segunda-feira, 4 de julho de 2011


Meus Aplausos.

J. Norinaldo.

Se é como entendi, o novo Código Penal brasileiro tem meu aplauso, principalmente no que concerne ao direito de algemar os ditos suspeitos. Sou militar da reserva, e certa vez quase fui preso por me recusar a colocar algemas num cidadão, expulso de um Clube militar, por este ter demonstrado espontaneidade em me seguir até o portão do mesmo, e até por que fui testemunha ocular do motivo do seu crime, ter dado um empurrão num militar da minha corporação, por que este bêbado tentara acariciar sua companheira no salão. Tentei inclusive interceder pelo acusado, o que aumentou a fúria do meu superior, quase ao ponto de também mandar me algemar.

Depois me chamou a sua sala e me disse em voz alta: Sargento, as algemas não são um enfeite, servem para humilhar a quem vem ferir as regras estabelecidas a serem usadas em sociedade, deu para você entender? Neste caso específico não, senhor, por que a vitima foi algemada e expulsa do ambiente, enquanto o agressor aqui continuou rindo as gargalhadas. Como resposta obtive a seguinte: Aqui, eu faço as perguntas, e não me lembro de ter lhe feito esta. Retire-se e que isto não venha a acontecer novamente. Sai dali humilhado e envergonhado da minha autoridade.

Todo cidadão é inocente perante a Lei até que se prove o contrário, e o ônus da prova cabe ao acusador, que muitas vezes se travestem além de policial, em promotor e juiz, muitos sentem o prazer de um orgasmo ao algemar alguém que considera superior a si.

Assisti a alguns episódios do seriado americano “Prison Break” no primeiro havia um policial, ou agente penitenciário, que chamavam de capitão, uma verdadeira fera, fazia o que queria, espancava, vendia jovens para ocuparem celas de tarados, em fim, a imagem do abuso de poder, noutra parte, aparece preso numa grande penitenciária, quase sempre andando semi nu, com fome e sendo sistematicamente espancado. A arte imita a vida, isto já há muito é sabido, numa situação real, será que aquele policial se conformaria com sua triste situação por já ter praticado o mesmo?

Será que ex policiais que se envolvem ou são suspeitos de se envolverem em algo a margem da lei, ao serem presos por ex colegas, dizem: Que é isto mano, não preciso de algemas, vou com vocês numa boa. E recebe como resposta: Você conhece o sistema, não é assim que funciona.

Não as algemas quando não houver reação, Não a coerção ao direito de expressão, até por que algemado, não poderia aplaudir tal decisão. Plá, Plá, Plá, Plá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário