domingo, 22 de maio de 2011



CORRUPÇÃO MAIÚSCULA.
j. Norinaldo.
Seria o nosso país um caso endêmico a corrupção? Leio que a BBC tem provas de que João Havelange e Ricardo Teixeira tiveram depois de um acordo com a Justiça suíça, devolver dinheiro a empresa que os subornou. Que necessidade poderia levar o todo poderoso João Havelange e o não todo poderoso, mas também poderoso Ricardo Teixeira a receber suborno? Ou será que são todo poderoso e não todo poderoso, mas também poderoso, justamente por esta prática? Quem me garante o contrário? Pelo menos aqui em nosso país parece preponderar aquele dito popular que todo homem tem seu preço. Qual teria sido o preço desses dois?
Certa vez me encontrava no exterior, um colega chegou a uma loja de um árabe, na hora do almoço, não havia nenhum cliente e o proprietário cochilava, coisa rara, meu colega pegou um aparelho de som, e se dirigiu ao mesmo como se fosse comprá-lo, quando o comerciante deu por si, pois não tinha visto a manobra, o brasileiro com seu famoso jeitinho disse a primeira guisa: Vim trocar este aparelho, não funciona. O comerciante saiu empurrando o mesmo até a rua dizendo que não trocava, pois não tinha sido comprado ali, sequer pediu a nota fiscal, por que também não as fornecia. Depois meu colega contava isto como bravata, o que na realidade não passou de roubo.
O famoso jeitinho brasileiro de que muitos se orgulham, eu já tive algumas oportunidades de me envergonhar principalmente fora do Brasil. Não sei se também não tenho meu preço, não quero aqui parecer melhor que ninguém, apenas penso que pessoas que se encontram no topo da pirâmide, assim como o Sr. João Havelange e o Sr. Ricardo Teixeira, devem ter um preço pra lá de salgado, e quem paga deve está precisando de algo muito importante. Por exemplo: falo hipoteticamente: Ganhar uma Copa do Mundo. Será?
Uma vez, e nunca esqueci e nem vou esquecer, numa reportagem da Rede Bandeirante, o saudoso Armando Nogueira, vestindo um paletó que parecia veludo verde claro, dava uma entrevista em um restaurante francês durante a Copa do Mundo naquele país e disse: Não lembro a data, mas se me apertarem essa rede de TV com toda certeza não me deixará mentir sozinho, se for o caso. Portanto, Armando Nogueira cujo nome respeito muito para usar aqui levianamente disse: Tal dia estive neste restaurante e o proprietário me disse: Nesta mesa, estava sentado o Sr. João Havelange quando o ouvi dizer que a próxima nação a ser campeão do mundo seria a nossa, a França, e foi. Quem? Por mais otimista que fosse, acreditaria nisto?
Está certo que futebol não tem lógica, costuma-se dizer, mas corrupção tem, de futebol eu entendo, pois nasci no pais do futebol, e de corrupção também, pois o mesmo país parece ser o mundo encantado dessa praga.
O diretor Gerente do FMI foi mexer com a camareira, perdeu pelo menos temporariamente, prestígio, liberdade e o cargo, além do favoritismo ao governo francês, e já ouvi comentários na imprensa, que o Brasil tem reivindicado este posto. Faz isto não, estamos mais para dirigir o FCMI, (Fundo de Corrupção Monetário Internacional) Fala Sério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário