quinta-feira, 30 de junho de 2011


Custo Brasil + O Jeitinho Brasileiro= A Roubo.

J. Norinaldo.

Leio aqui no portal UOL, Wolkswagen Gol-Motion, fabricado no Brasil, Hatch automatizado custa RS 46,000 por aqui; no Chile o preço é RS 29.000. Já o Wolkswagen Jetta, importado do México, Sedan, é vendido no Brasil com preço inicial de 65.700, na origem o custo é de RS 32.500.

Portanto, além da maior carga tributária do planeta, temos a gasolina mais cara, os automóveis ditos populares mais caros, e das piores distribuições de renda do mundo, além de sermos os maiores cara de paus, de inventarmos o “Jeitinho Brasileiro” quando na verdade é Roubo mesmo.

Não é de admirar a quantidade de empresas internacionais se instalando no Brasil, onde conseguiriam lucros iguais? Certa vez, quando surgiram aqueles aparelhos de som sofisticados, eu sonhava com um há tempos, fui ao Rio de Janeiro e encontrei exatamente o que queria, mas fiquei querendo; quando a moça me disse o preço, vi que teria que continuar ouvindo meu velho rádio. RS 1640.00 a vista. Dois meses depois, fui a Bolívia e comprei o mesmo aparelho, por RS 475,00.

O que leva o Brasil a ser assim? Tenho ouvido falar muito em Custo Brasil, mão de obra cara, então os trabalhadores são os culpados por este despautério, por esta hecatombe, vivem mentindo que ganham pouco, reivindicando melhores salários e melhores condições no trabalho, na verdade ganham os tubos. Seria isto?

Outro dia, telefonei a um amigo que mora numa cidade distante, para a qual eu viajaria, como ficaria em sua casa, ou pelo menos assim que chegasse o visitaria, avisei que iria e antes que dissesse qualquer outra coisa ele adiantou: Antes de sair daí, me manda o horário do ônibus que te apanharei na Rodoviária. Não amigo, como a viagem é muito longa e tenho problemas de circulação, e até mesmo por que as passagens aéreas diminuíram muito de preço, vou de avião, te informarei a companhia e o horário. Tive que dar algumas explicações para que meu amigo não pensasse que o estava esnobando. Afinal, só de algum tempo para cá, pobres conheceram o interior de um avião.

Outra vez, conversando com um turista suíço, que visitava o Pantanal, ele me dizia, que havia pagado quase o mesmo valor pela passagem aérea do Paraná para Corumbá pelo que tinha pagado de Zurique para o Brasil. Disse-me ainda: Poderia levar minha mulher e meu filho a África, além de ser muito bela, gastaria muito menos, mas o Brasil vale a pena. É isto ai, o Brasil vale a pena, o que realmente é uma pena, são as nossas raízes, e esse jeitinho que é só nosso: O Jeitinho brasileiro.na

Nenhum comentário:

Postar um comentário