quinta-feira, 30 de agosto de 2012


MINHA DOCE LOUCURA.
J. Norinaldo.


Uma amiga viu no Facebook uma foto da Simone de Beauvoir copiou e me enviou com o seguinte texto: Caro Nori, como sei o quanto veneras esta mulher, me vi na obrigação de enviar esta foto tirada em 1960 ela e o Sartre na praia de Copacabana no Rio de Janeiro, sei que já faz muito tempo, até por que ela veio a falecer 1986, mas, pelo menos mata um pouco da saudade da tua musa.
 Respondi agradecendo: Te agradeço o carinho minha querida, mas, Simone não morreu, lestes a noticia errada, a semana que passou ainda estive com ela, fizemos pelo interior da França uma verdadeira viagem de bicicletas, acredite, de bicicletas e foi muito divertido mesmo, olha para reforçar minha assertiva, já temos até um novo encontro, vamos nos encontrar num lugar que considero encantado que se chama “Balanço Final” lindo nome não?
Minha amiga deve ter ligado ou conversado com outros amigos que temos e dito: Você tem visto o Norinaldo? Conversado com ele? Acho que ele não está bem. Quem sabe, um bom psicólogo ou um psiquiatra...
Não minha amiga! Estou muito bem, e sempre muito bem acompanhado, dificilmente não encontrarás ao lado da minha cama alguns desses amigos como: Simone, Sartre, Schopenhauer, Victor Hugo, Virgínia Woolf, Tolstoi e tantos outros que trato com intimidade justamente por considera-los amigos, daqueles que nunca deixam que eu me sinta sozinho.
Não minha querida amiga, não estou louco, aliás, estou melhorando, pois com a visão diminuindo, já não leio tanto como antes, mas enquanto puder aumentar as letras, seguirei sem querer me curar dessa doce loucura.
Muito obrigado pela foto da Simone e do Sartre, só lamento que na época me encontrando tão perto, não pude vê-los ou mesmo quem sabe falar com ambos. Naquela época, com 13 anos eu já os conhecia de vista...




quinta-feira, 23 de agosto de 2012




CABO BRUNO ALELUIA.
J. Norinaldo.


Não sei se já contei por aqui a história de um colega de farda que era evangélico, pregava no quartel durante os horários de folga, o que era permitido a qualquer religião. Este jovem contava uma história pessoal de crimes, como assalto a mão armada, roubos e outros, talvez por inexperiência ou mesmo inocência dava datas o que mostrava que tais crimes não eram prescritos. Sempre alegando que a religião que pregava, o tinha livrado de todos eles, e que agora era uma pessoa íntima de Jesus. A seção de informações começou a investigar tais fatos, eu inclusive fui a uma determinada área de Duque de Caxias onde o jovem nascera e vivera grande parte da sua existência, quando apresentei meu relatório causou espécie aos meus chefes, nada tinha na história daquele menino que desabonasse a sua conduta, foi a opinião de todos os argui idos. Na  verdade no final foi o que ficou comprovado, uma excelente pessoa, se passando por ex criminoso para atrais fies para sua religião.
Vejo agora a saída do Cabo Bruno da prisão após 27 detido, 120 anos de pena, em fim Cabo Bruno está livre, na cadeia, converteu-se e se transformou em pastor, o que talvez tenha levado as autoridades a solta-lo mais cedo, bom comportamento; o  que não é muito comum em pastores aqui fora, os jornais estão cheios de manchetes mostrando falcatruas das mais altas praticadas por alguns desses escolhidos, por quem eu não posso afirmar, posso apenas deduzir que por si mesmos para representarem Deus, aqui entre nós, também não garanto que deus.
O certo mesmo é, que se praticar crimes serve de abono a carreira de pastor, Cabo Bruno Ou Florisvaldo precisará apenas de boa memória para desfilar sua extensa lista, locais e datas, sei lá, talvez até não haja exigência e teremos em breve mais um grande rebanho tendo a frente este grande líder ou pastor. E quem sabe,  sendo os crimes verdadeiros, assim também seja o arrependimento quem me garante que não teremos em fim uma igreja onde não haverá desvios, ou qualquer outro crime, justamente por respeito ao Pastor Bruno. Afinal dizem Que Deus escreve certo por linhas tortas.
Existe uma piada de duas senhoras que batem a porta de um senhor já de certa idade, num domingo bem cedo, se apresentado como irmãs de Cristo, e que o dono da casa pergunta: Jesus Cristo? Sim!  Este mesmo, respondem em coro.  E que o referido senhor diz: Mas, estão muito bem conservadas.
Quem sabe teremos muito em breve a nova Igreja do Brasil “ O Esquadrão da Fé  do Cabo Bruno”.
Outra coisa que me chamou a atenção foi a aparência do Cabo, se estas fotos apresentadas no G1 são recentes, isto depõe e muito a favor do conceito de presídio, não causará espécie se algum matador se apresentar para ser preso e dar uma melhorada no visual, saindo de lá de bem com a beleza. Paga eu, Pega eu que, eu sou do esquadrão!

domingo, 19 de agosto de 2012






O Abismo com Certeza.
J. Norinaldo.


Às vezes me flagro pensando coisas que na verdade até Deus duvida, tem ocorrido em países como os Estados Unidos da América, de jovens sem nenhum motivo aparente atirarem contra seres humanos abatendo-os  como faziam os índios antigamente com os búfalos, sendo que os índios tinham um objetivo, matar a fome. Hoje não é incomum tomarmos conhecimento que pais, mães e avós, ficam durante horas diante de um computador, navegando por redes sociais alheios a tudo e a todos a sua volta. E ai, tem outra parte que faz parte justamente dessa sua volta, os filhos e os netos, bisnetos e por ai vai.
Por que estou escrevendo esta crônica, hoje, dia 19 do corrente, exatamente num domingo são agora 17:17h de uma tarde agradável em uma cidade do interior gaucho, e onde um coronel do exército brasileiro criou talvez com a melhor das intenções, um concurso de bandas marciais escolares, e como diz um ditado popular, de boa intenções o inferno está lotado, este concurso, vem pelo menos a minha pessoa, causando um estrago terrível, não o concurso em si, que se realiza num dia e pronto; os ensaios, estes sim são uma verdadeira tortura durante quatro ou cinco meses, por vezes começando as 08:00h indo até as 22:00h.
Pois bem, hoje é domingo, agora 17:21h e estou ouvindo os bumbos no cais do porto, local de ensaio dessas bandas que para mim são malditas. Fico imaginando o que se passa na cabeça de jovens com idades entre 12 e 16, num domingo a tarde o melhor programa ser bater bumbo sem nenhuma criatividade, pois me lembro de algumas bandas no Rio de Janeiro, que durante os intervalos rola o melhor do samba, aqui nem van era sabem tocar, é só p maldito: Bum, BumBum, bum bum bum!
Já me disseram o seguinte: enquanto eles estão ali batendo, temos a certeza que não estão cheirando, roubando, ou fazendo coisas piores. Meu Deus, então é essa nossa juventude de hoje? Talvez meus amigos, o barulho dos tambores me causa mal pela repetição e a falta de criatividade, para essa juventude faça com que esqueçam o abandono dos pais, dos avós e até por isto não tenham mais amizades, coisas do tempo em que a tecnologia não aproximava os distantes e separava os que estão perto.
Nem em todos os lugares existem coronéis com saudades da caserna para criarem tais concursos, e ai vem os atiradores, que sabem que assim chamarão a atenção mesmo daqueles mais viciados, que mesmo avisados da tragédia ainda dão uma curtidinha por que ninguém é de ferro.
É realmente lamentável o que estão fazendo com a nossa juventude, esta que certamente dirigirá as nações, quem tem paga, tudo, inclusive a droga em troca da amizade e afeto, que não pode dar por causa dos amigos das redes sociais, ou mesmo de outros vícios que tantos se enganam atribuindo somente a esta mesma juventude, quem não pode por falta de dinheiro, solta no mundo ou procura uma vaga em alguma banda; e assim caminha a humanidade, destino: O Abismo com certeza. Ou aos atiradores sem sentido, mas que o mundo tem sentido suas iras.




Sonho e Realidade.
J. Norinaldo.



Interessante! Acordei hoje realmente maravilhado com um sonho que tive. Estava numa situação terrível, perdera tudo que tinha e até o que não tinha, chegava em casa que na verdade era um apartamento no décimo quinto andar e nem me deixavam subir pelo elevador, então fui por uma escada de madeira, estreita e escura; de repente comecei a chora e a pensar no que fazer. Quando um senhor usando um chapéu coco muito engraçado, que vinha na direção oposta, nem sei como conseguíamos passar os dois naquela escada, e como se eu em vez de pensar tivesse lhe perguntado, me respondeu: Engraxe os sapatos. Eu me lembro de ter ouvido esse conselho de um pai para a filha, num filme há muitos anos, na época não entendi direito. Quando a vida lhe parecer não tem mais nenhuma graça, ou lhe tenham tirado quase tudo de valor, se lhe sobrar uma moeda, engraxe os sapatos.
Na minha cidade não tem mais engraxate. Mas, como os dragões na cabeça das crianças, os engraxates ainda existem nos sonhos.


quarta-feira, 15 de agosto de 2012




Como tem mal que vem para o bem. E Como!
J. Norinaldo.


Quero agradecer de coração a quem criou em minha cidade um concurso de bandas escolares, que ensaiam de abril a setembro, muitos dias das 08:00hs as 22:00hs com espaço para o almoço. O mesmo ritmo, o mesmo som, durante tanto tempo, uma verdadeira tortura. Já pensei em me matar, na falta de recursos para ir embora. Porém, por que os agradecimentos agora? Acordo tarde, escrevo até altas horas, passei 31 anos da minha vida desfilando com esta Banda que mostro ai embaixo. Pela manhã não conseguia dormir; agora, fiz uma coleção de musicas do meu gosto, assim que rufam os tambores, coloco meus fones e viajo ao paraíso, com:
Andréia Bocelli, Sara Brightamn, Celine Dion, Frank Sinatra, Gigliola Cinquetetti, John Lennon, Nat Kimg Cole, Petula Clark, Simon e Garfunkel e tantos outros. Muito Obrigado ao Coronel meu amigo que inventou tal concurso, e a todos que o aprovaram e aprovam. De coração muito obrigadooooooooooooooo!

Com esta Banda que Veem ai, desfilei durante 31 anos, não é soberba, mas não merecia tal tortura.