sexta-feira, 10 de maio de 2013




O Sábio e a Fonte.
J. Norinaldo.


Há alguns anos atrás fui convidado para escrever para uma Revista, aceitei o convite e escrevi alguns artigos, nesse ínterim também fui convidado por um amigo para entrar no Orkut e prestigiar uma comunidade criada por ele, fiz inscrição, entrei, não entendi quase nada, esqueci a senha e sumi. Até que novamente acossado pelo mesmo amigo, que desta vez fez questão de me colocar a par de tudo, por ali fiquei, convidado participei de outras comunidades, fiz amigos, briguei, fui expulso, expulsei e coisa e tal até o fim do dito cujo, que nem sei se terminou mesmo. Bem, mas o que quero dizer aqui é o seguinte: conheci o Orkut, mas ainda ignorava o Google, vejam só, como disse antes, participei de várias comunidades, chegaram até a criar uma para mim, porém me via em palpos de aranha com tanta sabedoria nas comunas em que entrei. Às vezes lia um livro e colocava perguntas tiradas dele e acreditava que faria o maior sucesso por mostrar que estava lendo algo importante sobre: filosofia, psicologia e etc. e as respostas quase que instantâneas me deixavam de queixo caído. De  uma dessas pessoas fiquei tão fã que indiquei ao redator da revista para qual escrevia com a intenção de que ocupasse ali um espaço, elogiei tanto essa figura, que o mesmo pediu para que mandasse um artigo, não prometendo se publicaria ou não. Quando ela me enviou o tal artigo, pensei: se esse cara não publicar isto deve ser louco por publicar as bobagens que escrevo, e fui ao seu encontro todo faceiro por conhecer alguém tão inteligente. Minha primeira decepção na Internet, porém o início de um grande aprendizado; dois dias depois encontrei com meu amigo, que me convidou a tomar um café, e lá no bar iniciou o seguinte papo: Olha! Muito bom o artigo da tua amiga, ela é realmente muito boa em pesquisar no lugar certo. Encontrei quase que na íntegra o artigo por ela enviado no Google, escrito por um grande jornalista de São Paulo há alguns anos atrás, passa lá na minha sala que te mostro. Para não demonstrar minha total ignorância, não cai naquela de: Google? Que diabo é isto? Não, ai foi minha vez de descobrir, descobri e nossa! Ali estava o motivo de eu ter abandonado tanta comunidade do Orkut, por achar que não tinha alcance para tal. Também...
Resultado, Tempos depois, lia mais um livro e me deparei com algo novo para mim, “Trepanação”, fiz a pergunta para minha amiga, que em menos de 2 minutos me deu uma explanação total sobre o assunto; Não me agüentei e perguntei como sabia de tantas coisas, de assuntos tão variados; ai diminuiu um pouco a minha decepção, ela me respondeu: Tenho o Google como fonte de consulta; você não faz isto? E mandou o link dizendo: clica ai e vai lá. Eu deveria ter feito essa pergunta há muito, criei um ídolo que não existia, passei a ver essa pessoa como normal, não me tornei anormal, por que sempre que posto algo tirado do Google cito a fonte.
Como será que se sente alguém que, por exemplo: conquista outro alguém demonstrando uma cultura retirada desse rico Portal, quando um dia tiver que ficar frente a frente com sua conquista? Eu tenho aprendido muito, semana passada, estive com uma pessoa que conhecia pela Internet, mais precisamente pelo Facebook, acompanho suas postagens sempre com muito conteúdo, nos encontramos no corredor do Fórum e sinceramente... Sabe aquele papo? Você que é o fulano? Somos amigos no Face, lembra de mim? Claro que lembro, e nossa audiências marcadas para as 18h00 sairam lá pelas 19h30, e durante esse período sofri bastante. Nossa! E aquelas ricas postagens?

Nenhum comentário:

Postar um comentário