sexta-feira, 29 de agosto de 2014




Vivendo e desaprendendo.
J.Norinaldo.


Sabe, eu não aprendo nunca, e agora acredito que estou velho para mudar, ou deixo estar como estar ou simplesmente esqueço, é uma excelente desculpa, ou covardia dependendo do caso. quando estive na Marinha do Brasil, como fuzileiro Naval por 31 anos; quantas vezes escutei e não vou negar se também não contei a alguém apenas para não ser diferente que o Ten-Fn Fulano de tal, que era considerado por muitos boa gente, dissera ao comandante ao ouvir que seu cabelo estava grande: "Que o mesmo apontava para os galões na gola do uniforme e dizia: Isto aqui pode cair, mas este aqui não, apontando para o cabelo". E isto não foi um só Ten, cada contador tinha o seu, dificilmente alguem contestava dizendo: mas já me contaram esta hist´ria com outro Ten. Como acabo de dizer, passei 31 anos na caserna e nunca ouvi esta frase a não ser por contadores de histórias, os tais criadores de mitos. ainda hoje escuto estórias do arco da velha, não aquela velha que comia sabão na beira do fogo repetindo:" É Brabo, mas ´queijo". IH! Que pelo jeito estão querendo transformar em Qeijo. Outro dia, ouvi alguém contando, com muita convicção que o Presidente João goulart saia do Palácio sozinho e ai atrás de mulheres, que um belo dia o chefe de segurança, lhe disse: Vossa Excelência não pode sair sem segurança, isto é um perigo, além da quebra total do protocolo. quem me contou isto mora em são Borja, não era o chefe da segurança para saber tantos detalhes. E que Jango sorriu e lhe respondeu: eu saio escondido da mulher, vou sair como um monte de machos atrás de mim. Outro me contou que Getúlio tinha um ministro, e isto contado pelo próprio Getúlio a quem me contou, que um dia o tal ministro chegou para o Presidente e lhe disse: Getúlio, eram íntimos, os homens estão chegando ao meu preço; a carne é fraca tu sabes bem. Também não foi o tal ministro que me contou. Que de outra feita o Presidente se dirigia para sua fazenda e ao avistar um Mata-burro disse: não avisem ao fulano, um Senador conhecido aqui, pois por aqui ele não vai passar; este cidadão jamais faria parte da comitiva de um vereador da cidade, mas conta tudo com uma riqueza de detalhes que assusta. .
quando será que pararemos de ler pesquisa feitas por alunos e livros escritos por orientando, de historiadores que sequer nunca pesquisaram nada? Olha, para dizer a verdade, tenho visto e escutado cada uma, que resolvi me aposentar, não quero mais ouvir nada, até porque não é minha função. Tenho bastante livros em casa, outro dia dei 800 para colégios do interior. Por que não ler o que não preciso ficar duvidando se é lenda,, mistico ou mítico, e se for dane-se, não faz parte da hist´ria da minha Pátria. a Rússia tem cada história e cada escritor, a França, estou lendo agora Virginia woolf. Frase dela: "Não se pode pensar bem, amar bem, dormir bem, quando não se jantou bem" Será que é dela? Sei lá...Parece tão óbvio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário