sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014



O País dos Paradoxos.
J. Norinaldo.


Estive em Buenos Ayres e como um dos endereços turísticos daquela bela capital para quem curte o mínimo de cultura é o Cemitério da Recoleta, não poderia deixar de passar um bom tempo por ali, porém antes fui informado que não adiantava buscar o túmulo de Jorge Francisco Isidoro Luis Borges Acevedo, por que este se encontrava bem longe dali, no Cemitério de Plainpalais em Genebra Suíça. Interessante, pensei, este nome de Cemitério não me estranho, por quê? Ah! Agora me lembro um embaixador brasileiro morto num atentado no Iraque, que teve o corpo transladado para o Brasil, sua família chorou e quando foi considerado suficiente, novamente um avião da Força Aérea, é claro que não podia ser terrestre, decolou novamente e o mesmo foi enterrado neste mesmo cemitério. Nos dez anos de morte do Embaixador, houve uma cerimônia no Jardim Botânico no Rio de Janeiro, é claro sem a presença do homenageado que se encontra até hoje com Borges e outros tantos, não uns tantos qualquer, é claro. Sabe, que não vi nenhum brasileiro reclamar, ou perguntar quem estava pagando tudo isto, sim por que tem brasileiro que pagou  e nunca sequer entrou ou entrará num avião, lotado e que viajará de pé, agora imagine ter um avião só para carregar seu cadáver... Outro dia, vi um jornalista criticar o Governador do Ceará por numa viagem a serviço aos Estados Unidos, ter incluído no avião que ia para lá é claro, tinha vaga e sua sogra queria conhecer ou visitar o país do Tio Sam; eu não vi nada demais nisso, nem sequer conheço Cid Gomes e sua sogra, e nem sei a que partido pertence. Mas lembro que o Governador lembrou que Obama quando veio ao Brasil trouxe a comadre da sogra, sem se comparar é claro, palavras dele.
Sei, meu artigo tem um ar antipático por falar de um  morto, pode ser, mas prova mais uma vez que este é realmente o país dos paradoxos, ou de dois pesos e duas medidas; mas pode servir de alguma referencia, se for a Buenos Ayres, não procure Borges na livraria do Retiro, Rodoviária, encontrará Cortazár e nem no Cemitério da Recoleta, assim como o embaixador Vieira de Melo, que também não estará por aqui.
Porque me lembrei disto? A Prisão dos Mensaleiros do PT Causou uma euforia incomensurável por aqui, agora a história de que poderão sair para trabalhar e voltar para dormir no xilindró, também está causando horrores; vi a anunciada prisão do deputado Roberto Jéferson não sei de que partido, e o advogado anunciando o seguinte: O meu cliente vai se apresentar para ser preso, mas aviso, na sua dieta consta entre outras bobagens, Salmão defumado e Geleia Real, não ouvi um pio sobre isto por aqui, e para dizer a verdade, estou vendo agora. Afinal quem foi rei, nunca perde a majestade.

Em tempo: Fui a Buenos Ayres de Ônibus e paguei a passagem, por isto mesmo mencionei o Retiro, Rodoviária para eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário