domingo, 9 de março de 2014



Durma-se com um Barulho Desses.
J. Norinaldo.


Esta madrugada assisti a dois programas em canais diferentes mas com assuntos correlatos que muito me chamaram a atenção. O primeiro falava de uma Banda de Pífanos lá da minha terra, já peguei a reportagem pela metade ou mais, mas pude ver a tristeza do líder da Banda falando que haviam aprendido a tocar e a fabricar os instrumentos com seu pai, que a Banda fora fundada em 1902, mas que fatalmente estava fadada a desaparecer, pois quando convidava seus filhos ou netos para aprenderem a tocar o instrumento, a resposta era sempre a mesma: Não, vô, isto ninguém mais quer ouvir, não dá nenhum dinheiro e faz até vergonha tocar, ouço os comentários do amigos quando sua banda passa pela rua, morro de vergonha. Uma pena realmente, uma cultura que morre que agoniza e simplesmente desaparecerá, quem sabe será mostrada no barro, em algum museu do futuro. Na outra reportagem, mostrava jovens que aprenderam a tocar e a cantar, algo que não envergonha os jovens principalmente, que dá muita fama e rios de dinheiro, dinheiro, dólares, euros, e no entanto, mostrava uma lista de mortos com menos de 40 anos de idade, todas provocadas pelo uso excessivo de drogas, entorpecentes; não sei por que escrevi por uso excessivo, soa como se existisse uma dose normal. E ai, como conciliar o sono depois? Uns não aprendem a cultuar algo que fez parte da vida dos seus pais e avós, que de certa forma os deixou feliz e entre eles famosos por que não dá dinheiro nem fama, mas que a supracitada banda completou 112 anos, mas fariam tudo para aprender a tocar e a cantar aquilo que dá muito dinheiro e fama, mas que seus ídolos morreram com menos de 40 anos. Dormir como?
Me parece, ou parece-me que nos dias de hoje, viver muito tempo é vergonhoso, e que uma banda de Pífano além do tom baixo seus membros tem que tocar vestidos, com roupas, e a moda é gritar tudo que tinha para gritar durante uma vida inteira, depois morrer; não sem antes devolver a não sei quem, a juventude, a beleza e tudo que a juventude traz, vamos ter casos, de alguém para mostrar que valeu a pena, ir caminhando para a tumba, cova.

Será que lá no meu nordeste a garotada ainda sabe o que é um Pífano? Quando Estive em Cachoeirinha, minha cidade querida, numa noite quente, estava sentado no batente da casinha da minha querida mãe que Deus levou, quando de repente ouvi uma banda de Pífano, com Zabumba e tudo; quase 50 anos sem ouvir aquilo ao vivo, me escondi para chorar, não sei pra que...

Nenhum comentário:

Postar um comentário