sábado, 13 de setembro de 2014



Evitar?
J. Norinaldo.


Como mudar uma realidade tão real, o que fazer para coibir esta prática? Por que tanta tecnologia não dar ferramentas apropriadas para a coerção desse verdadeiro crime contra a educação? Bem, quem sabe um dia nem precisemos mais mandar nossos filhos a escola, basta dar-lhe um computador e até o diploma ele mesmo escolha o modelo e faça, isto já é possível. E os professores como ficam? Muitas vezes por falta de consulta ao GOOGLE, podem ser surpreendidos por estar ensinando algo não compatível com o que foi copiado pelo aluno, muito além? Quando entrei pela primeira vez no ORKUT, não conhecia o GOOGLE, fui convidado por alguém e comecei a participar de uma comunidade; vi algumas postagens, muito esmeradas, e na época estava lendo um livro que achei o máximo e recomendo o “Egipício” autor Mika Waltari, e como havia no livro muitas coisas para mim totalmente desconhecidas, uma delas era a “Trepanação” confesso que nunca ouvira falar, eu coloquei como postagem e não demorou 10 minutos havia várias respostas complexas e completas sobre o assunto. Assustei-me e sai da comunidade, alguém me procurou para voltar , dei uma desculpa, mas depois voltei; uma amiga, jornalista portuguesa lá de sobral do monte Agraço, amiga até hoje, depois que lhe relatei o meu problema, que não tinha condições  de acompanhar intelectualmente aquela gente, ela me perguntou se não conhecia o GOOGLE; respondi que não, nunca o usara, e foi ai que vi por que tanta inteligência e tanto conhecimento. Hoje também uso e bastante o GOOGLE, mas sempre que faço isto dou os créditos a quem merece, a quem escreveu, criou aquilo que copiei. Há poucos dias vi no FB alguém que escreve para uma grande revista brasileira colocar a “Fabula do Pombo enxadrista”, se referindo em alguém que discute com alguém do PT, não disse de quem era a frase e acreditei ser dele. Depois fui ver no mesmo GOOGLE e descobri que era de Scott D. Weitzenhoffer. Com o universo de informações que existe neste portal, como coibir alunos de saírem analfabetos  funcionais ou simplesmente analfabetos das faculdades mas com uma prática invejável de Copiar e Colar? E quem for trabalhar onde não haja computadores, e precise de muitos caçulos e conhecimento verdadeiro? Como fica?



Nenhum comentário:

Postar um comentário