quinta-feira, 23 de agosto de 2012




CABO BRUNO ALELUIA.
J. Norinaldo.


Não sei se já contei por aqui a história de um colega de farda que era evangélico, pregava no quartel durante os horários de folga, o que era permitido a qualquer religião. Este jovem contava uma história pessoal de crimes, como assalto a mão armada, roubos e outros, talvez por inexperiência ou mesmo inocência dava datas o que mostrava que tais crimes não eram prescritos. Sempre alegando que a religião que pregava, o tinha livrado de todos eles, e que agora era uma pessoa íntima de Jesus. A seção de informações começou a investigar tais fatos, eu inclusive fui a uma determinada área de Duque de Caxias onde o jovem nascera e vivera grande parte da sua existência, quando apresentei meu relatório causou espécie aos meus chefes, nada tinha na história daquele menino que desabonasse a sua conduta, foi a opinião de todos os argui idos. Na  verdade no final foi o que ficou comprovado, uma excelente pessoa, se passando por ex criminoso para atrais fies para sua religião.
Vejo agora a saída do Cabo Bruno da prisão após 27 detido, 120 anos de pena, em fim Cabo Bruno está livre, na cadeia, converteu-se e se transformou em pastor, o que talvez tenha levado as autoridades a solta-lo mais cedo, bom comportamento; o  que não é muito comum em pastores aqui fora, os jornais estão cheios de manchetes mostrando falcatruas das mais altas praticadas por alguns desses escolhidos, por quem eu não posso afirmar, posso apenas deduzir que por si mesmos para representarem Deus, aqui entre nós, também não garanto que deus.
O certo mesmo é, que se praticar crimes serve de abono a carreira de pastor, Cabo Bruno Ou Florisvaldo precisará apenas de boa memória para desfilar sua extensa lista, locais e datas, sei lá, talvez até não haja exigência e teremos em breve mais um grande rebanho tendo a frente este grande líder ou pastor. E quem sabe,  sendo os crimes verdadeiros, assim também seja o arrependimento quem me garante que não teremos em fim uma igreja onde não haverá desvios, ou qualquer outro crime, justamente por respeito ao Pastor Bruno. Afinal dizem Que Deus escreve certo por linhas tortas.
Existe uma piada de duas senhoras que batem a porta de um senhor já de certa idade, num domingo bem cedo, se apresentado como irmãs de Cristo, e que o dono da casa pergunta: Jesus Cristo? Sim!  Este mesmo, respondem em coro.  E que o referido senhor diz: Mas, estão muito bem conservadas.
Quem sabe teremos muito em breve a nova Igreja do Brasil “ O Esquadrão da Fé  do Cabo Bruno”.
Outra coisa que me chamou a atenção foi a aparência do Cabo, se estas fotos apresentadas no G1 são recentes, isto depõe e muito a favor do conceito de presídio, não causará espécie se algum matador se apresentar para ser preso e dar uma melhorada no visual, saindo de lá de bem com a beleza. Paga eu, Pega eu que, eu sou do esquadrão!

domingo, 19 de agosto de 2012






O Abismo com Certeza.
J. Norinaldo.


Às vezes me flagro pensando coisas que na verdade até Deus duvida, tem ocorrido em países como os Estados Unidos da América, de jovens sem nenhum motivo aparente atirarem contra seres humanos abatendo-os  como faziam os índios antigamente com os búfalos, sendo que os índios tinham um objetivo, matar a fome. Hoje não é incomum tomarmos conhecimento que pais, mães e avós, ficam durante horas diante de um computador, navegando por redes sociais alheios a tudo e a todos a sua volta. E ai, tem outra parte que faz parte justamente dessa sua volta, os filhos e os netos, bisnetos e por ai vai.
Por que estou escrevendo esta crônica, hoje, dia 19 do corrente, exatamente num domingo são agora 17:17h de uma tarde agradável em uma cidade do interior gaucho, e onde um coronel do exército brasileiro criou talvez com a melhor das intenções, um concurso de bandas marciais escolares, e como diz um ditado popular, de boa intenções o inferno está lotado, este concurso, vem pelo menos a minha pessoa, causando um estrago terrível, não o concurso em si, que se realiza num dia e pronto; os ensaios, estes sim são uma verdadeira tortura durante quatro ou cinco meses, por vezes começando as 08:00h indo até as 22:00h.
Pois bem, hoje é domingo, agora 17:21h e estou ouvindo os bumbos no cais do porto, local de ensaio dessas bandas que para mim são malditas. Fico imaginando o que se passa na cabeça de jovens com idades entre 12 e 16, num domingo a tarde o melhor programa ser bater bumbo sem nenhuma criatividade, pois me lembro de algumas bandas no Rio de Janeiro, que durante os intervalos rola o melhor do samba, aqui nem van era sabem tocar, é só p maldito: Bum, BumBum, bum bum bum!
Já me disseram o seguinte: enquanto eles estão ali batendo, temos a certeza que não estão cheirando, roubando, ou fazendo coisas piores. Meu Deus, então é essa nossa juventude de hoje? Talvez meus amigos, o barulho dos tambores me causa mal pela repetição e a falta de criatividade, para essa juventude faça com que esqueçam o abandono dos pais, dos avós e até por isto não tenham mais amizades, coisas do tempo em que a tecnologia não aproximava os distantes e separava os que estão perto.
Nem em todos os lugares existem coronéis com saudades da caserna para criarem tais concursos, e ai vem os atiradores, que sabem que assim chamarão a atenção mesmo daqueles mais viciados, que mesmo avisados da tragédia ainda dão uma curtidinha por que ninguém é de ferro.
É realmente lamentável o que estão fazendo com a nossa juventude, esta que certamente dirigirá as nações, quem tem paga, tudo, inclusive a droga em troca da amizade e afeto, que não pode dar por causa dos amigos das redes sociais, ou mesmo de outros vícios que tantos se enganam atribuindo somente a esta mesma juventude, quem não pode por falta de dinheiro, solta no mundo ou procura uma vaga em alguma banda; e assim caminha a humanidade, destino: O Abismo com certeza. Ou aos atiradores sem sentido, mas que o mundo tem sentido suas iras.




Sonho e Realidade.
J. Norinaldo.



Interessante! Acordei hoje realmente maravilhado com um sonho que tive. Estava numa situação terrível, perdera tudo que tinha e até o que não tinha, chegava em casa que na verdade era um apartamento no décimo quinto andar e nem me deixavam subir pelo elevador, então fui por uma escada de madeira, estreita e escura; de repente comecei a chora e a pensar no que fazer. Quando um senhor usando um chapéu coco muito engraçado, que vinha na direção oposta, nem sei como conseguíamos passar os dois naquela escada, e como se eu em vez de pensar tivesse lhe perguntado, me respondeu: Engraxe os sapatos. Eu me lembro de ter ouvido esse conselho de um pai para a filha, num filme há muitos anos, na época não entendi direito. Quando a vida lhe parecer não tem mais nenhuma graça, ou lhe tenham tirado quase tudo de valor, se lhe sobrar uma moeda, engraxe os sapatos.
Na minha cidade não tem mais engraxate. Mas, como os dragões na cabeça das crianças, os engraxates ainda existem nos sonhos.


quarta-feira, 15 de agosto de 2012




Como tem mal que vem para o bem. E Como!
J. Norinaldo.


Quero agradecer de coração a quem criou em minha cidade um concurso de bandas escolares, que ensaiam de abril a setembro, muitos dias das 08:00hs as 22:00hs com espaço para o almoço. O mesmo ritmo, o mesmo som, durante tanto tempo, uma verdadeira tortura. Já pensei em me matar, na falta de recursos para ir embora. Porém, por que os agradecimentos agora? Acordo tarde, escrevo até altas horas, passei 31 anos da minha vida desfilando com esta Banda que mostro ai embaixo. Pela manhã não conseguia dormir; agora, fiz uma coleção de musicas do meu gosto, assim que rufam os tambores, coloco meus fones e viajo ao paraíso, com:
Andréia Bocelli, Sara Brightamn, Celine Dion, Frank Sinatra, Gigliola Cinquetetti, John Lennon, Nat Kimg Cole, Petula Clark, Simon e Garfunkel e tantos outros. Muito Obrigado ao Coronel meu amigo que inventou tal concurso, e a todos que o aprovaram e aprovam. De coração muito obrigadooooooooooooooo!

Com esta Banda que Veem ai, desfilei durante 31 anos, não é soberba, mas não merecia tal tortura.

sábado, 17 de março de 2012



Polemica a Parte.
J. Norinaldo.


Assisti nesta sexta feira  dia 16 de março do corrente, a aula inaugural do curso de relações publicas da Unipampa São Borja Rs. Após algumas apresentações teatrais, veio a palestra de um jovem professor que versava sobre a importância dos museus. Chamou-me a atenção, quando em certo momento da brilhante palestra, o mesmo mencionou o privilégio de se chegar a universidade, citando  como exemplo a população do brasil e a percentagem que consegue tal proeza. Lembro-me falou em 165 milhões de habitantes, para uma percentagem de 500 mil privilegiados. Não foi é claro o primeiro e nem será o último a citar tal privilégio, tampouco foi à primeira vez que ouvi e nem será a última.
Também falou na importância da descentralização do ensino superior gratuito, evitando que jovens de pequenas cidades como a nossa, tenham que se deslocar para grandes centros com esse fim. Foi brilhante durante o discorrer da palestra, mostrando que realmente dominava o assunto, e fiquei a imaginar, se quando viessem as perguntas dos ouvintes, levantasse o braço e perguntasse: Professor, o que o senhor acha, ou pensa, já que foi tão importante essa descentralização do ensino superior gratuito, isto é, com a criação de várias universidades em cidades onde só havia cursos superiores em universidades particulares ou nem essa, portanto inviáveis a população de baixa renda, maioria absoluta neste país, sonho esse, realizado exatamente por alguém que nunca fez parte dessa minoria privilegiada de cruzar a fronteira, ou os muros de alguma universidade, particular ou Federal?
Outro assunto repetido várias vezes, os museus só terão, ou trarão os resultados esperados, se as universidades se apropriarem da gestão dos mesmos, no caso aqui, principalmente os museus dos presidentes, já que esta cidade foi berço de dois presidentes que fazem parte da história politica desta nação. Portanto falou-se exaustivamente sobre o Presidente Getúlio Vargas e João Goulart, em nenhum momento, no entanto ouvi o nome do presidente que trouxe a essa cidade a primeira universidade federal, aquele que nunca frequentou uma, e outro dia, um amigo meu, historiador, pesquisador e escritor, comentava que o sucessor politico de Getúlio era o Lula, e alguém o repreendeu: Ora! Não dá para comparar o Presidente Getúlio Vargas com um analfabeto.
Também ouvi, não inventei nada, um ilustre são-borjense contando que falava exatamente sobre esse assunto, quando alguém retrucou: Também! Grande universidade que ele mandou para são Borja, apenas duas ou três disciplinas. E que este ilustre são-borjense respondeu sabiamente: Ora! É só juntarmos com as dosciplinas que trouxeram Getúlio e Jango e teremos uma excelente universidade, quem sabe a melhor do país.
Como assisto as vezes aulas inaugurais de universidades atendendo a convites coletivos, desta vez fui convidado pelo palestrante, após entrevista-lo no programa “Armazém da Cultura” Pela Rádio Ipê 107.7 FM de são Borja, e não fazer parte da população privilegiada dessa nação, também fiquei feliz em ver, jovens como professores universitários, quando tempos atrás isto significava pelo menos os cabelos das têmporas brancos.
Ah!  Será que viverei para visitar o Museu do Lula lá em Caetés? Afinal é bem pertinho do lugar onde nasci.
Nem precisava dizer que não frequentei nenhum curso superior não é mesmo? É só verificar os erros deste pequeno texto. Fazer o que? Eu Gostio de escrevinhar.

quarta-feira, 7 de março de 2012



Dia Internacional da Mulher. Que Mulher?
J. Norinaldo.

Dia internacional da mulher, hoje é um dia muito especial, não falarei da origem dessa data, até por que seria uma incongruência da minha parte já que  hoje como disse é um dia de homenagens, de oferecer flores, poesias, presentes e elogios. Eu realmente não trouxe flores, não sei por que, tenho belas flores em meu jardim, ou talvez por que as flores que existem em meu jardim foram plantadas exatamente por uma mulher; sei lá, não fica bem um homem plantando rosas; será? Trouxe uma crônica, uma prosa, um poema, não sei, deixo ao julgamento de vocês homenageadas com ela.
Tenho um espaço na Internet, onde posto  o que escrevo, procurava uma imagem para homenagear a mulher no seu dia, e de repente me deparo com as mulheres escalpeladas do norte do Brasil, e uma notícia: “ Nos últimos 20 anos, mais de 200 mulheres e meninas foram escalpeladas no barcos da região do norte do país.”
20 anos? Está certo que para se construir uma telha de madeira ou de outro material qualquer que proteja o eixo do hélice dos barcos que fazem o transporte humano naquela área, depende de um mega investimento, em pesquisa e em material humano. O que é isto minhas senhoras? Seres humanos tendo o couro cabeludo arrancado em sua totalidade, quando não vão junto, orelhas e pálpebras; eu não diria que isto é uma vergonha, mas a total falta dela.
Eu lanço aqui uma pergunta: Como se enfeitarão essas mulheres, sem o cabelo e sem o couro da cabeça,  sem orelhas e sem as pálpebras, coisa que tanto as orgulham, um belo penteado, para receberem as flores, as poesias e os presentes hoje?  O que terão para comemorar no seu dia internacional?
Além de ter a triste certeza de que neste exato momento em que faço esta estranha homenagem às mulheres, muitas estão sendo: estupradas, espancadas, mortas. Como eu gostaria que alguém que me ler neste momento gritasse: Tirem esse louco daqui imediatamente, de que planeta surgiu esse idiota? Não acreditem em nada do que escreveu, pois se não é de outro planeta é totalmente louco. Vou fazer uma pequena pausa e torcer para que isto aconteça, sinceramente.
Este silencio senhoras e senhores,  é apavorante, afinal pouco além do silencio tem sido feito em defesa das mulheres estupradas, espancadas, escalpeladas e mortas, quando as flores deixam de ornar momentos de felicidade, para serem rorejadas pelo pranto, e que depois se torna canto nos verso de algum  poeta.
As mulheres têm conseguido avançar na luta contra o preconceito, porém muitas delas esquecem a condição de discriminação, do preconceito sofrido antes, esquecem-se daquelas que ainda se arrastam na estrada da liberdade; tanto é que em nosso país numa data não muito distante, num estado governado por uma mulher, numa comarca onde uma mulher era a Juíza,  uma menina ficou presa na mesma cela que 20 criminosos do sexo oposto por mais de 15 dias.
Portanto, para muitos, hoje é o Dia Internacional da Hipocrisia, quando se oferecem flores para taparem os hematomas das porradas recebidas durante o resto do ano.

sábado, 3 de março de 2012




Escola de SP barra alunas vestidas de forma 'sexy e provocativa'


Onde Está a Provocação?
J. Norinaldo.


Se as meninas barradas são estas da foto acima, esqueceram-se de colocar que elas estão provocativas mas para algum tipo de fetiche. Nada entendo de moda, mas na minha parca opinião, elas foram barradas por estarem muito mal vestidas; pelo menos para ir a escola. Ora sutians coloridos foram citados como provocativos, que é isto gente? Essas meninas deveriam ser elogiadas por ainda usarem tais peças, quando grande parte das suas tribos já não usa mais nem calcinhas; ou quando as usam, são com sabores e perfumes chamativos, decerto para serem cheiradas e comidas, literalmente.
Uma coisa é certa, esta escola não seria manchete na Internet caso não tivesse a diretora tomado tal atitude, e quem sabe os pais de algumas dessas meninas levem o caso a justiça e veremos calcinhas e sutians coloridos sendo recolhidos a delegacias para exames devidos, nem sei se de menor pode. Do BBB foi claro que sutian não, já foi um espanto encontrar uma minuscula calcinha para ser examinada..
Visto por outro anglo, quem sabe as meninas são tão castas, que usam tais peças coloridas simplesmente para mostrar que ainda usam, e ai sim ser motivo de estampar manchetes de revistas e jornais, não sei se pela idade, ou pela experiência, mas dificilmente essas meninas me excitariam com tais roupas provocativas, portanto se passasse por ali no momento e alguém me dissesse: essas moças não puderam entrar para estudar por que estão vestidas assim, eu pensaria que no mínimo seria uma escola de moda ou de modelos, e elas representavam realmente um péssimo exemplo.
No meu entender, menos provocativas que isto, só mesmo indo para a escola de armadura, dessa maneira ai acima, não armadura de ninguém, pelo menos alguém normal.