sexta-feira, 30 de dezembro de 2011




Imposto e Corrupção ou imposto Corrupção?
J. Norinaldo.


Já que temos no Brasil o Impostômetro, o Corruptometro de veríamos criarem também o Vergonhometro, este mostraria o que tem sido feito para melhorar a carga tributária no país, e quanto a mais foi levado pela corrupção, se esta continua a frente da arrecadação mais alta do planeta. Vejo nas noticias que o Brasil atingiu RS 1,5 trilhão em arrecadação este ano, portanto o corruptometro deverá subir em maior escala. O que leva uma nação a tirar em impostos dos seus cidadãos honestos e trabalhadores, para dar a políticos corruptos? Todas vezes em que tomamos conhecimentos de grandes roubos a nação, tomamos também conhecimento de uma CPI, que onera ainda mais este pais, e o resultado é sempre o mesmo: Pizza. Quem é que tem conhecimento de alguma CPI que fez com que o ladrão devolvesse o dinheiro roubado aos cofres públicos?
O Brasil tem a maior carga tributária do planeta por que temos também uma das maiores história de  corrupção, ou temos uma das maiores histórias de corrupção por que a nossa carga tributária é a maior do planeta?
Na mesma reportagem diz que: com essa arrecadação, daria para comprar as maiores empresas do Brasil, isto pelo preço de mercado imagine pelo preço que foi vendida a Vale do Rio Doce, falando em razão proporção, acredito que daria para comprar mais 200 grandes empresas.
Enquanto a Europa e Estados Unidos vivem uma crise financeira gigante, por aqui está tudo bem, financeiramente, pois a nossa crise é moral e é endêmica, eterna, não se pode mudar num período de 8 anos, algo que vem do nosso descobrimento, o primeiro Ministro da Fazenda, o que significaria naquela época, veio para p Brasil por castigo, por ter desviado a verba de um aqueduto em Lisboa, dai pra cá, nunca mais nos aprumamos. Tenho um amigo que foi assaltado 9 vezes pelo mesmo assaltante, que lhe levava a carteira, o relógio e um par de óculos, e sempre se despedia com um belo tapa na cara. Um dia, talvez por pressa, esqueceu o tapa, e quando já ia saindo meu amigo perguntou: e o tapa Sr. Ladrão? Para nós já faz parte do cotidiano, quando pegarmos os jornais e não vermos mais nenhum escândalo financeiro com o dinheiro público; pensaremos que estamos noutro país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário