quarta-feira, 17 de agosto de 2011


O Baile dos Milhões.

J. Norinaldo.

Enquanto se fala em bilhões e mais bilhões para as obras que culminarão com o evento da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, neste mesmo Brasil de tantos brasis, se vê seres humanos amontoados em corredores de hospitais públicos morrendo a míngua sem a mínima dignidade. Enquanto o Corinthians oferece um salário de 1,5 mi ao jogador ganso, além de pagar a multa rescisória de mais de 25 mi de euros. Muitos desses hoje amontoados nos corredores dos hospitais, que ali se encontram ali por falta de dinheiro para pagar um plano de saúde decente, muitas vezes não o fazem por que tem que pagar ingressos caros e muitas vezes até viajar por longos períodos para ver o Timão jogar.

De quem é a culpa? Dos governos? Não, a culpa é do povo que se deixa levar pela propaganda, pela lavagem cerebral, que leva pessoas ditas inteligentes a agredir ou mesmo a matar seu semelhante em nome do seu time.

Vejo em comunidades do Orkut pessoas perguntando i que está acontecendo no mundo atual, revolta por todos os lados, governos atirando contra a população, irmãos matando irmãos. São países onde tardiamente a população cansou de ser massa de manobra, porém agora é tarde demais, pois quem manobra está muito bem equipado e armado para dizimar essa mesma população que por vontade própria foi enganada, e que pagou para que estes tenham hoje tal preparo. A multidão é uma força cega, e uma força cega por mais poderosa que seja é fácil conduzi-la ao abismo.

O que será que leva uma emissora de Televisão a pagar 100 mi a penas um clube de futebol por ano? Quantos clubes recebem dessa mesma emissora? E quem paga esse dinheiro todo? O dono da emissora? Não, somos nós com nossa audiência, que por não termos conhecimento do nosso verdadeiro poder, somos desrespeitados tendo que assistir a lixo e ainda aplaudirmos.

Contei aqui mesmo nesse espaço do amigo a quem fui ajudar num mutirão para erguer seu barraco, de repente ele grita: Gente, por hoje chega daqui a 10 minutos o time do coração entra em campo. Ele poderá construir até um castelo, mas jamais com minha ajuda.

Torço pelo Fluminense desde que me entendo por gente, Tive amigos que jogaram no meu time do coração, lembro-me que seus pais tinham que mandar dinheiro todo final de mês para o Rio de Janeiro, pois o que o clube pagava não cobria suas despesas. Hoje, me ofereçam o salário oferecido ao Ganso e mais a multa rescisória para que eu lhes diga sem pesquisa quais são os jogadores desse time, e continuarei a na penúria atual. Se vale apenas dois, ai vão: Conca e Fred.

Acredito que enquanto não for criada a Bolsa de Ações, não dessas Ações de empresas que se compra e se vende, que sobe e desce, que se ganha e que se perde; mas ações nossas de cada dia, o mundo vai continuar sua caminhada para o abismo, que cada vez está mais próximo. Enquanto a maioria dos seres humanos não valorizarem as suas ações, jamais serão valorizados.

Ah! Porém em tudo isto há uma compensação. Logo após a derrota e desclassificação do Brasil na Copa América, um vizinho me disse tido empolgado: Nunca acreditei nessa besta, agora se confirma minha desconfiança. Perguntei-lhe: tens idéia de quanto ganha essa besta? Não tinha, e nem estava preocupado com a miséria que ganha. Nem eu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário