sábado, 29 de março de 2014



Como Ler é Importante na Vida. Vale a pena ler o que escrevi.
J. Norinaldo.


Eu tenho uma bela mania, antiga, bem antiga, isto não quer dizer que sou velho, mesmo porque jamais usaria tal adjetivo para eu mesmo, não mesmo. Bem, minha mania consiste em quando esqueço um nome, uma cidade ou outra coisa qualquer, não descansar até descobrir por mim mesmo, sem pergunta a ninguém;  começo a pesquisa pelas letras do alfabeto, começando pelo A é claro e vou seguindo, até de repente dar um grito, o que muitas vezes acontece de madrugada e termino tendo que explicar para quem dorme perto algum pesadelo inexiste. Esta noite aconteceu algo realmente espetacular, fui apresentado a um médico, e logo que me deitei tentei lembrar o seu nome, e tomei um susto, fazia apenas algumas horas que o ouvira e nada, não teve jeito; segui minha mania e comecei minha tortura, que as vezes me leva a uma dor de cabeça, coisa rara de acontecer fora essa loucura. E foi quando me encontrava na letra R que aconteceu algo que confesso me fez chorar e até me assustar de certa forma pensando justamente em loucura; de repente, me veio a cabeça o nome Robledo, Dr. Robledo, alguém ai já ouviu ou leu esse nome em algum lugar? Eu pergunto alguém que venha a ler o que estou escrevendo, pois sei que centenas, milhares de meninos e adolescentes da minha época leram.  Vejam o que consegui no Google e Wikipédia:
“Black Rider, era um cowboy fictício, dos quadrinhos da Marvel, surgido em 1948, na revista All-Western Winners #2. Ficou conhecido no Brasil como Cavaleiro Negro. Nos anos 70, seu nome em inglês foi mudado para Black Mask.
Sua identidade secreta era Matthew Masters, apelidado de Cactus Kid, um fora-da-lei que acabou sendo perdoado pelo governo, com a condição de que deixasse as armas e passasse a estudar e trabalhar como médico (inspirado em "Doc" Holliday?).
Anos depois, o "Doc" Masters (Doutor Heron Robledo, no Brasil) aparece na cidade de Leadville, Texas (Laredo ou Roseiral, no Brasil). Sua recusa em usar armas o tornam conhecido como um notório covarde, fazendo com que ninguém desconfie quando aparece como Black Rider (ou Black Mask) para fazer justiça.
Quando se disfarça de herói, Masters usa um lenço para encobrir o rosto, da mesma cor que o chapéu e a roupa, toda negra. Essa indumentária era idêntica à de outro cowboy famoso dos anos 40, Durango Kid. Mas, diferenciava-se deste na medida em que, nas costas, colocava uma grande capa, parecida com a do Superman. O nome do cavalo do herói era Satan (quando estava com o Doutor Robledo era chamado de Moleza no Brasil, Ichabod no original em inglês). Outros personagens que apareceram em determinada fase das histórias foram o interesse amoroso do herói Mary Lathrop e seu irmão adolescente Bobby.”
Sou mais velho que o Cavaleiro Negro um ano e nem sabia, pois quando o conheci era apenas um menino e ele já era Dr. Robledo. Perdi o sono, esqueci o outro Dr. Que se chama Ricardo e literalmente viajei ao passado, vi-me de repente em frente ao Cine Idelmar em Colatina Espírito Santo, na matinê de sábado, tendo uma braçada de Gibis para trocar e assim ter leitura e diversão para toda semana, sendo o de cima da braçada: O Cavaleiro Negro.

Se me lembrava de tanta coisa na verdade não sou tão velho assim, ou simplesmente não sou velho, ai vem um estraga prazer e escreve: Os velhos tem mais facilidade de lembrar o que está muito distante e esquecer o que aconteceu horas a trás; só matando uma praga dessas não? Espera! Mas alguém postou aqui no Facebook que pessoas muito inteligentes tem mais facilidade de esquecer as coisas. Este sim vale a pena ler. Como disse acima, o Dr pelo qual eu buscava o nome já lembrei, é Roberto, ou Ricardo. Porra, de novo! A...

Nenhum comentário:

Postar um comentário