segunda-feira, 23 de janeiro de 2012



Crime Organizado.
J. Norinaldo.


Se realmente a corrupção no Brasil gira em torno de Rs 50,8 Bilhões e  Rs 84,5 bilhões por ano, e acredito que este segundo número seja bem maior se bem pesquisado, com toda certeza nosso sistema político é sem sombra de dúvida o crime mais organizado do país. Não que todo político brasileiro seja corrupto, mas que todo corrupto deseja uma vaga lá, uma cadeira isto é notório.
Assistindo a TV Senado, um debate sobre o novo Código Florestal, fiquei imaginando como é difícil encontrar corruptos entre aqueles lustres cidadãos, que falam tão bonito em nome do moral e da ética, e claro que alguns com muita convicção, estes não faço a menor ideia o que foram ali fazer, é difícil também imaginar que ali chegaram com a ideia de mudar o imutável, ou pelo menos o que já está bem enraizado durante séculos.
Não entendo como depois de mostrado na TV, depois de diversas seções, debates, reuniões e mais gastos públicos, depois de votados  e aprovados várias leis, saem beneficiando este ou aquele grupo, que criminosos defenderam ali com palavras que o povão não entende, e nos bastidores enchem a burra de ouro.
Mas, agora eu estou falando na TV Senado, e isto é Brasília, um tremendo erro creditar toda corrupção do país ao Planalto Central, que nada, no estado, no município, na escola estadual, na municipal, no hospital, na sua casa, no diabo que o carregue, em todos os lugares a corrupção está presente; é endêmica e sistêmica. E tudo funciona como o combate ao mosquito da dengue, você faz a sua parte, limpando tudo, mas o vizinho tem o quintal cheio de pneus velhos, e como ali é território sagrado, não adianta nada você cumprir seu papel.
Por isto mesmo defendo uma posição utópica para cargos políticos, cargos vitalícios com direito a desistência voluntária, até que tenhamos um quadro completo, afinal é muito melhor conviver com ladrões conhecidos, do que se decepcionar de quatro e quatro anos, ou de oito em oito, e ainda ficar batendo na própria cara e dizendo: “Toma cara sem vergonha, tá ai teu candidato honesto”.
Dizia um amigo meu, que a consciência é uma roseta de espora que  temos no coração, cada vez que se faz algo errado, ela dá um giro, se a pessoa é sensível a dor, para por ali e não mais comete tal ato; porem quem consegue resistir, com o passar do tempo, a roseta gira feito um ventilador e ele não tá nem ai. Com certeza assim são os políticos corruptos do Brasil. Carne de pescoço nas paredes da consciência e do coração.
Ah! A corrupção não é coisa brasileira, existe no mundo inteiro? Claro, sei disto. Agora meu amigo, Carnaval, mulher gostosa e corrupção igual a nossa, ainda está para ser descoberto o planeta, que tenha um país que chegue perto da gente.
E ai, eu me pergunto: E se eu fosse eleito para um cargo público, lá chegando e vendo todo mundo se dar bem impunimente, como sempre acontece, como agiria? Bem! Como sei que não vou ser eleito coisa nenhuma, minha resposta é: Jamais me corromperia. Caso contrário, prefiro não responder. Fui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário