitas e com as mesmas características. Num recente concurso de Miss Universo, aqui mesmo neste portal, se mostrou moças que tentavam representar a beleza universal, que já haviam se envolvido com traficantes; não sei dizer se em tais concursos o histórico tem algum valor, ou se o moral também é jugado. Sempre pensei o seguinte: Quando vemos nos meios de comunicações, grandes astros, pessoas milionárias, belas e famosas envolvidas com uso de drogas, isto passa uma mensagem nada subliminar que se estas realmente fossem ruins, só quem usaria seriam os pobres e os loucos, por isto hoje o planeta sofre de um câncer para mim incurável. Uma “vez ouvi de um bandido a seguinte frase:” Posso até viver pouco, mas viverei como quero”. E eu me pergunto: Será que muitos não pensam o contrário? Valeria a pena viver muito tendo como única droga a vida? Quem sabe depois da Xerifa da Rocinha, e como citei acima pela falta de neurônios suficientes, não apareçam: a princesa do Morro do Alemão, a rainha do Dendê e tantas outras preciosidades que ornamentam o crime. Nos chats da Internet com certeza aparecerão meninas com Nikname de Xerifa da Rocinha, e isto significa algo, ou quem sabe não consiga até um Fâ Club.

Mas afinal, qual seria o crime da Xerifa? Mandar espancar uma moça que a chamou de Viúva Negra? Nesse país onde uma mulher é espancada a cada minuto impunemente? Talvez seja processada por preconceito, caso venha a declarar que foi do Negra que não gostou. Pelo que sei, amor bandido faz muito sucesso com algumas duplas certanejas.Em fim, apesar de reconhecer a minha insignificância, também estou dando espaço a ela. Não sou de ferro.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011


Presídios do sul da Califórnia passarão a cobrar diária de US$ 142 dos detentos.

Se a moda Pega.

J. Norinaldo

Como será que funcionará? Quem não pagar vai para a prisão como já está preso apenas continua lá. Se a medida é para economizar me parece ortodoxa. Se fosse aqui no Brasil. Ai sim iria funcionar sem muitos problemas, logo se criaria a bolsa prisão, solução rápida e prática; quem nunca pisou numa prisão e paga seus impostos em dias, seria onerado mais uma vez, mas tudo bem já estamos acostumados. Se a crise americana chegou ao ponto de se pensar em deixar criminosos soltos para cortar gastos, também é uma faca de dois gumes, haverá mais roubo e mais crise. Isto é o que chamo de Sinuca de Bico. Os americanos estão pensando em cobrar diárias de presos, por que costumam prender gente rica, por aqui não colaria, ricos não vão para a prisão; e quando esporadicamente acontece, ficam presos em suas próprias mansões.

Se a moda pega, é claro que num futuro bem próximo esse preço atual terá mudanças, US$ 142 para cadeias comuns, a surgirão aquelas com estrelas, podendo chegar a US$ 5.000 uma cadeia 5 Estrelas. Não pensei viver para ver e ler tal tipo de noticias, se a crise continua como está, quem sabe em breve estarão cobrando altas taxas por liberdade total, para alguns, enquanto outros são executados mesmo que as evidencias mostrem que não deveriam. A crise não é só financeira, e nem a maior.

Por aqui, o que mais leva gente a cadeia é o não pagamento de pensão alimentícia, já pensou além disso ter que pagar diária na prisão? Hilário não? Chegar alguém autuado em flagrante por algum crime, e após a verificação do seu histórico alguém dizer: Sinto muito, este homem não pode ficar preso, não tem como pagar nossos serviços. Mas, para os americanos ainda existe uma solução, exportar seus criminosos para países emergentes, outro dia li algo na Internet muito criativo e sugestivo: Enquanto na entrada de Nova York existe a Estátua da Liberdade com uma tocha acesa, para não deixar entrar pilantras de outros continentes, no Brasil, no Rio de Janeiro há o Cristo Redentor de braços abertos dando boas vindas aquém quiser entrar. E por aqui, um americano tem um valor...