quinta-feira, 13 de janeiro de 2011


A Rotina Trágica.
J. Norinaldo.

Tragédia no Rio de Janeiro. A maior tragédia natural do Brasil, até agora, pois com certeza não será a última. Todo mês de janeiro repete-se a cena como se repete o carnaval, e centenas de vidas são ceifadas, crianças que deixam a vida sem sequer entender a diferença de viver a beira da morte numa escarpa de morro ou numa mansão da zona sul. Depois do choro sobre o leite derramado, vem fevereiro e ai a história é outra, o mundo inteiro ver um Brasil diferente do que é na realidade, um povo alegre cheio de mulheres bonitas e seminuas, sorrisos de orelha a orelha, quando na verdade grande parte da população desse país vive abaixo da linha da miséria. Mas mostra ao mundo uma realidade diferente, sorrindo com dentes podres, como podres são as mentiras vendidas lá fora por que tem o dever de coibir estes tipos de tragédia que não são para o povo do Rio de Janeiro nenhuma novidade.
Enquanto o país gasta bilhões de dólares em construções de estradas, metros, aeroportos e estádios de futebol, liberam uma miséria para reconstruir áreas destruídas pelas intempéries, que são reconstruídas no mesmo local a espera de nova tragédia, parte desse dinheiro ainda é roubada por políticos corruptos que se aproveitam até de calamidades para ficarem mais ricos ainda. Toda estrutura construída para a Copa do Mundo e Olimpíadas naquele estado, beneficiará muitos, isto é claro, mas jamais aqueles que vivem em áreas de risco permanente, em encostas de morros em barracos de papelão, muitas vezes.
Vi nas campanhas políticas, candidatos prometendo acabar com a pobreza em nosso país, eu não atinava como, agora sei. Será que enterros coletivos de mais de 500 seres humanos não chegam para sensibilizar esta gente? Será que ninguém vê o péssimo exemplo que deu a África do Sul? Um país recentemente vitima da destruição por guerra, por discriminação racial, grande parte da população sobrevivendo na miséria, gastar o que foi gasto em estádios de futebol, e agora não tem sequer times para utilizá-los, quem sabe se tornem templos das tantas Igrejas que acumulam bilhões vendendo o nome de Deus, que a estas alturas deve ter lavado também as mãos, pois na verdade nem ele é de ferro.
Mas não se enganem, alías vivemos enganados todo tempo, que daqui há algumas semanas, toda essa tragédia é esquecida, menos por aqueles que a vivenciaram ou perderam entes queridos, nosso país voltará a rotina de felicidade, votando no Big Brother, pois putaria é o que interessa, o resto são detalhes. Que Ronaldinho Gaucho ganhe mais de um milhão de reais para brincar, enquanto o trabalhador brasileiro que se dane com um salário de fome, e desse ainda tirar algum para ir ao Maracanã vê-lo jogar e assim poder garantir seu milionário salário.
Na verdade nem sei se escrevi coisa com coisa, tamanha é minha revolta, que além de não resolver nada, ainda pode me trazer uma bela úlcera. Afinal eu também sou brasileiro e também filho de Deus, e como todos, só sei dizer: “Eu não posso fazer nada”. Com certeza e não vai aqui nenhum augúrio, mas esperem e verão: o Big Brother 12, começará pouco antes da próxima tragédia, que também não deixa de ser uma tragédia que poderia muito bem ser evitada, num pais onde crianças se prostituem, muitas vezes por um pão, dar um milhão de reais para que vadios fiquem transando numa mansão e o Brasil votando em quem transa melhor, ou quem tem o melhor rabo. Cada vez mais enchendo as burras de ouro daqueles que além de nos explorarem nos humilham mostrando o quanto somos burros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário