terça-feira, 4 de outubro de 2011


Onde Está a Crise?

J. Norinaldo.


A palavra que mais se ouve atualmente nos tele jornais e se lê nos jornais escritos é: “Crise”. É medo de calote desse ou daquele país, reuniões de emergência uma verdadeira paranóia. Enquanto isso, no pais das maravilhas, também se fala muito em dólares, milhões, bilhões, mas não de divida a ser paga, e sim em gastos com estádios de futebol, aeroportos sendo modernizados, hotéis sendo construídos, inclusive para féis, e não são a torcida do Corinthians, mas sim adoradores de Nossa Senhora Aparecida. O Rock In Rio com ingressos que chegaram a RS 1.000,00 atraiu por volta de 600 mil fãs, nossos tribunais fazem serão para julgar políticos por roubo ou lavagem de dinheiro, e não se fala também em pouca coisa.

Também temos crise, mas pelo cenário visto não é de dinheiro, e sim de vergonha, de educação e de civismo. Não que os jovens ou os adeptos do Rock parem de curtir a sua barulheira, mas o que houve no Brasil, e tem havido freqüentemente, é uma demonstração de excessos, como uma nação que está botando dinheiro pelo ladrão, uma verdadeira esnobação, enquanto grande parte da população desse mesmo país morre a míngua amontoados em corredores e até banheiros de hospitais imundos e infectados, onde muitas vezes o pobre é internado com gripe e sai de lá num caixão vitima de infecção hospitalar, ou mesmo por erros médicos, com vaselina nas veias e outras barbaridades.

Na educação, o salário de um parlamentar corresponde a mais do que o de 440 professores, não bastasse isto, dar para contar nos dedos deputados e senadores deste país que não estão envolvidos em corrupção.

Não sou contra o Rock In Rio, principalmente por que divulga a música raiz do nosso país, que afinal são as estrelas principais, portanto, pagamos para ver o que é nosso. Desinformado eu? Por quê? Com certeza meia dúzia de gatos pingados compareceu ao evento para verem e vibrarem com estrangeiros.

Li num livro sobre auto-ajuda, que numa crise, a primeira coisa a ser feira com um pouco de criatividade manipular a própria palavra, e sem tirar nem por formar a palavra “CRIE-SE”. Portanto está mais do que na hora de criarmos vergonha.

O Próximo Rock In Rio é em Portugal se não me engano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário