segunda-feira, 20 de maio de 2013






A Violência nos Fascina.
J. Norinaldo.


Eu nasci e vivi até os 13 anos numa vila no agreste pernambucano, Cachoeirinha, quanta saudade, naquela época eu nunca ouvira falar de drogas, assaltos, roubos sim, galinha, melancia, pitombas, mangas, laranjas e outras frutas; a primeira vez que fui ao cinema do seu Eriberto, por ter carregado as cadeiras da senhora que atendia o correio, pude pagar meu ingresso, ficando sentado no chão é claro. Assisti pela primeira vez na vida o primeiro assalto, a diligencia. Sai dali pensando em um dia me tornar importante para poder conhecer uma diligencia, nem sequer sabia que aquele tipo de veículo estava obsoleto há muito, não me tornei importante, mas conheci uma diligencia num museu fora do Brasil e muitos assaltos aqui mesmo. E ai, me paro pensando: somos ou não somos fascinados pela violência? Coisa que não é de hoje. Vi muitos filmes durante a caminhada até aqui, e continuo vendo, dificilmente um filme inocente, é inocente até o fim, meu melhor exemplo é um dos meus favoritos, talvez aquele que mais vezes assisti até hoje. “A Noviça Rebelde” dizem que o filme tinha tudo para ser um fracasso, mas que o diretor Robert Wise transformou cascalho em diamante criando uma obra prima, mas tem uma guerra, a maior delas no final do filme, quem sabe para mostrar nossa fascinação pela violência; principalmente quando acontece com os outros. A verdade não sei se é, quem sou eu para ser dono dela, mas acredito que somos violentos por natureza, quando não praticamos pagamos caro para ver e aplaudir aqueles que a praticam, muito viram seriados: Sexta Feira 13, Duro de Matar 345, Jack o Estripador sabia que ficaria para a posteridade, vejam não foi identificado e o nome foi tirado de uma carta que alguém escreveu a Agencia Central de Noticias de Londres se dizendo o criminoso, vejam bem em 1888 o crime também tinha fãs.
Sinceramente não sei por que escrevi isto, até por que é uma coisa tão óbvia que talvez ninguém leia. Sei lá não sei. Ah! Já sei, cansado de assistir o que me empurravam, assinei uma TV a não sei o que, e ai minha esposa assiste o seriado CSI e as vezes tento mas não consigo ir muito longe, e ela me pergunta por que? Respondo que não gosto de filmes de violência e ela me disse: mas existem vários canais de desenho e ai eu fui ver o Pica Pau. Credo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário