quinta-feira, 7 de março de 2013



Num Mar de decepções, um Farol de Ilusões que indica um Cais de velhas Perdições.
J. Norinaldo.


Durante a minha vida até hoje tenho certeza que sou um dos maiores colecionadores de  decepções, não é um título do qual ninguém de são consciência venha a se vangloriar é claro. Também tenho a certeza que a primeira e maior delas foi “Dolores Sierra”. Estranho? Não! Eu explico.
Nasci num vilarejo no agreste pernambucano por nome de Cachoeirinha, olha, era o lugar mais lindo do mundo, o único que eu conhecia não poderia ser diferente. Não havia luz elétrica tradicional, mas um motor Caterpillar fornecia luz até as 22h00 todos os dias.  Era cuidado pelo lendário Bel, quando algo acontecia e a luz ia embora, argüido sobre o incidente, Bel respondia sempre: “O motor coisou”.Uma noite, havia uma farmácia das duas da vila, cujo dono se chamava José Aguiar, ou simplesmente Zé Aguiar, que certa feita adquiriu uma grande radiola ( O Word grifou Radiola)e as noites ele colocava para rodar discos com canções muito bonitas, não sei na moda, mas para mim e meus amiguinhos de infância, um verdadeiro deleite. Uma noite, ouvi encantado, inebriado, sem saber que assim estava é claro, Nelson Gonçalves cantar “Dolores Sierra”.
“Dolores sierra, vive em Barcelona na beira do cais, não tem castanhola, e faz ompanhia a quem lhe der mais”. Nossa! Um verdadeiro delírio, aprendi rapidamente a letra, e como sempre fui uma espécie de líder da minha turma, procurei minha professora, e outra pessoa considerada muito culta do lugar, para saber o que fosse possível sobre Barcelona, mais uma vez fiquei maravilhado, uma verdadeira cidade encantada, um conto de fadas e bem maior e mais bela que a minha Cachoeirinha, senti-me traindo alguém. E com o Cais então...
Muito bem, passei a cantar, muito mal por sinal coisa que faço até hoje, Dolores Sierra para meus amiguinhos, além de sentir-me o tal ao descrever Barcelona pelo que tinha aprendido e mais um pouco que inventava, sempre tive um excelente imaginário. O tempo passa, as canções são de certa forma esquecidas ou preteridas por outras, a fila anda e a moda muda; sai de Cachoeirinha em 1959 para morar em Colatina ES, conheci novas pessoas, fiz novas amizades e não era mais líder de nada. E foi aí que um dia, um amigo que cantava muito bem e tocava violão quase sendo um virtuose, cantou ao meu pedido “Dolores Sierra”. E foi exatamente nesse dia, quando ele exclamou: “E faz companhia a quem lhe der mais”. Meu Deus! Caiu a ficha, eu já conhecia o sistema, estava na época com 15 anos. Não! Mil vezes não, não a minha Dolores Sierra! Não era possível que aquela mulher que povoara meus sonhos por tanto tempo me traía de maneira vergonhosa. Não aquela mulher que fazia com que meus cavaleiros da caixa de papel que havia sobre um velho armário no meu quartinho, corriam desesperados só para ouvi-la cantar, ou simplesmente para vê-la, nem sei se Dolores Sierra cantava.
Então era isto, a mulher linda que eu criara que povoara os meus sonhos por séculos, por que nos sonhos o tempo é infinito, você tem o controle, era na verdade uma prostituta. Não podia ser, por que a professora ou o homem culto não me disseram, poupariam tamanha decepção agora. Eu não perguntara, sabia tudo sobre ela, a beleza da canção, a melodia dizia tudo, e quem de são consciência, iria falar em prostituição naquela época com um mínimo curioso ma s com apenas 10 anos?
Passei 31 anos na Marinha do Brasil como Fuzileiro Naval, algo de que muito me orgulho, sonhei durante todo esse tempo, ir à Espanha, especificamente a Barcelona. Imagine meu Navio aportando o cais, o mesmo cais em que viveu a musa dos meus sonhos de menino, seria demais,  demais, mas... Não aconteceu.
Nesta minha coleção muito grande de decepções, conheci muitas Dolores Sierras, com nomes diferentes, mas profissões iguais, e em muitos casos as frustrações, não sei se tão grande, mas doeram bastante. Tomara que ainda tenha muitas e muitas pela frente. Tomara.
A última que tive e coloquei de acordo com a importância no rol das decepções, contarei outro dia, olha só o nome que lhe dei: “Agenda Banguela” Curioso o nome não? Se fores curioso aguarda que vou te contar tudinho, quer dizer, claro que terei que omitir alguns detalhes, ou terei que te contar pessoalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário