segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Não entendi Nada.
J. Norinaldo.

Imagens do Uol desta segunda feira 19 do corrente, nos mostra inoveis de alguns políticos brasileiros, não entendi qual a intenção, pois faria algum sentido, se antes mostrasse como morava esse ou aquele político antes de entrar na farra. Antonio Ermírio de Moraes entrou na política certa época, qual seria a importância de mostrar caso tivesse continuado, sua casa agora, sabendo-se um homem milionário? O apartamento do ex presidente Lula, não chega aos pés da casa da ex governadora do Rio Grande do Sul, adquirida durante seu mandato; e ai, me pergunto: onde está o furo nisto tudo?

Eu fazia parte de algumas entidades culturais na cidade em que moro, e ouvi muitas vezes de alguém que enquanto eu morasse na casinha simples que moro ninguém me daria o valor que merecia, não sei se mereço valor superior ao que me dão; mas isto mostra que temos uma cultura voltada para o glamour, dependendo da casa ou do bairro onde vive o político, poderá sair algo de valor ou não.

Ora! O que vamos esperar de um deputado, deputado em quatro mandatos que mora numa casinha simples na periferia da cidade? Se este cidadão não teve competência de melhorar a própria vida, o que poderá fazer pela nossa? O pior de tudo isto, é saber que se paro por muito tempo para admirar a mansão de uma dessas autoridades, com certeza alguém que mora num barraco na periferia me levará algemado a alguma delegacia e que de lá terei muita dificuldade em sair; que ironia, estou admirando algo comprado com meu dinheiro, que por incompetência votei em alguém para geri-lo e agora nem admirar posso.

Sugiro que seja feita uma reportagem mostrando os imóveis de agora, e aqueles em moravam seus proprietários quando entram para a farra política, ai sim, apesar de não mudar nada, pelo menos nos divertimos fazendo comparações. Não só de políticos, mas também de Juízes, promotores, Delegados, Policiais...

Uma coisa que não posso e nem devo é generalizar, afirmando que todo político é corrupto ou ladrão, até por que aqui mesmo na cidade em que vivo da minha casinha simples, acompanhei trajetórias de homens que se meteram na política quando eram ricos fazendeiros, morando em verdadeiras mansões, terminaram na miséria quase total, sem dinheiro e sem amigos, abandonados por vezes até pela própria família.

Vamos admirar o fausto em que vive essa gente, conscientes de que nenhum deles chegou onde está na calada da noite, ou por baixo do pano, fomos nós que os colocamos lá, e vamos continuar colocando mais canalhas para gerir nossas riquezas, enquanto amargamos na miséria no velho sofá, assistindo mais fausto e glamour nas novelas do dia a dia, sem nos preocuparmos com a educação dos nossos filhos, que serão os próximos votantes e votados para continuarem guiando essa nação que dorme em berço esplêndido; enquanto a maioria dos seus filhos ainda amarga uma dura esteira refúgio de lacraias e escorpiões. Por um motivo tão simples, não darmos nenhum valor a educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário