terça-feira, 12 de março de 2013




Ninguém sabe tanto que não precise aprender com o Travesseiro.
J. Norinaldo.


Eu por certo período morei no quartel que servia no Rio de Janeiro, bem ali por trás do Edifício RB1, Praça Mauá, quartel de Fuzileiros Navais. Para aproveitar o ar condicionado e evitar companheiros que roncavam, odeio, eu dormia na minha seção, arranjei um pedaço de espuma, fiz um colchão, com outro pedaço menor enrolava num grande dicionário que tínhamos ali e este era o meu travesseiro. Dormia mais dois colegas no local, que estavam de serviço, porém só havia duas camas, a minha como já disse improvisada e no chão.  Tínhamos um colega desses que acham que sabem tudo, realmente estava fazendo faculdade, era o único do grupo. Uma noite ele estava de serviço e cheguei com meu acampamento, procurei meu travesseiro e não o encontrei onde sempre estava; comecei uma busca quando o professor, como era chamado perguntou-me: O que procuras? Respondi: o dicionário. Qual a palavra que queres saber, perguntou ele? Travesseiro, respondi. Espera um pouco, você precisa de um dicionário para saber o que significa travesseiro, deu uma gostosa gargalhada e chamou seu companheiro de serviço que datilografava algo, para quem não sabe o que é isto, datilografar, seria o mesmo que digitar hoje, só que em máquinas de escrever, Tec, Tec Tec, rarrrrrr.Vem cá fulano, escuta só essa, um sargento da Marinha do Brasil, precisa consultar um dicionário para saber o que significa “Travesseiro”. O outro colega olhou-me de maneira estranha e perguntou: Verdade Norinaldo que não sabes o que é um travesseiro? Não! Respondi. Você viu o dicionário? Ele deu meia volta, retornando com o mesmo nas mãos; pronto aqui está.
Para mostrar aos senhores que eu sei o que significa a palavra: “Travesseiro” a partir de agora não usarei mais palavras. Dito isto embrulhei o grande livro na espuma, coloquei-o na extremidade da minha cama e me deitei, dando boa noite aos dois. Custei a dormir, rindo as gargalhadas sem fazer barulho, há muito não me divertia tanto.
No outro dia, o professor era motivo de risos velados, seu companheiro de serviço poupou-me o trabalho da novidade no café da manhã. O oficial que era nosso chefe passou por mim quando ia para a educação física e me perguntou: Sargento Norinaldo você sabe o que significa a palavra travesseiro? Prontamente respondi: Dicionário Tenente.
Quartel pequeno, esta história  caiu na boca do povo, quartel pequeno, guarnição reduzida, no outro dia, ou na outra noite, sai para ver um filme e quando voltei ao quartel e me apresentei com meu pequeno acampamento na minha seção, fui surpreendido com a aviso de que não precisaria mais usar o meu tradicional travesseiro, tinha sido adicionado mais uma cama a seção com tudo que tinha direito, as autoridades tomaram conhecimento que eu dormia no chão e não sei o que ocorre hoje, este quartel já não é no mesmo lugar e faz muito que fui para a reserva, minha mulher veio de Mato Grosso do Sul, comprei um apartamento em São Gonçalo, mas a cama do Dicionário enquanto servi ali, ela permaneceu lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário