sexta-feira, 30 de dezembro de 2011




Um tour pelas livrarias de Buenos Aires, a capital mundial do livro
Capital argentina tem uma livraria para cada 6.000 habitantes, muitas bastante charmosas e tradicionais

Feliz Ano Novo, Com Saúde, Felicidade e Livros. Bons Livros.
J. Norinaldo.

O último artigo do ano com certeza  não se tratará de um grande elogio ao meu país. Moro em uma cidade com cerca de 75.000.00 habitantes, e num dos estados mais culto e de melhor qualidade de vida, na fronteira com a Argentina, já chegamos a não ter nenhuma livraria por aqui. Portanto enquanto Buenos Ayres tem uma livraria para cada 6.000 habitantes, pelo andar da carruagem a nossa estatística é de uma para cada 600.000,00. Lamentável que se ouça que a média de livros lidos na Europa por exemplo, é de 26 livros em média por ano e por habitante; enquanto nós, nesse mesmo estado citado acima, a média é de 2 livros por habitante, ano. E o pior: a mesma estatística diz que a maioria desses leitores lê, mas não interpretam quase nada.
Existe uma maneira de mudar uma cultura desse nível? Não sei. Agora, garanto que não é criando eventos faraônicos em nome do livro, como o mega evento da Feira do Livros de Porto Alegre RS, onde os livros mais vendidos são: ou de artistas aposentados, auto ajuda, ou gastronomia. Muitas vezes no afã de mostrar grandeza, se traz tantas estrelas famosas, que o livro no final passa a ser coadjuvante.
Nas escolas também se torna muito difícil, outro dia vi numa revista uma entrevista com o Charles Kief, onde dizia que existem alunos que se gabam de ter chegado ao ensino superior sem nunca ter lido um livro, e que na verdade quem não gosta de ler, são os professores. Como esperar de alguém que não gosta de ler, incentivar seus alunos a essa prática?
Numa feira do livro aqui na cidade onde vivo, durante o evento, aproveitei alguns meios de comunicação em massa e pedi a quem tivesse um livro em casa, ocioso, tomando espaço, me desse e eu o encaminharia as bibliotecas de colégios da cidade; somente um cidadão me doou 800 livros, quase todos com capa dura.
Outro dia vi uma reportagem no Jornal Nacional, de um sujeito que trabalhava num setor do governo, e vendeu milhares de livros didáticos  para reciclagem, como verdadeiro lixo. O pior, que agora as notícias não ficam só por aqui, e morando na fronteira com a Argentina vez por outra tenho que ir lá, e ai escuto poucas e boas. Fazer o que? Dar parabéns aos Hermanos, e tentar seguir seus exemplos. Que belo exemplo.
Parabéns Buenos Ayres, Parabéns Argentina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário