sábado, 31 de dezembro de 2011





Feliz 2012 a Todos. Em Todas as Línguas.
J. Norinaldo.


Todas as belas mensagens de Ano Novo que recebi e enviei, para aqueles que fizeram parte da minha vida durante 2011, no Orkut, no meu Blog,  no Facebook e-mails e etc. Quero dedicar também a todos meus irmãos que não fazem parte do Orkut, não tem email, computador, um rádio, e nem sequer luz elétrica em sua vivenda. Que Deus em sua suprema bondade e sabedoria possa transmitir a estes a minha mensagem, ou todas as minhas mensagens de um Ano Novo melhor, com menos muros e muito mais pontes, muito mais amor e fraternidade e nenhum preconceito ou descriminação, que a sombra para aqueles onde ainda não chegou a luz, não sirva para  acobertar aqueles que a conheceram sempre se aproveitarem de meninas inocentes e carentes, que estas possam pelo menos ter o direito de sonhar e de ser crianças, que as esquinas sejam só para serem dobradas, não sirvam a meninas como ponto de partida para o nada.
Feliz ano Novo, Segundo os Maias o Ano em que o mundo se acaba, que se acabe o mundo das drogas, da desavenças familiares, que se acabe o mundo das guerras e que a paz não seja apenas uma frágil pomba branca, e que branca seja apenas uma cor, e que o Negro como negativo seja apenas uma coincidência.
Um Grande Abraço a todos, Em Todas as Línguas do Mundo.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011




Um tour pelas livrarias de Buenos Aires, a capital mundial do livro
Capital argentina tem uma livraria para cada 6.000 habitantes, muitas bastante charmosas e tradicionais

Feliz Ano Novo, Com Saúde, Felicidade e Livros. Bons Livros.
J. Norinaldo.

O último artigo do ano com certeza  não se tratará de um grande elogio ao meu país. Moro em uma cidade com cerca de 75.000.00 habitantes, e num dos estados mais culto e de melhor qualidade de vida, na fronteira com a Argentina, já chegamos a não ter nenhuma livraria por aqui. Portanto enquanto Buenos Ayres tem uma livraria para cada 6.000 habitantes, pelo andar da carruagem a nossa estatística é de uma para cada 600.000,00. Lamentável que se ouça que a média de livros lidos na Europa por exemplo, é de 26 livros em média por ano e por habitante; enquanto nós, nesse mesmo estado citado acima, a média é de 2 livros por habitante, ano. E o pior: a mesma estatística diz que a maioria desses leitores lê, mas não interpretam quase nada.
Existe uma maneira de mudar uma cultura desse nível? Não sei. Agora, garanto que não é criando eventos faraônicos em nome do livro, como o mega evento da Feira do Livros de Porto Alegre RS, onde os livros mais vendidos são: ou de artistas aposentados, auto ajuda, ou gastronomia. Muitas vezes no afã de mostrar grandeza, se traz tantas estrelas famosas, que o livro no final passa a ser coadjuvante.
Nas escolas também se torna muito difícil, outro dia vi numa revista uma entrevista com o Charles Kief, onde dizia que existem alunos que se gabam de ter chegado ao ensino superior sem nunca ter lido um livro, e que na verdade quem não gosta de ler, são os professores. Como esperar de alguém que não gosta de ler, incentivar seus alunos a essa prática?
Numa feira do livro aqui na cidade onde vivo, durante o evento, aproveitei alguns meios de comunicação em massa e pedi a quem tivesse um livro em casa, ocioso, tomando espaço, me desse e eu o encaminharia as bibliotecas de colégios da cidade; somente um cidadão me doou 800 livros, quase todos com capa dura.
Outro dia vi uma reportagem no Jornal Nacional, de um sujeito que trabalhava num setor do governo, e vendeu milhares de livros didáticos  para reciclagem, como verdadeiro lixo. O pior, que agora as notícias não ficam só por aqui, e morando na fronteira com a Argentina vez por outra tenho que ir lá, e ai escuto poucas e boas. Fazer o que? Dar parabéns aos Hermanos, e tentar seguir seus exemplos. Que belo exemplo.
Parabéns Buenos Ayres, Parabéns Argentina.



Imposto e Corrupção ou imposto Corrupção?
J. Norinaldo.


Já que temos no Brasil o Impostômetro, o Corruptometro de veríamos criarem também o Vergonhometro, este mostraria o que tem sido feito para melhorar a carga tributária no país, e quanto a mais foi levado pela corrupção, se esta continua a frente da arrecadação mais alta do planeta. Vejo nas noticias que o Brasil atingiu RS 1,5 trilhão em arrecadação este ano, portanto o corruptometro deverá subir em maior escala. O que leva uma nação a tirar em impostos dos seus cidadãos honestos e trabalhadores, para dar a políticos corruptos? Todas vezes em que tomamos conhecimentos de grandes roubos a nação, tomamos também conhecimento de uma CPI, que onera ainda mais este pais, e o resultado é sempre o mesmo: Pizza. Quem é que tem conhecimento de alguma CPI que fez com que o ladrão devolvesse o dinheiro roubado aos cofres públicos?
O Brasil tem a maior carga tributária do planeta por que temos também uma das maiores história de  corrupção, ou temos uma das maiores histórias de corrupção por que a nossa carga tributária é a maior do planeta?
Na mesma reportagem diz que: com essa arrecadação, daria para comprar as maiores empresas do Brasil, isto pelo preço de mercado imagine pelo preço que foi vendida a Vale do Rio Doce, falando em razão proporção, acredito que daria para comprar mais 200 grandes empresas.
Enquanto a Europa e Estados Unidos vivem uma crise financeira gigante, por aqui está tudo bem, financeiramente, pois a nossa crise é moral e é endêmica, eterna, não se pode mudar num período de 8 anos, algo que vem do nosso descobrimento, o primeiro Ministro da Fazenda, o que significaria naquela época, veio para p Brasil por castigo, por ter desviado a verba de um aqueduto em Lisboa, dai pra cá, nunca mais nos aprumamos. Tenho um amigo que foi assaltado 9 vezes pelo mesmo assaltante, que lhe levava a carteira, o relógio e um par de óculos, e sempre se despedia com um belo tapa na cara. Um dia, talvez por pressa, esqueceu o tapa, e quando já ia saindo meu amigo perguntou: e o tapa Sr. Ladrão? Para nós já faz parte do cotidiano, quando pegarmos os jornais e não vermos mais nenhum escândalo financeiro com o dinheiro público; pensaremos que estamos noutro país.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011



Sou ou Estou?
J. Norinaldo.

Existe uma grande diferença entre ser e está, não sei se fui bem claro, vou tentar explicar: existem pessoas que tem luz própria, não nasceram assim, mas conseguiram ao longo da vida através de atos ou talentos especiais; assim como certos produtos atingem através da propaganda e da própria credibilidade do consumidor, onde seu nome é atribuído a outras marcas, muitas vezes inferiores, mas que tem o mesmo formato. Os pivetes agora usam Gillete como arma, ou para cortar as bolsas das senhoras, atribui-se um crime ao produto, quando na verdade a marca usada pelos ladrões podem ter nome totalmente diferentes.
Conheço uma senhora que trabalhou por muito tempo numa locadora de automóveis no Aeroporto de Guarulhos, essa mulher tem uma coleção de fotografias com figurões, estrelas e astros, do cinema, da Fórmula 1, da política, e ai já nem sei se deveriam estar nesta lista, dificilmente se torna figurão na política aquele que é sério e honesto, mas tudo bem. De presidente dos Estados Unidos a tricampeão da Fórmula 1, de astros do futebol brasileiro como Pelé e outros tantos, como também atletas do Barça, Real e também tantos outros. Já a aconselhei a fazer uma exposição.
Agora, ai vem a diferença: você frequentar o mundo das estrelas, e implorar para tirar uma foto junto, muitas vezes até apanhando da segurança pessoal, segundo cada astro.
Quem é que você pensa que eu sou? Tenho fotos ao lado do Jô Soares, veja no meu Facebook, e não é montagem, eu estive lá. Isto torna uma pessoa mais importante, ou dar cada vez mais importância a pessoa aludida?
Certa vez, jantei com o Presidente Lula, José Jenoíno, mais dois deputados federais do PT, em Corumbá, MS, no dia seguinte, me ligou uma amiga de São Paulo perguntando se eu era candidato a algum cargo político, até me assustei, aparecera num canal de TV ao lado do Presidente. Alguém do meu ciclo me censurou veementemente: Poxa! Nem para tirar uma foto, como pensas em provar isto quando contares para alguém. Fiz cara de idiota, realmente, hoje com a facilidade de se tirar uma foto, pois mesmo não querendo temos maquinas no celular.
Penso o seguinte: Essas tão loucas para serem fotografadas com astros e figurões, jamais farão nada para que um dia alguém lute para tirar uma foto ao seu lado, simplesmente por que já se julgam astros, apenas por terem chegado não se sabe a que custo ao lado de alguns destes.
Ah! A minha amiga lá de cima que trabalhou no aeroporto, é hoje casada com um bom carpinteiro, se é feliz? Sei lá. Depois de ter pousado ao lado de tantas estrelas, fica arriscado uma assertiva.
Eu não assisto a nenhum filme atual da Julie Andrews, por que? Quero guardar a imagem inesquecível dela em 1966. 

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011




Será que existem crimes que Compensam?
J. Norinaldo.

Alemão é condenado por manter relações sexuais com a filha durante mais de 30 anos, atualmente com 69, condenado a cumprir 2 anos e 8 meses de prisão, pelo menos a causa do seu crime não deverá lhe causar tanta ansiedade pela abstinência no cárcere. Interessante, como num país como a Alemanha, um caso como este é descoberto tanto tempo depois do seu início, como se o criminoso só tivesse que pagar pelo que fez, depois de não precisar mais faze-lo, ou faze-lo esporadicamente. Porém outro fato me chamou a atenção, Adolfo Bergmauer ser analfabeto, achei que isto não era possível num país como a Alemanha.
Certa vez li um livro, que contava que em Florença na era da renascença, quando uma mulher dava a luz de uma criança, e essa era do sexo masculino, o pai comprava um presente valioso, geralmente em ouro e lhe deva, quando se tratava de uma criança do sexo oposto, este geralmente presenteava a esposa com uma tiara de madeira, quase sem nenhum valor, ia a Catedral e depositava um grão de feijão numa caixa, para ajudar o censo; e já começava a se preocupar em fazer uma poupança para o dote da criança.
Não sou e jamais serei a favor do incesto, porém histórias como esta vimos há pouco numa novela da Globo, pais negociando as filhas a preço de ouro, ainda com intermediários profissionais; o que na prática significa o seguinte: você faz, cria, educa e depois tem que pagar para alguém que não lhe deu sequer um tiara de madeira, possa ter o direito de ter realções sexuais com sua filha quantas vezes quiser e ainda chama-la de sua. Que paradoxo, uma mercadoria que você ao invés de parar para te-la, recebe por isto.
Abaixo o estupro e o incesto, vamos valorizar a mulher, não somente aqueleas que se destacam na moda, no cinema ou na política, mas a mulher em si, a mãe, o ser humano. Imagine um pai analfabeto e sem recursos para o dote de 5 filhas, se ninguém quer nem de graça, apela-se para o instinto.
Na verdade o mundo continua machista e não cabe a mim sozinho muda-lo, mas sim as mulheres, que em vez de reivindicarem dotes para cumprirem a suma missão na terra, devem exigir respeito, isto sim, valo muito mais que qualquer tiara de ouro.

domingo, 18 de dezembro de 2011




Messi ofusca Neymar e Barcelona é bi campeão mundial de Clubes. ( Fonte Uol)


Esta manchete ficaria muito bem se tivesse acontecido justamente o contrário, Neymar tivesse dado um show de bola e ofuscado o Messi já considerado o melhor do mundo; criticamos os argentinos, mas não somos diferentes. Quem tem algum senso crítico, não foi uma grande surpresa o resultado, times totalmente diferentes durante o ano, quando o Barça vem de ótimos resultados contra times grandes da Europa, e o Santos perdendo no campeonato brasileiro para times do interior.
Uma andorinha só não faz verão, o Barcelona não ofuscou o Neymar, ofuscou o Santos e portanto o Brasil por ele representado, e Messi não ganhou sozinho o jogo assim como o Neymar não perdeu sozinho, ou só havia os dois em campo? E os outros 10? Estavam lá como números, ou como se diz no ditado: para encher linguiça?
Parabens Barcelona, parabéns Espanha, ao Barcelona por saber que um título desse quilate, valoriza o time inteiro e não somente ao Messi, que amanhã poderá está noutra, e ai o Barça compra o Neymar e continua o Barça, lamento pelo Santos que acreditou no Neymar, que é tão bom jogador quanto ao Messi, mas não joga no Barcelona. Somente num Video Game é possível se criar dois times, um só com Messis e outro só Com Neymares, como se sentirá o restante do plantel do Barcelona com uma manchete dessas por lá? Correr o tempo todo, dando tudo de si, e no fim o Messi ganhou o jogou sozinho, por cá tudo bem, ainda bem que foi o Neymar quem perdeu. O que não é verdade.
Não ando muito informado ultimamente sobre futebol, poderiam me dizer quantos espanhóis e italianos temos jogando por aqui? E quantos brasileiros jogam nos respectivos países?
Aliás, fica aqui a idéia de um Video Game com 11 Neymares, isto daria uma graninha extra a este rapaz que ganha tão pouco, quem sabe isto serve de incentivo a outros que servem apenas para encher linguiça. Fuiiiiiiiiiiiiiii!

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011



Rico, Bonito e Bom de Cama.

J. Norinaldo.

Tenho um amigo que diz: é impossível ser rico, bonito e bom de cama, talvez não seja, mas no caso do policial Jim, de Palm Grad o Destino final, com certeza o ator foi escolhido por acharem que tem todos esses ingredientes ao mesmo tempo. O cara pode até ser legal, desses que agente guarda uma impressão errada pela aparência, mas sinceramente, acredito que esse cara realmente se acha.

Quem como eu, não consegue dormir cedo, e cansa do teclado, não tem TV a Cabo, tem que assistir alguma coisa para preencher o tempo, e esperar o sono chegar, as vezes termina gostando desse ou daquele seriado que só passam de madrugada, e como de madrugada não tem um publico capaz de garantir Ibope a ninguém, passa-se o que tem, ou o que não daria nenhum Ibope passando em horários nobres.

Pois bem, assisto dois desses seriados que aqui passam de madrugada, Lie to Me e Palm Grad o Destino Final; na terça feira tenho que aturar um cientista que me parece invertebrado, caminha se atirando para todos os lados, todo mole, mais para retardado que cientista, e na quarta, o detetive Jim, aquele do sorriso permanente de quem realmente se acha.

Certa vez, vi um filme com o ator de Karatê Kid, que buscavam um ator para o papel, e se apresentaram vários homens muito bonitos, e que em certo momento o diretor escolhera justamente um que de belo não tinha nada. Explicação: os outros eram comuns aquele não. Pode ser isto, é claro que a indústria do cinema, não iria escolher um ator que desagradasse ao público, ou que só passariam seus filmes de madrugada, para quem não tem escolha, como eu.

O que gostaria realmente de saber, é o que acham as mulheres desse tipo de homem, já ouvi de muitas que odeiam o cara que se acha, e o que leva alguém a ser assim, gestos e sorrisos estudados, Claro que seria muita pretensão minha que esse cara citado viesse a ler o que escrevi; talvez pensasse: esse cara deve ser feio pra mais de metro, quanto a isto não precisaria perder seu tempo em mais uma investigação. Eu me entrego, sou feio confesso, mas não acho feio, simplesmente sei que sou.

Feio e pobre quanto ao terceiro quesito lá de cima, seria muito suspeito em alardear aqui.



Crise.

J. Norinaldo.

A crise financeira no mundo se agrava, não se fala noutra coisa, em compensação a indústria do Video Games cresce assustadoramente acima das proporções da crise, o mais interessante que é um mercado dirigido a uma classe que não detém nenhum poder aquisitivo; mais de 15 bilhões de dólares por ano. Onde está o fenomeno desse crecimento? Farsa ou não, o Livro “Os Protocolos dos Sabios de Sião” rezavam que dariam brinquedos que não deixariam seus filhos pensarem, pois ai estão os modernos Vido Games, crianças que se tornam mestres, ficam famosos, na verdade só entendem daquilo.

Estou me tornando repetitivo no assunto de que tudo é para a juventude que como disse não tem poder aquisitivo, mas tem direito a atenção e o afeto dos pais, que para livrarem-se do compromisso, pagam tudo que querem, inclusive drogas; isto quando tem dinheiro para faze-lo, quando não, muitos escondem os crimes dos filhos, para comprarem Video Games e drogas.

Lembro-me quando criança, pobre fabricava meus próprios brinquedos, caminhões de madeira, com cabines de latas de azeite, tinha que ser criativo, e isto com certeza auxiliava na minha coordenação motora, hoje além dos brinquedos serem verdadeiras naves espaciais, requerem exercícios apenas dos dedos, da mente no inicio que viciam pensar numa coisa só, o record do brinquedo.

Alguns brinquedos já são peças de museus, Pinhão, amarelinha, boneca e tantos outros com que brincamos no passado; as meninas já não brincam mais de bonecas, as fazem vivas, e as fezes a única coisa que sabem fazer com elas, é realmente brincar. Até que brincar seja uma palavra totalmente esquecida, assim como romantismo, amor, família e etc...

Na minha singela opinião, a maior crise mundial é existencial, a tecnologia avança a passos tão largos, que o homem não consegue pegar tudo que deveria levar para esse futuro avassalador, que faz daqueles que terão a missão de segurar o leme verdadeiras máquinas voadoras.

Quem sabe já não sejamos figuras de um Video Game desde o inicio, do barro ou do Big Band...

domingo, 4 de dezembro de 2011



Adeus Sócrates.

J. Norinaldo.

Sócrates levou hoje um calcanhar da vida,

Sua jogada preferida que tantos nos encantou,

A solidão não driblou, e hoje é sua despedida,

Tentou mas não conseguiu aquele último gol...

Não pode correr para o abraço da derradeira partida.

Quem sabe um árbitro mais severo,

Sincero como o reflexo de um espelho,

Que atua acima das quatro linhas;

Quem realmente manobra o timão,

Lhe deu, o ultimo cartão vermelho.

Adeus Sócrates e tua taça de cicuta,

Hoje tua nação escuta um choro bem diferente,

O timão pode até ganhar o brasileirão;

Mas perdeu um Corintiano que deu alegria a gente,

Vai com Deus, leva contigo a Faixa de Campeão.

A morte é traiçoeira não se avisa: olha o ladrão!

Pega a bola com a mão mesmo não sendo goleiro,

Tentastes a democracia, doutor do belo comício,

Mas não convencestes o vício, o verdadeiro atoleiro,

E o teu último grito se ouviu no precipício.