quarta-feira, 7 de março de 2012



Dia Internacional da Mulher. Que Mulher?
J. Norinaldo.

Dia internacional da mulher, hoje é um dia muito especial, não falarei da origem dessa data, até por que seria uma incongruência da minha parte já que  hoje como disse é um dia de homenagens, de oferecer flores, poesias, presentes e elogios. Eu realmente não trouxe flores, não sei por que, tenho belas flores em meu jardim, ou talvez por que as flores que existem em meu jardim foram plantadas exatamente por uma mulher; sei lá, não fica bem um homem plantando rosas; será? Trouxe uma crônica, uma prosa, um poema, não sei, deixo ao julgamento de vocês homenageadas com ela.
Tenho um espaço na Internet, onde posto  o que escrevo, procurava uma imagem para homenagear a mulher no seu dia, e de repente me deparo com as mulheres escalpeladas do norte do Brasil, e uma notícia: “ Nos últimos 20 anos, mais de 200 mulheres e meninas foram escalpeladas no barcos da região do norte do país.”
20 anos? Está certo que para se construir uma telha de madeira ou de outro material qualquer que proteja o eixo do hélice dos barcos que fazem o transporte humano naquela área, depende de um mega investimento, em pesquisa e em material humano. O que é isto minhas senhoras? Seres humanos tendo o couro cabeludo arrancado em sua totalidade, quando não vão junto, orelhas e pálpebras; eu não diria que isto é uma vergonha, mas a total falta dela.
Eu lanço aqui uma pergunta: Como se enfeitarão essas mulheres, sem o cabelo e sem o couro da cabeça,  sem orelhas e sem as pálpebras, coisa que tanto as orgulham, um belo penteado, para receberem as flores, as poesias e os presentes hoje?  O que terão para comemorar no seu dia internacional?
Além de ter a triste certeza de que neste exato momento em que faço esta estranha homenagem às mulheres, muitas estão sendo: estupradas, espancadas, mortas. Como eu gostaria que alguém que me ler neste momento gritasse: Tirem esse louco daqui imediatamente, de que planeta surgiu esse idiota? Não acreditem em nada do que escreveu, pois se não é de outro planeta é totalmente louco. Vou fazer uma pequena pausa e torcer para que isto aconteça, sinceramente.
Este silencio senhoras e senhores,  é apavorante, afinal pouco além do silencio tem sido feito em defesa das mulheres estupradas, espancadas, escalpeladas e mortas, quando as flores deixam de ornar momentos de felicidade, para serem rorejadas pelo pranto, e que depois se torna canto nos verso de algum  poeta.
As mulheres têm conseguido avançar na luta contra o preconceito, porém muitas delas esquecem a condição de discriminação, do preconceito sofrido antes, esquecem-se daquelas que ainda se arrastam na estrada da liberdade; tanto é que em nosso país numa data não muito distante, num estado governado por uma mulher, numa comarca onde uma mulher era a Juíza,  uma menina ficou presa na mesma cela que 20 criminosos do sexo oposto por mais de 15 dias.
Portanto, para muitos, hoje é o Dia Internacional da Hipocrisia, quando se oferecem flores para taparem os hematomas das porradas recebidas durante o resto do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário